UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA Administração de Materiais Rogério da Silva Nunes
Objetivos da 2ª videoaula: Compreender o conceito e as funções da Aquisição de Materiais nas organizações; Identificar as ações de suprimentos; Discutir vantagens e desvantagens da centralização e da descentralização das compras; Discutir vantagens e desvantagens da centralização e de fornecedores exclusivos (parcerias); Analisar aspectos éticos envolvidos nas atividades de compras.
Compras: atividades Cadastro; Pesquisa de mercado; Negociação; Sistema de aquisição; Participação na definição das políticas de gerenciamento de materiais Avaliação dos fornecedores.
Compras... Centralizadas os descentralizadas? Avaliar: Controle dos recurso financeiros; Volume de compras (quantidade e periodicidade); Estrutura organizacional do setor de compras; Autonomia funcional e organizacional; Flexibilidade; e Tempo de resposta.
Fornecedores exclusivos ou múltiplos? Desvantagens do fornecedor exclusivo: Dependência e maior vulnerabilidade; Flutuações na demanda podem inviabilizar a parceria; Aproveitar-se da situação de fornecedor exclusivo para forçar preços Vantagens do fornecedor exclusivo: Sistemas de qualidade e de custos compartilhados; Relacionamento estável e com comprometimento; Cooperação, confidencialidade e desenvolvimento conjunto de produtos e processos.
Fornecedores exclusivos ou múltiplos? Desvantagens de múltiplos fornecedores: Falta de comprometimento; Maiores custos do sistema de qualidade; Dificuldade em investir em novos processos; Lotes menores e dificuldade em obter ganhos de escala. Vantagens de múltiplos fornecedores: Maior possibilidade de forçar o preço na negociação; Facilidade de mudar de fornecedor nos casos de falhas no fornecimento (qualidade, atrasos...); Maior diversidade de fontes de obtenção de conhecimento e de novas tecnologias.
Avaliação de fornecedores Custo - verificar se os custos estão compatíveis com o mercado. Qualidade - o fornecedor atende às especificações dos materiais solicitados? Pontualidade – o fornecedor cumpre os prazos combinados? Inovação – atende às solicitações de inovação? Flexibilidade - capacidade de se adaptar às alterações e solicitações do mercado. Produtividade - relação output/input sobre o valor dos produtos/serviços sobre o custo dos insumos. Instalações - as instalações suportam a quantidade necessária de fornecimento?
Ética em compras O que é brinde? O que é corrupção?