A alimentação irregular e Obesidade no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
Advertisements

Alimentação saudável.
Alimentação Alimentação saudável.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
Comer bem, para viver melhor!
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Dia 11 de outubro: Dia Nacional de combate à obesidade
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
A nova roda dos alimentos
Alimentação saudável Carlos 5°AF.
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
ECO QUIZ Alimentação Saudável e Sustentável Nível III Ensino secundário | profissional| superior.
ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE NUTRIÇÃO
Dieta cetogênica A dieta cetogênica defende a eliminação do consumo de carboidratos. Ela segue a mesma linha da dieta das proteínas, atacando diretamente.
“Na verdade, precisamos reaprender a comer.”
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
Wanessa passos – Nutricionista CRN Hábitos alimentares saudáveis.
O que vais ser amanhã, depende das escolhas que vais fazer hoje! “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens” (Dr. Emídio Peres)
Trabalho realizado por: Rita Guerra, nº2 Catarina Ascensão, nº5 Catarina Vieira, nº7 Daniel Sousa, nº9 Inês Mocetão, nº14 9ºC.
SOMOS O QUE COMEMOS (A RODA DOS ALIMENTOS). SOMOS O QUE COMEMOS Para sermos saudáveis, devemos cuidar da nossa saúde e ter uma alimentação completa, equilibrada.
Regras para uma Alimentação Saudável A roda dos alimentos.
Diapositivos usados para explicação
Projeto NutriBem Desportivamente
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESCOLA DE NUTRIÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO.
O que escondem os alimentos?
Alimentação Saudável Cuidar de nós sabe bem!.
Medidas individuais de bem-estar
Alimentação Saudável e Sustentável
Classes de Alimentos Alimentos Naturais * Cereais: * Frutas:
Projeto NutriBem Desportivamente Alimentação do (jovem) desportista
Grupos Alimentares Joice Behenck Evaldt.
Dia Anterior ao Exame e Dia do Exame
Pequeno-Almoço Saudável
QUALQUER DÚVIDA ENTRE EM CONTATO CONOSCO: /
GUIAS ALIMENTARES NUTRIÇÃO
23 DE Outubro de 2 Nutricionista: Paulo De Carvalho ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E RECICLAGEM DE ALIMENTOS ento Desportivo.
Saber comer.
Comer bem, para viver melhor!
OS 18 MANDAMENTOS ALIMENTARES.
E S T R U T U R A D O C A R D Á P I O UBM – Técnica Dietética e Culinária II Msc. Nutt. Jucimara Martins dos Santos.
Ciências Naturais – 9.o ano
DIA DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro.
Caso Clínico – Pré-escolar
A Alimentação Escola E.B.2.3 de Celeirós Português Prof. Teresa Silva
OBESIDADE INFANTIL Nutri. Ana Cristina de Sousa CRN
Ficha Técnica Produto: BOLO SABORES.
Alimentação e um Coração saudável. O coração é o único músculo do corpo que nunca pode parar, já que dele depende a nossa sobrevivência.
COMPORTAMENTO ALIMENTAR Dicas para seu dia-a-dia
Uma estratégia para começar bem o dia!
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
RODA DOS ALIMENTOS PRATICAR REGULARMENTE UMA ATIVIDADE FÍSICA COM INTENSIDADE MODERADA Fazer um simples passeio a pé com uma duração de pelo menos 30.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Alimentação humana Cap. 6.
Professora: Nádia Neves
A Alimentação. Os Alimentos Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves: Comer um pouco de todos os alimentos!
EDUCAÇÃO FÍSICA... PROFESSOR: WELLINGTON. DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. AUMENTE O CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS E GRÃOS Coma legumes e verduras no almoço e no jantar. Acrescente fruta.
ROTULAGEM NUTRICIONAL: “Informação Nutricional Obrigatória”
Alimentos Processados e Ultraprocessados. Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso.
NOÇÕES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E SAÚDE. Superintendência Regional de Ensino de Barbacena Nutricionista Educacional Josélia de Paula.
A Alimentação.
Disciplina: Bioquímica Básica Discente: Lucas Talvane Ferreira Carvalho Cursando: 3º Período OBESIDADE INFANTIL.
EDUCAÇÃO FÍSICA Aluno: Francisco Moreira Professor: Augusto Costa.
Educação alimentar e nutricional para crianças maiores de 2 anos Professora Mestre Juliana Milani.
Alimentação e Saúde Alimentação e Saúde. O que é alimento? Alimento é aquilo, Alimento é aquilo, que serve para comer ou beber, e que dá ao corpo da gente.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Transcrição da apresentação:

