Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 12 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE.
Advertisements

Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
CAMPINAS. Entidades de Apoio “Temos recursos mas não encontramos bons Projetos para apoiar” Empresas e Empreendedores “Temos bons Projetos mas não conseguimos.
Disciplina: CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Profº. Aílson José Vier s:
Análise Desenvolvimento/Testes Entrega Suporte. Nome da atividade Análise de Negócio Fase Análise Finalidade Esta atividade tem por finalidade analisar.
Luís Todo Bom 8ª Aula Avaliação de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
Hospitais, Clínicas e Serviços de Saúde. A LCC Gerenciamento & Consultoria Com 35 anos de experiência no Gerenciamento de Grandes Projetos Industriais.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Oficina Portfólio de Projetos
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Administração financeira
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
MERCADO DE AÇÕES.
Viabilidade econômica de projetos
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Apresentação do plano comercial
Organização de Computadores 2º Semestre Aula 17 Prof
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
Avaliação de Desempenho Econômico
CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DF´S
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
Metodologia Prof. Carlos Vinícius
Etapa 8: Análise Financeira
Contabilidade Gerencial
Vinícius Ferreira – Cel.:
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
A controladoria na empresa
Sistema de Gestão Econômica: Visão Sistêmica da Empresa
CURSO GESTÃO QUALIDADE TOTAL
Tópicos Avançados de RH Aula 1
SIM – Sistemas de Informação em Marketing
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Roteiro de Planejamento Estratégico
Administração de Novos Negócios
Plano de Negócios Parte 1
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
Apresentação do Plano Empresarial
Viabilidade Econômico-Financeira
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIMENTO
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
Princípios Básicos de Finanças
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIMENTO
Entrega e Serviços em Tecnologia da Informação
Avaliar desempenho de servidores
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Planejamento Estratégico em Logística
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
Financiar o Presente a olhar para o Futuro
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
Introdução a Análise de balanços
Graduação Curso de Engenharia de Produção Conteúdo - Teste 1
9- A inovação tecnológica
Avaliar desempenho de servidores
Planejamento Financeiro e Criação de Valor
Viabilidade Econômico-Financeira
MBA: Gestão Estratégica de Pessoas
Nome da empresa Plano de negócios.
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Apresentação de Plano de Negócios
Fluxo de Caixa É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados.
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Transcrição da apresentação:

Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius cvalves@senacrs.edu.br SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

Viabilidade Econômico-Financeira Primeiro passo: Tomada de Decisão Existe uma “ação” que fazemos todos os dias, mesmo que inconscientemente, e não temos como evitar. O que é? Fazer escolhas! Tomar decisões! Resumindo, decisões são escolhas. Uma boa tomada de decisão é resultado de uma boa escolha. O que caracteriza um bom gestor são suas boas tomadas de decisões.

Viabilidade Econômico-Financeira 5W2H

Viabilidade Econômico-Financeira Processo: 1. Defina o problema; 2. Defina seu objetivo; 3. Crie o maior número de alternativas de solução possível; 4. Desenvolva um plano de ação; 5. Faça uma análise de impacto do plano de ação; 6. Comunique o plano; 7. Monitore a execução do plano.

Viabilidade Econômico-Financeira Elaboração do Fluxo de Caixa de Projetos Objetivo de uma empresa; Planejamento financeiro; A empresa e clientes, fornecedores, acionistas e credores.

Viabilidade Econômico-Financeira Projetando o Fluxo de Caixa do Projeto Investimento inicial; Fase de operação do projeto que gera os fluxos de caixa líquidos anuais; Regime de caixa e competências; Fluxo de caixa incremental; Representação dos fluxos de caixas (entradas e saídas de caixa).

Viabilidade Econômico-Financeira Riscos Risco isolado: risco do projeto, ignorando tudo ao redor... ou seja, não interfere nos ativos da empresa; Risco da empresa: interfere nos ativos da empresa... Risco da empresa em relação ao projeto; Risco do mercado: efeito do projeto sobre a variabilidade do mercado...

Viabilidade Econômico-Financeira Cuidados... Empréstimos... Acionistas... Investidores...

Viabilidade Econômico-Financeira Seu Projeto é Viável ??? Viabilidade técnica, estratégica e econômico-financeira Ninguém ou nenhuma organização deseja investir tempo e esforço (inclui-se aí os recursos humanos, máquinas e equipamentos) com projetos que não apresentem viabilidade. Assim, projetos passam por um estudo ou análise de viabilidade, que pode ser técnica, estratégica e econômica-financeira.

Viabilidade Econômico-Financeira Seu Projeto é Viável ??? Viabilidade Técnica Na viabilidade técnica observa-se se o projeto atende aos requisitos técnicos, tais como: Existência de conhecimento e tecnologia necessários para a realização do projeto Adequação às leis e normas, tanto do estado e país onde o projeto será realizado, como às normas internas da própria organização.

Viabilidade Econômico-Financeira Seu Projeto é Viável ??? Viabilidade Estratégica Na viabilidade estratégica observa-se se o projeto atende aos requisitos estratégicos, tais como: Adequação ou contribuição aos objetivos estratégicos traçados no planejamento estratégico da organização, se o projeto for corporativo; Adequação ou contribuição aos objetivos estratégicos da área ou unidade de negócio, se o projeto for tático ou operacional; Adequação ou contribuição aos objetivos pessoais de médio e longo prazo, quando o projeto é pessoal.

Viabilidade Econômico-Financeira Seu Projeto é Viável ??? Viabilidade Econômica-Financeira Na viabilidade econômica-financeira observa-se se o projeto atende aos requisitos econômico e financeiros, tais como: Existência de fontes de financiamento disponíveis e acessíveis no mercado, para assegurar os recursos financeiros necessários para a realização do projeto. Disponibilidade de recursos financeiros suficientes para realizar o projeto e manter o produto/serviço do projeto operando. O fluxo de desembolso do projeto é factível. O retorno esperado com o produto/serviço do projeto é adequado ao investimento realizado no projeto.