A formação acadêmica e as exigências do século XXI Fábio Reis: diretor de inovação e redes do semesp 10º CBESP 2017
Princípios da Moderna Governança de Sistemas de Educação Foco no processo Visão estratégica (MEC) e legislação adequada Capacidade de construção coletiva (equilíbrio entre centralização e descentralização) Envolvimento dos Stakeholders Accountability Inovação (assumir risco e incentivar iniciativas inovadoras).
Sistemas de Educação e Experimentação Criação de um ecossistema da experimentação (encorajar as mudanças acadêmicas) Transparência na experimentação (é um risco, precisa de diretrizes, acompanhamento e avaliação) As reformas na área educacional se tornam mais eficientes, a partir do 8º ano (melhoria da eficiência entre 8 a 14 anos)
Políticas de Educação Superior O papel do Estado na elaboração de Políticas Públicas (macroestratégias, estrutura e dinâmica do sistema, visão de futuro...) Perspectiva: Do Governo para a Governança. Uma Governança em Redes No Brasil não há “clima político” (agenda, vontade política, ações efetivas, mobilização...) favorável à elaboração de políticas públicas.
Políticas de Educação Superior O eixo central da Política Pública é organizar e dinamizar um setor da economia do conhecimento para redefinir “as tarefas das IES em termos de desafios e demandas de competividade, produtividade, inovação, capital humano, empreendimento, criatividade, flexibilidade, destrezas e aprendizagem ao longo da vida”.
Políticas de Educação Superior Problema: organização burocratizada dos currículos, métodos pedagógicos expositivos presenciais, prática docente convencional, foco no ensino e não na aprendizagem. Debilidade das propostas das associações representativas para os governos, no que se refere às Políticas Públicas.
Obrigado! Diretoria de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação Fábio Reis fabio@semesp.org.br