Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Luís Todo Bom 4ª Aula O Mercado de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
Administração de Vendas. Contatos Celular:
INTRODUÇÃO McDonald’s foi criado em 1954 Primeiro restaurante foi construído em 1955, nos Estados Unidos Iniciou a expansão internacional em 1967 Está.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
MARKETING II A3 – PESQUISA DE MERCADO.
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
Teoria contingencial!! 1.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
O QUE É ORGANIZAÇÃO E EMPRESA ? “EMPRESA MECÂNICA E ORGÂNICA”
Introdução ao Comportamento Organizacional
Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
a advocacia no século XXI: o caso do direito ambiental
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Administração de serviços 7º período
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EPIDEMIOLOGIA.
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
© 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
TECNOLOGIA E COMPETITIVIDADE
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
MODELO DA CADEIA DE VALOR
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
o competidor estratégias
Comportamento Organizacional:
Sistema de Gestão Econômica: Visão Sistêmica da Empresa
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Rotina de Compras.
Trabalho de ADM Análise Ambiente.
GESTÃO ESTRATÉGICA E PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Comportamento do Consumidor
Ética Inteligência Artificial.
Agroecologia modulo IV Virgínia Padilha
Roteiro de Planejamento Estratégico
Administração de Novos Negócios
Gestão da Qualidade 2º período
Sucedido, dê o máximo de si.
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Roteiro de Planejamento Estratégico
Aula 3 – Visão Estratégica
Planejamento Estratégico para Exportação
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PLANO DE MARKETING Áreas: Graduação Marketing / Turismo Pós-graduação
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 04.
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
Logística e Gerenciamento da
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Favorável Desfavorável Interno Externo por AKOP.com.br Forças
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Unidade 2 Atividade Empresarial
Professor Flávio Toledo
Conceitos básicos em resíduos sólidos
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos Ambiente Geral Economia Tecnologia Sócio Cultural Politico Legal Ambiente Específico Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos Ambiente Interno R. Material / Físico R. Financeiro R. Tecnológico R. Humano Marketing Produção

Empresas não são instituições isoladas elas interagem como o meio onde estão inseridas. E para entender o contexto da existência da empresa é preciso analisar tanto o ambiente interno como externo da organização.

AMBIENTES INTERNOS

Recursos Materiais e Físicos: são as matérias-primas, edificações, maquinários e demais recursos que permitem as empresas produzir os bens e serviços que elas se propõem. Recursos Humanos: é formado pelo principal elemento de uma empresa: as pessoas. Atualmente as pessoas são consideradas como o maior diferencial, sendo chamado também de capital intelectual.

Recursos Financeiros: compreende toda a entrada e saída de capitais da empresa, representada pelo fluxo de caixa. Recursos Tecnológicos: são todos os processos que permitem fabricar ou vender um produto ou prestar um serviço. É aquilo que permite a empresa transformar a matéria-prima num produto acabado ou num serviço prestado.

AMBIENTES EXTERNOS

AMBIENTE GERAL

AMBIENTE GERAL Ambiente Geral é aquele que influência a empresa, mas não sofre influência direta das empresas, decisões nas empresas não podem afetar o ambiente geral São as tendências de ordem econômica, tecnológica, sociocultural e política que afetam indiretamente todas as organizações.

1 Economia A situação da economia de um país afeta quase todas as organizações que nele atuam. Economia em crescimento os consumidores possuem mais dinheiro para gastar e um maior número de produtos é comprado e vendido.

2 Tecnologia Tecnologia é um termo abrangente para o conhecimento, as ferramentas e as técnicas utilizados para transformar insumos (matéria-prima, informação e assim por diante) em bens e serviços (produtos).

3 Componente sociocultural O componente sócio cultural do ambiente geral refere-se às características demográficas, ao comportamento geral, às atitudes, às crenças ou os valores das pessoas em uma determinada sociedade. Hábitos Alimentares

4 Componente político legal O componente político-legal inclui a legislação, a regulamentação e as decisões dos tribunais que disciplinam e regulam o comportamento empresarial.