A alimentação irregular e Obesidade no Brasil Tatiana Aparecida Costa Nutricionista e Técnica em Nutrição

Por que há um aumento da obesidade no Brasil??? Nos último 10 anos, o número de brasileiros obesos aumentou em 60%. A cada cinco brasileiros, um está obeso. Ministério da Saúde

O aumento de peso está ligado aos fatores: Fatores Econômicos Novos Padrões Alimentares Culturais Genéticos Hormonais

1 Fatores Econômicos A renda familiar da população cresceu 71% entre 2005 a 2015; A Classe C, passou a ter acesso a alimentos antes restritos;

2 Novos Padrões Alimentares As pessoas deixaram de fazer as refeições em casa. Inserido no mercado de trabalho, o brasileiro acaba incluindo hábitos menos saudáveis, optando por comidas mais rápidas e mais calóricas;

3 Genética, Hormonais e Cultural Segundo especialistas, o organismo de nossos antepassados não estava adaptado para a fartura; Hoje em dia o brasileiro herdou a genética de retenção de calorias; Aspecto cultural, onde se associava “gordura a saúde”, como aquele discurso da vovó que diz “está doente se está magrinho”

Noites mal dormidas Médicos endocrinologistas atribuem a baixa qualidade do sono, como fator para o aumento da obesidade; Os brasileiros estão mais acelerados, conectados, e estressados, o que gera um desequilíbrio hormonal, fazendo com que acordem ainda mais cansados.

Dieta Variada Destaca-se para o aumento da obesidade no Brasil, a falta de acesso a uma dieta diversificada. Os alimentos processados são muito consumidos pelos brasileiros, porque são muito práticos.

Comportamento Alimentar Os brasileiros têm o hábito de comerem rápido, sozinhas e com o celular na mão, tirando a atenção sobre o alimento;

Riscos a Saúde O crescimento da obesidade é um dos fatores que podem ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer que pioram a condição de vida do brasileiro podendo levar à morte. Hoje, as doenças decorrentes da obesidade correspondem a 74% dos óbitos anuais no Brasil.

O que é uma alimentação Saudável? Uma alimentação saudável é aquela que reúne os atributos: é acessível e não é cara, valoriza a variedade, as preparações alimentares usadas tradicionalmente, é harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente.

1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de ficar com muita fome e exagerar na quantidade quando for comer.

2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Distribua as seis porções desses alimentos nas principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e nos lanches entre elas.

3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras e devem estar presentes diariamente nas refeições, pois contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrência de várias doenças.

4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde. Use também outros tipos de leguminosas. A soja, o grão-de-bico, a ervilha seca, a lentilha podem ser cozidos e usados também em saladas frias. A fava também é uma leguminosa de ótima qualidade nutricional.

5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis! Leite e derivados são as principais fontes de cálcio na alimentação. Carnes, aves, peixes e ovos fazem parte de uma alimentação nutritiva e contribuem para a saúde e para o crescimento saudável. Todos são fontes de proteínas, vitaminas e minerais.

6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, embutidos (salsicha, lingüiça, salame, presunto, mortadela), queijos amarelos, frituras e salgadinhos, para, no máximo, uma vez por semana. Uma lata de óleo por mês é suficiente para uma família de quatro pessoas.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Consuma no máximo uma porção do grupo dos açúcares e doces por dia. Valorize o sabor natural dos alimentos e das bebidas evitando ou reduzindo o açúcar adicionado a eles. Diminua o consumo de refrigerantes e de sucos industrializados; a maioria dessas bebidas contém corantes, aromatizantes, açúcar ou edulcorantes (adoçantes artificiais), que não são bons para a saúde.

8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa 8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos. A quantidade de sal por dia deve ser, no máximo, uma colher de chá rasa, por pessoa, distribuída em todas as refeições.

9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia 9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. A água é muito importante para o bom funcionamento do organismo das pessoas em todas as idades. O intestino funciona melhor, a boca se mantém úmida e o corpo hidratado. Use água tratada, fervida ou filtrada para beber e preparar refeições e sucos.

10. Torne sua vida mais saudável 10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis. Além da alimentação saudável, a atividade física regular é importante para manter um peso saudável. Movimente-se! Descubra um tipo de atividade física agradável, o prazer é também fundamental para a saúde. Caminhe, dance, ande de bicicleta, jogue bola, brinque com crianças.

Obrigado!