PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Aspectos Gerenciais de uma Associação Patricia Tavares Abril, 2016.
Censo Escolar da Educação Básica e Sistema Educacenso
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO Avaliação de Impacto 2006.
Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2015.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Trabalho de Administração
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS
Sistema de avaliação de ensino
AUTOAVALIAÇÃO.
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Cursos Palestras TREINAMENTOS
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Avanços e práticas de internacionalização
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Universidade Federal de Pelotas
Leitura na escola e na comunidade
Gestores de Aprendizagem
Para onde estão indo nossos alunos?
Ler e Escrever: Desafio de todos
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
CONVIVA
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Data: 19/9 Sala: Allegro 1 Horário: 17h30 – 18h
Monitoramento e Avaliação
30anos CENPEC.
Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Avaliar desempenho de servidores
Lucília Salgado.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Avaliar desempenho de servidores
O aumento da escolaridade dos adultos e
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Érica Gallindo Os desafios da educação profissional no IFCE a partir dos indicadores de evasão Érica Gallindo
Diálogos da docência e do Planejamento Institucional no IFCE Campus Caucaia Atividades desenvolvidas pela CTP 24/01/2019.
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
Consolidando....
Orientações de estágio
O Lúdico, a cidade e a aprendizagem
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO

O Programa Melhoria Desenvolvido a partir de 1999, tem por Objetivo: Fortalecer os gestores municipais na formulação e na gestão de políticas públicas educacionais, de forma participativa, tendo por objetivo o ingresso, a permanência, o progresso e o sucesso na aprendizagem de todas as crianças e adolescentes de seus municípios.

Princípios Contextualização - consideração à singularidade de cada município, seu espaço, seu tempo e seus saberes; Participação e Articulação - integração dos diferentes sujeitos e instituições responsáveis pela ação educativa no município; Aprendizagem contínua - instalação de um processo de aprendizagem contínuo, coletivo e participativo.

Abrangência De 1999 a 2007: 17 Estados do Brasil; 1237 equipes de municípios, na maioria, com baixos indicadores econômicos; 3210 agentes educacionais: gestores municipais, conselheiros, coordenadores de ONGs e de outras instituições.

Temáticas A inter-setorialidade nas políticas públicas sociais do município. Políticas públicas educacionais e gestão compartilhada: o papel do gestor público. A educação como um dos direitos sociais básicos: a garantia do acesso à aprendizagem. A potencialidade educadora do município. Avaliação Diagnóstica e Plano de Ação Educativa contextualizados ao território. Avaliação e monitoramento de Planos de Ação.

A avaliação de impacto do Programa Objetivo Verificar a repercussão e a permanência de alterações nas políticas públicas para a educação das crianças e adolescentes dos municípios participantes do Programa que podem ser atribuídas à formação recebida.

Questões direcionadoras 1ª Quais mudanças no modo de gerir a política educacional dos municípios podem ser atribuídas à formação recebida pelos gestores participantes no Programa Melhoria da Educação no Município? 2ª Quais os impactos do Programa na política municipal de educação, no rendimento escolar dos alunos e na atuação profissional dos participantes?

Impacto nas políticas municipais de educação Competência gestora a Instrumentos de gestão mais utilizados pelos gestores: diagnóstico educacional - 69,08% plano de ação - 62,65% cronograma de atividades - 54,22%

Impacto nas políticas municipais de educação - competência gestora - a) Postura investigativa: levantar dados estatísticos no próprio município – 91,97% consultar fontes oficiais sobre resultados educacionais (IBGE, MEC-INEP / SAEB, Prova Brasil) – 52,21% b) Gestão democrática – comunicação, transparência, participação: realizar reuniões com diversos segmentos da sociedade – 93,17% divulgar as ações em programas de rádio – 51,81% divulgar as ações por meio de jornal – 32,13% c) Articulação de diferentes sujeitos e instituições envolvidos com educação: com outras secretarias municipais – 76,31% com conselhos e fóruns – 71,08% com escolas públicas estaduais – 70,68%. d) Aproximação família-escola: valorizar envolvimento dos pais nas decisões escolares e a cultura local - 81,53%.

Impacto nas políticas municipais de educação - compromisso com a aprendizagem - mapeamento dos espaços e das instituições educativas e planejamento de ações para sua utilização – 95% revisão dos currículos escolares, contextualizando-os – 69,48% formação continuada de profissionais da educação – 94,78% providências quanto ao transporte escolar – 55,82% projetos especiais para alunos que apresentam dificuldades – 62,24% envolvimento das famílias de alunos com freqüência irregular – 94,37% alianças com conselhos tutelares e promotorias públicas – 75,10 %

Impacto na vida profissional dos participantes - conhecimento técnico e compromisso com a educação pública – 62,73% usa continuamente a avaliação para repensar o trabalho; 46,82% consulta freqüentemente fontes oficiais de dados e informações; 71,82% participa de conselhos instituídos. Constatou-se ainda: 92,27% continua atuando em educação, participando e/ou promovendo eventos de formação; modificação no perfil de escolaridade: - aumentou a taxa dos que têm pós-graduação: de 20,91% para 59,55%; - diminuiu a taxa dos que só têm nível médio: de 20,45% para 6,82%.

Impacto nos resultados escolares Resultados: municípios que fizeram a Avaliação Diagnóstica e participaram da modalidade de formação direta: a) Média de variação positiva na taxa de aprovação: GT = 3,144 X G C = -1,980 b) Média de variação negativa na taxa de reprovação: GT = -,199 X GC = 2,699 c) Média de variação negativa na taxa de abandono: GT = -2,945 X GC -,719 A taxa de abandono apresentou queda para os dois grupos, porém foi mais acentuada para os municípios do GT.

Impacto nos resultados escolares Resultado: municípios que fizeram a Avaliação Diagnóstica, o Plano de Ação Educativa e participaram da modalidade de formação direta: a) Média de variação positiva na taxa de aprovação GT = 2,636 X GC = -1,953 b) Média de variação negativa na taxa de reprovação GT = -,167 X GC = 2,699 c) Média de variação negativa na taxa de abandono GT = -2,469 X GC = -,716 Na distorção idade-série não foram observadas diferenças significativas.

Conclusões – impactos Nas políticas públicas: Houve sedimentação de estratégias de gestão comprometidas com o acesso, a permanência e o sucesso da aprendizagem; Nos participantes: Houve a ampliação de conhecimentos técnicos, principalmente os relacionados a intervenções baseadas na leitura da realidade e na potencialidade e singularidade de cada município. Nos resultados escolares: Houve aumento das taxas de aprovação e diminuição das taxas de reprovação e abandono.