Estruturas organizacionais e processos políticos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.
Advertisements

Controle Interno e Gestão Pública Contemporânea Renato Santos Chaves Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
As Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Ana Catarina Helena Nunes Marta Pelado.
INSTITUIÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA. Instituições da UE Parlamento Europeu Conselho da União Europeia Comissão Europeia Tribunal de Justiça Tribunal de Contas.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
Parlamento: funções, crise e desafios Guilherme Wagner Ribeiro.
As instituições da União Europeia 2015/2016 Trabalho Realizado por: Adriana Duarte Adriana Martinho Claúdiu Rus.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DO SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DA CÂMARA.
União europeia Feito por: Viviane Andrade Adalgisa delgado Elisiana Pereira Ivanilde Vaz I Instituições da união europeia.
Escola Profissional de Cuba Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde Ano Letivo 2015/2016 Disciplina: Área de Integração Mestranda: Sónia Correia 1.
Direito Constitucional – Hipóteses I 1 Em Abril de 2010 foi enviado à Presidência da República para promulgação, um decreto da Assembleia da República,
Gestão em Saúde – Introdução à Gestão
Luis Peres de Sousa (CNOIV, IP Beja)
Centro Internacional de Formação da OIT
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Aula 15 (21/07) -Estado, política e democracia LI, Cheng
CAPÍTULO 2 – O PAPEL DA ONU NO MUNDO
Participação como estratégia de governança democrática
REDE INTERNACIONAL PARA AS PME INTERNATIONAL NETWORK FOR SMEs
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Serviço de Acolhimento Familiar como Política Pública
Política Externa Brasileira e Integração Regional
Ministério da Cultura.
Planejamento de Sistemas Complexos
Foro Privilegiado: Impunidade?
As Instituições Da União Europeia
Instituições da União Europeia
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
O Direito na Federação Brasileira
LEI No 9.790, DE 23 DE MARÇO DE 1999 Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
BRI0067 – Política Externa Brasileira
Direito da União Europeia
Dhemaire Silva Cunha Silas Silva Santos Ziziane Mendes da Silva
Ficha de inscrição Nome completo: Empresa: Área/Depto: Cargo:
De onde vem o direito? (Fontes do direito)
Código de Ética – Regimento Interno Participantes:
Estado, Nação e Governo Nação: Estado: Governo:
O sistema brasileiro de comércio exterior
Curso Técnico em Agroecologia
Blocos REGIONAIS ou Blocos Econômicos
Pesquisa sobre a FUP "Indicadores de perfil discente, evasão e qualidade do ensino na Faculdade UnB Planaltina"   HcHy1QmNkuLXpJbV2.
Fundamentos de Comércio Exterior
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO DO ESTADO TEORIA GERAL DO ESTADO I abril/2018 Docente responsável: Profa. Dra.
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
A ESTRUTURA ATUAL.
GEOGRAFIA 1 9º ANO Profª Márcia CAPÍTULO 2 O PAPEL DA ONU NO MUNDO.
Instituições Políticas Brasileiras
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
CONHECIMENTOS COMPLEMETARES Aula 09/10
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Índice  Integração económica Formas de integração económica Mercado comum do Sul (MERCOSUL) União Europeia (UE) Acordos comerciais Vantagens e desvantagens.
Estados vem do latim status: modo de estar, situação, condição; são entidades soberanas com estrutura e organização política próprias, um território e.
Demetrius Cesário Pereira
Introdução ao Diálogo Social
Ministério da Cultura.
Estrutura Administrativa
Para possibilitar uma formulação única do sistema cooperativista, em 1995, por ocasião do Congresso da Aliança Cooperativa Internacional - ACI em Manchester,
O PAPEL DO ADVOGADO: Art.133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestação no exercício da profissão,
Migrações internacionais
CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL. TERCEIRO SETOR É uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem.
Constituição política para o mundo
Transcrição da apresentação:

Estruturas organizacionais e processos políticos

Quatro elementos cruciais A estrutura de uma organização internacional Demandas Conversão (os processos decisórios) ‘Produto’ final Vale lembrar que todos esses elementos vão variar entre todas as organizações internacionais, ou seja, não existe um ou o modelo ideal Todos esses elementos dependem de muitos fatores e circunstâncias particulares

A estrutura de uma organização internacional Um plenário, representando todos os membros da organização Um órgão executivo para supervisionar as atividades da organização Um braço administrativo para aconselhar, implementar e administrar as políticas decididas Um braço jurídico, como um tribunal Uma assembleia parlamentar Representação da sociedade civil, governos regionais e sub-regionais

Atores Governos dos estados membros Os funcionários das organizações internacionais Instituições das organizações internacionais, como assembleias parlamentares Instituições dos estados membros? Grupos de interesse, ONGs, sociedade civil Grupos de especialistas

Processos decisórios De um modo geral, organizações internacionais usam processos intergovernamentais, ou seja, processos que não mexem com a soberania dos estados membros. Grande exceção é a União Europeia, que tem fortes elementos suprancionais dentros das suas instituições e processos decisórios. Temos que fazer uma distinção entre decisões programáticas e decisões operacionais

‘Produtos’

Modelos Negociações intergovernamentais Votação majoritária (ou, como se chama na UE, maioria qualificada) ‘Standard Operating Procedures’ ‘Jogos políticos/burocráticos’