Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas

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Transcrição da apresentação:

Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas AULA 1.3 1

Sociedade e pessoas A diversidade no ambiente empresarial está se alterando rapidamente e o gestor deve estar atento às tendências de formação da força de trabalho para ser capaz de lidar com os novos cenários Diversidade representa ações organizacionais espontâneas, com foco mais amplo e objetivo de criar um ambiente positivo, por meio de programas que oferecem oportunidades para uma variedade de diferenças demográficas, culturais e pessoais. 2

Diversidade Superficial: Idade, sexo, raça/etnicidade e deficiência física que são observáveis Profundo: Diferenças como personalidade e atitudes que são comunicadas por meio de comportamentos verbais e não verbais 4

5 Profº Waldmir Assis

Gestão das gerações Baby Boomer: nascidos entre 1940 e 1960, também conhecidos como Baby Boomers, nasceram em meio a uma explosão de taxa de natalidade. Costumam buscar reconhecimento e o respeito no trabalho. Geração X: Os nascidos entre 1960 e 1980 experimentaram quebra de paradigmas sociais importantes, como, grande quantidade de filhos de pais solteiros e a escassez de profissionais da geração de seus pais nas empresas, o que lhes levou a uma percepção diferente de valores sobre o trabalho. Geralmente focam no equilíbrio da vida profissional. 6

Gestão das gerações Geração do Milênio: Nascidos entre 1980 e o início do século XXI, também conhecida como Geração Y, formam a primeira geração cercada por tecnologia e pela força da mídia. Geralmente acreditam que o local do trabalho é para ganhar dinheiro, expressar e socializar, valorizando a consciência global e a realização de metas. 7

CAPITAL HUMANO 8 Profº Waldmir Assis

Tendências em modelos de gestão: algumas UNIDADE 1.4 Tendências em modelos de gestão: algumas linhas atuais 9

Lean Manufacturing, Produção Enxuta QUALIDADE + PRODUTIVIDADE _______________________________ PESSOAS 10

Os 5 S’s Atendimento das demandas de mercado sem desperdício e com qualidade; 5S, processo que visa a mudar a maneira de pensar e agir das pessoas em todos os níveis organizacionais, provocando transformações visuais nos aspectos do ambiente e o comportamento 11

Os 5 S’s Seiri, senso de utilização, Seiton, senso de arrumação, Seiso, sendo de limpeza, Seiketsu, sendo de saúde e higiene, Shitsuke, sendo de autodisciplina. 12

Ciclo PDCA Método de controle que determina os procedimentos de melhoria a ser aprendido por todos na empresa, Plan, planejamento e metas, Do, execução das tarefas planejadas, Check, verificação da execução comparando com o planejado, e Act, atuação corretiva para verificar e corrigir eventuais desvios ocorridos. 13

Gestão da Inovação Enxuta Surgiu das startups (empresas nascentes e temporárias à procura de um modelo de negócios repetível e escalável; Inovação ocorre com velocidade e custo baixo, a partir da aprendizagem da interação com o mercado (o que os clientes querem); 14

Estratégia empresarial Administração Por Objetivos (APO), proposta por Peter Drucker, que é uma “técnica gerencial que visa a motivar o desempenho de todos os envolvidos no processo, [...] por meio da participação ativa e da realimentação das informações (feedback); 15

O gestor dos novos tempos deve: [...] conduzir a organização como um todo e com foco no negócio e nos seus resultados, privilegiar objetivos organizacionais com uma visão e ação estratégica, construir equipes de elevado desempenho, tocar os processos organizacionais em sintonia mútua para obter efeitos sinergísticos, criar, agregar, entregar e capturar valor para a organização, assumir responsabilidade no sentido de garantir sustentabilidade financeira, social e ambiental para a organização, mudar e inovar sempre. (CHIAVENTAO, 2014, p. 588-589). 16

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