Visão Cognitiva e Informação

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EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba Piúma/ES, 2º trimestre de 2019
Transcrição da apresentação:

Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen

Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: Trata computadores e dispositivos de processamentos como se fossem seres humanos, em que as limitações em relação ao processamento de informação e cognição são estimados (informação e cognição - processos). Visão individual em que cada dispositivo do processo é independente, consistindo em um sistema próprio de categorias e conceitos (o modo como cada pessoa vê o mundo). Atual estado de conhecimento (estruturas atuais de conhecimento, expectativas, metas). O sistema de categorias e conceitos dos usuários e seu modelo de mundo é gerado e determinado por uma cognição individual em um contexto social (indivíduos em sociedade).

Ponto central da visão cognitiva da informação Para a Ciência da Informação o ponto central da visão cognitiva resume-se, dentre outros, à: Variedade de diferenças individuais de estruturas do conhecimento (particularidades). Mecanismos cognitivos coletivos que influenciam a estruturação dos sistemas de classificação e indexação, e suas implicações em relação aos tópicos/conceitos (tipo hierarquia, equivalência, associação).

Ponto central da visão cognitiva da informação A etapa cognitiva requer informações externas, produzidas pelo próprio dispositivo de processamento, e são expectativas auto-geradas. Sou capaz de gerar um conhecimento por meio de outros já “acumulados”.

Entendendo informação em CI Sistema de comunicação da CI (Belkin, 1978) Geradores Nível linguístico do sistema Textos Beneficiários (usuários) Interação Transformação Estados de conhecimento Nível cognitivo do sistema Informação Perguntas

Entendendo informação em CI Equação Fundamental da CI (Brookes, 1980) Estado anômalo do conhecimento

Conceito de informação O conceito de informação, sob o ponto de vista da CI, deve satisfazer a dois requisitos: 1. Ser resultado de transformação de estruturas geradoras de conhecimento (pela intencionalidade, modelo de estado de conhecimentos dos receptores, e uma forma de sinal). 2. Quando percebida, afetar e transformar o estado de conhecimento dos receptores.

Ciência cognitiva Estudo do conteúdo, estrutura, função e desenvolvimento de representações mentais.

Considerações O ponto de vista cognitivo torna o estudo do homem o ponto de partida e tenta implantar um modelo de processamento de informação em termos de categorias e conceitos a um nível de estados mentais que implica a propriedade de sentido, e não simplesmente manipulação de símbolos. Nos dá uma dimensão mais “humana” (mental / psique) da informação.

Considerações Informação em nível cognitivo é a que transforma o atual estado de conhecimento de um indivíduo em um novo estado (dependente da recepção). Linguagens e contextos sociais são instrumentos chave neste processo. Linguagem é fundamental para a assimilação da informação (pois é veículo) , assim como o contexto em que os indivíduos se encontram.

Considerações Os conceitos de representação, significado, entendimento e informação são fundamentais para o ponto de vista cognitivo. O conceito de interpretação (hermenêutica) pode ser considerado como premissa para a representação mental no sentido cognitivo, incluindo situações baseadas em eventos, representações de práticas relatadas, não estando limitados apenas a resultados de contemplação distantes. (Lembrar que a visão cognitiva está centrada no indivíduo. Não aborda o indivíduo como ser social).