UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Advertisements

O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil Progredir juntos!! Desenvolvimento de Diálogo Político para Promoção de Investimentos no Brasil (AGIR:
Universidade do Contestado - UnC Gerenciamento de Projetos de Software Gerenciamento do Tempo Prof. Richardson Ribeiro Curso: Sistemas de Informação 7a.
Perguntas 1)A logística foi utilizada, primeiramente, em que contexto ? 2)Em um macroambiente, distingue as mudanças de caráter laminar das caráter turbulento.
Benchmarking no Serviço Logístico. 2 Práticas descobertas pela Xerox através do benchmarking de não-concorrentes Tipo de CompanhiaPrática Atacadista de.
1 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Nos últimos anos,
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
Auditoria Logística Bruno Albuquerque Douglas Martins Felipe Silva
Critérios de Desempenho
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
TERCEIRIZAÇÃO NA LOGISTICA
PROF . PAULO ROBERTO LEITE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
PIM II Recursos Humanos Cronograma
COMÉRCIO EXTERIOR 4. internacionalização de empresas
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Estruturas Organizacionais Tradicionais
Implantação do Sistema Channel no TCE-MG
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
CONCORRÊNCIA E MUDANÇA TECNOLÓGICA
Fornecedores; Clientes; Concorrentes e Grupos Representativos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DESIGN DIDATICO DIGITAL
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Exportação Prof. Felipe Borini.
Pesquisa Mercadológica
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Aula 6.1 O elo entre as estratégias da unidade de negócio e as estratégias funcionais WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica:
Planejamento de Produção
Professor Douglas Pereira da Silva Aula 7
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
Introdução à Administração
Vinícius Ferreira – Cel.:
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
CURSO GESTÃO QUALIDADE TOTAL
Renato Dutra, D.Sc. Manoela Tagliaferro, M.Sc. Aline Escarlate
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
GESTÃO DE PROJETOS.
Ética Inteligência Artificial.
O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
Administração de Novos Negócios
Relacionamento com os fornecedores
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Projeto de Segurança da Informação
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Armando Castelar Pinheiro IBRE/FGV -- IE/UFRJ
Entrega e Serviços em Tecnologia da Informação
Planejamento Estratégico em Logística
Macroprocessos da Unipampa
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Manuais Administrativos
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AEROESPACIAL
Desenvolvimento sustentável para MPE
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Administração de Carreira Varias opções de se mudar a carreira.
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
Projeto Integrado - Gestão Financeira -
ERP - Enterprise Resource Planning
Sucesso e Fracasso dos Projetos
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA Administração de Materiais Rogério da Silva Nunes

Objetivos da 2ª videoaula: Compreender o conceito e as funções da Aquisição de Materiais nas organizações; Identificar as ações de suprimentos; Discutir vantagens e desvantagens da centralização e da descentralização das compras; Discutir vantagens e desvantagens da centralização e de fornecedores exclusivos (parcerias); Analisar aspectos éticos envolvidos nas atividades de compras.

Compras: atividades Cadastro; Pesquisa de mercado; Negociação; Sistema de aquisição; Participação na definição das políticas de gerenciamento de materiais Avaliação dos fornecedores.

Compras... Centralizadas os descentralizadas? Avaliar: Controle dos recurso financeiros; Volume de compras (quantidade e periodicidade); Estrutura organizacional do setor de compras; Autonomia funcional e organizacional; Flexibilidade; e Tempo de resposta.

Fornecedores exclusivos ou múltiplos? Desvantagens do fornecedor exclusivo: Dependência e maior vulnerabilidade; Flutuações na demanda podem inviabilizar a parceria; Aproveitar-se da situação de fornecedor exclusivo para forçar preços Vantagens do fornecedor exclusivo: Sistemas de qualidade e de custos compartilhados; Relacionamento estável e com comprometimento; Cooperação, confidencialidade e desenvolvimento conjunto de produtos e processos.

Fornecedores exclusivos ou múltiplos? Desvantagens de múltiplos fornecedores: Falta de comprometimento; Maiores custos do sistema de qualidade; Dificuldade em investir em novos processos; Lotes menores e dificuldade em obter ganhos de escala. Vantagens de múltiplos fornecedores: Maior possibilidade de forçar o preço na negociação; Facilidade de mudar de fornecedor nos casos de falhas no fornecimento (qualidade, atrasos...); Maior diversidade de fontes de obtenção de conhecimento e de novas tecnologias.

Avaliação de fornecedores Custo - verificar se os custos estão compatíveis com o mercado. Qualidade - o fornecedor atende às especificações dos materiais solicitados? Pontualidade – o fornecedor cumpre os prazos combinados? Inovação – atende às solicitações de inovação? Flexibilidade - capacidade de se adaptar às alterações e solicitações do mercado. Produtividade - relação output/input sobre o valor dos produtos/serviços sobre o custo dos insumos. Instalações - as instalações suportam a quantidade necessária de fornecimento?

Ética em compras O que é brinde? O que é corrupção?