AMBIENTE ESPECÍFICO OU OPERACIONAL

AMBIENTE ESPECÍFICO OU OPERACIONAL Cada organização também possui um ambiente específico exclusivo ao setor a que pertence e que afeta diretamente o modo como conduz seus negócios rotineiramente. É composto por clientes, concorrentes, fornecedores, regulamentação do setor e grupos de defesa de interesses.

1 Atuação dos Clientes Os clientes adquirem bens e serviços. As empresas não conseguem sobreviver sem o apoio dos clientes.

2 Atuação dos Concorrentes Concorrentes são empresas do mesmo setor que vendem aos clientes bens ou serviços similares (consumidores de automóveis, atenção de telespectadores).

3 Atuação dos fornecedores Fornecedores são empresas que suprem recursos de ordem material, humana, tecnológica e financeira para outras empresas. A dependência do fornecedor A dependência do comprador Comportamento oportunista Comportamento baseado no relacionamento

4 Grupos Representativos a)Regulamentação do setor industrial Regras que disciplinam as práticas e os procedimentos de setores e empresas. b)Grupos de defesa

MATRIZ SWOT

Uma das ferramentas que possibilita esta analise ambiental é a matriz SWOT (anagrama para os termos Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Strengths Força (Melhorar) Fatores Negativos (Atrapalha) Fatores Positivos (Ajuda) Strengths Força (Melhorar) Weaknesses Fraquezas (Modificar) Oporttunities Oportunidades (Explorar) Threats Ameaças (Enfrentar) Fatores Internos (Organização) Fatores Externos (Ambiente)

FORÇAS A força descreve quais as competências mais fortes da empresa, aquelas que estão sobre sua influência. Uma forma de encontrá-las é utilizando as seguintes perguntas: O que você faz bem? O que sua empresa tem de melhor está sob seu comando? Quais são os recursos que você tem? O que possui melhor que seus concorrentes? O que faz os clientes voltarem à sua empresa?

FRAQUEZAS As fraquezas são as competências da empresa mas que, de alguma forma, atrapalham e/ou não geram vantagem competitiva. Meus funcionários são capacitados para suas funções? Quais são as suas deficiências? Onde eu deveria melhorar minha empresa? Por que meus clientes escolhem os concorrentes? Por que os clientes não voltam depois de uma compra? As fraquezas devem ser bem estudadas e mensuradas, pois muitas vezes é possível revertê-las em forças.

OPORTUNIDADES As oportunidades são as forças externas à empresa que influenciam positivamente sua organização, mas que a empresa não tem controle sobre elas. Novas tecnologias, novos hábitos, a falha em um serviço, podem se tornar uma oportunidade.

AMEAÇAS As ameaças são as forças externas que não sofrem influência da empresa e que pesam negativamente para ela. Por exemplo, para uma empresa importadora, uma forte desvalorização da moeda pode causar um aumento muito forte no custo de aquisição.

Strengths Força (Melhorar) Fatores Negativos (Atrapalha) Fatores Positivos (Ajuda) Strengths Força (Melhorar) Weaknesses Fraquezas (Modificar) Oporttunities Oportunidades (Explorar) Threats Ameaças (Enfrentar) Fatores Internos (Organização) Fatores Externos (Ambiente)

Nova MATRIZ SWOT

Cria-se uma relação entre todos os Pontos Fortes e os Pontos Fracos, as Oportunidades e as Ameaças., utilizando as seguintes perguntas: Relacionando O ponto forte: ajuda a acabar com o ponto fraco ? ajuda a aproveitar a oportunidade? ajuda a minimizar o impacto da ameaça?  

O Ponto Forte (X) ajuda a acabar com o Ponto Fraco (Y)? 1 2 3 4 5 6 7 8 PONTO FRACO (Y) O Ponto Forte (X) ajuda a acabar com o Ponto Fraco (Y)? A Sim B Não C D

O Ponto Forte (X) ajuda a aproveitar a oportunidade (Z)? 1 2 3 4 5 6 7 8 OPORTUNIDADES (Z) O Ponto Forte (X) ajuda a aproveitar a oportunidade (Z)? A Sim B Não C D

O Ponto Forte (X) ajuda a amenizar a ameaça (M)? 1 2 3 4 5 6 7 8 AMEAÇA (M) O Ponto Forte (X) ajuda a amenizar a ameaça (M)? M1 Sim M2 Não M3 M4