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Transcrição da apresentação:

Informações importantes 1.Este escopo contempla o que consideramos as informações mínimas de planejamento e organização para o desenvolvimento e realização de um projeto escolar. Em seus projetos, as escolas têm a liberdade de acrescentar slides com outras informações sobre seus planejamentos, assim como tornar mais ricas e minuciosas as informações dos slides propostos. Também é interessante a anexação de imagens que evidenciem a implementação do projeto ao final deste documento. 2.Edite os textos deste documento, inserindo as informações peculiares às do projeto anteriormente inscrito. Também edite o nome do arquivo, seguindo a lógica de título “Nome do projeto – Escola” 3.Lembre-se que junto deste ppt, a escola deve, necessariamente, postar um vídeo com evidencias da implementação do projeto no site pic.coc.com.br após fazer sua inscrição. 4.Leia com atenção o Regulamento do PIC do COC 2017, postado no site do nosso projeto e também no ambiente Fique por Dentro do Portal COC Educação . 5.Mediante qualquer dúvida, entre em contato com o SAC (19) 3743-5544 ou com a gerência pedagógica pelo e-mail eliane.carriel@pearson.com

Parques Urbanos como áreas de estudos do meio Escopo do projeto Parques Urbanos como áreas de estudos do meio

Parques Urbanos como áreas de estudo do meio Escola: Colégio Rembrandt COC Cidade: Bauru (SP) Categoria: Sustentabilidade Professor responsável: João Alfredo Carrara

Parques Urbanos como áreas de estudo do meio Natureza do projeto O projeto Parques Urbanos como áreas de estudo do meio nasceu da necessidade de trazer aos alunos a proximidade entre teoria e prática, bem como contextualizar conteúdos que estão sendo ou já foram trabalhados em diferentes áreas do conhecimento, como Geografia, Língua Portuguesa, História e Ciências da Natureza/Biologia. Por meio de análise documental, fotografias, entrevistas e observação in loco pode-se levantar dados acerca da biodiversidade local, do uso do espaço e a modificação da imagem urbana, bem como os impactos causados na comunidade local. Está sendo uma experiência rica em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, o que muito contribui para a aprendizagem dos alunos do 9º ano.

Parques Urbanos como áreas de estudo do meio Objetivos Geral – Verificar a importância de conhecimentos ecológicos para a promoção da vida urbana. Específicos - relacionar aspectos teóricos aos práticos; observar e identificar espécies vegetais pioneiras de um lago; observar e identificar espécies de nascentes; identificar aspectos relevantes para a prática de esportes em Parques Urbanos; observar e identificar espécies de aves que povoam o Parque Vitória Régia; verificar o grau de poluentes presentes no lago do Parque; promover maior socialização dos alunos envolvidos no projeto; vivenciar as etapas de um trabalho científico e fazer uso da leitura e produção de textos científicos.

Parques Urbanos como áreas de estudo do meio Fases de Implementação Divulgação: levantamento das necessidades dos alunos acerca da aproximação da teoria à prática; Execução das ações: levantamento de dados in loco; identificação de espécies vegetais e de aves dos ambientes que compõe o Parque; entrevista com frequentadores do Parque e análise da água do lago. Checagem dos resultados: apresentação e discussão dos resultados, tendo como base a literatura pesquisada e as observações e levantamentos realizados em bancos de dados (internet) e museus locais; Ação e Entrega dos Resultados: apresentação dos resultados à comunidade local por meio de divulgação científica.

Parques Urbanos como áreas de estudo do meio Cronograma básico 1. Divulgação: Maio/2017 – procura de um local que pudesse estabelecer a relação entre teoria e prática que estava sendo estudados no 9º ano, em Biologia. 2. Execução das ações: Junho/2017 – prática in loco, em grupos, para levantamentos necessários – diversidade de aves; sucessão vegetal no lago; vegetação do Parque e da Nascente do Ribeirão das Flores – por fotografias; coleta de água do lago; observação do relevo local e entrevista aos frequentadores. 3. Checagem dos resultados: Junho/2017 – identificação dos vegetais e aves, por método comparativo, no Herbário e Laboratório de Zoologia da Universidade Estadual Paulista e Universidade Sagrado Coração. Agosto/2017 – discussão dos resultados, por meio da teoria pesquisada e dados coletados, além da escrita do trabalho. Setembro/2017 – elaboração do artigo científico. 4. Ação e Entrega dos Resultados: Outubro/2017 – divulgação à comunidade local por meio de artigo científico.

Especificação do gasto Custo previsto Especificação do gasto Valor Material Impresso R$ 150,00 Análise da Água R$ 20,00 TOTAL R$ 170,00

Obrigado! Obrigado!