Pesquisa Mercadológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
Administração/2010 Faculdades Integradas Funcec Bacharel em Administração 2º CANECAÇO FUNCEC - 3º Período de Administração - Prof.: Graziela Pereira.
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
Estratégia Mercadológica
Introdução ao Comportamento Organizacional
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O IEL atua há 16 anos na capacitação de empresas
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Administração de serviços 7º período
Estruturas Organizacionais Tradicionais
Módulo VII – O Sistema de Informações de Marketing (S.I.M)
Reestruturação Organizacional e Governança Corporativa
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
PESQUISA CIENTÍFICA.
PESQUISA QUANTITATIVA Survey
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento de estratégias:
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Introdução à Administração
A controladoria na empresa
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
Tópicos Avançados de RH Aula 1
30anos CENPEC.
Comportamento do Consumidor
Descrição e Análise dos cargos
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
SIM – Sistemas de Informação em Marketing
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Plano de Negócios Parte 1
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Negociação e Marketing Empresarial
Gestão da Qualidade 2º período
Sucedido, dê o máximo de si.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
A Institucionalização da avaliação da extensão universitária: A proposta do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Rossana Maria Souto Maior Serrano, Maria.
Planejamento Estratégico em Logística
Planejamento Estratégico para Exportação
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Manuais Administrativos
Logística e Gerenciamento da
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Avaliar desempenho de servidores
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
Objetivo/Diretriz:Informações Estratégicas e Políticas Públicas
Modelagem de Sistemas
Os quatro Ps do Marketing
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa Mercadológica Profa. Chana Vasco 04/06/2018

O que é pesquisa? A investigação para a descoberta de algo. 04/06/2018

O que é pesquisa? É todo procedimento sistemático de investigação ou de busca minuciosa para averiguar e estudar a realidade, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento. (RABAÇA, 2001) 04/06/2018

Modalidades Várias possibilidades de aplicações, natureza e nomenclatura: Pesquisa de Opinião Pesquisa de Comunicação Pesquisa de Marketing Pesquisa de Mídia Pesquisa Política ... 04/06/2018

Nossa abordagem... Utilizaremos nesta ocasião, como norteador, o enfoque mercadológico nos estudos de pesquisa, pois todas as modalidades de pesquisa podem se enquadrar nesta modalidade desde que possuam caráter ou interesse mercadológico. A lógica focada se aplica a todas as modalidades. 04/06/2018

Pesquisa de Marketing Também denominada Pesquisa Mercadológica, consiste na identificação, coleta, análise e disseminação sistemática e objetiva de informações, com o objetivo de subsidiar o processo de tomada de decisões. 04/06/2018

Funções Avaliar as informações necessárias, identificá-las, coletá-las e fornecê-las de forma relevante, precisa, confiável, válida e atual para a tomada de decisão. Competitividade Otimização de recursos Evitar decisões equivocadas 04/06/2018

O que é marketing? Segundo Phillip Kotler: "Marketing é a atividade humana dirigida para a busca da satisfação das necessidades e dos desejos dos consumidores, por meio dos processos de troca". 04/06/2018

Isso posto, a Pesquisa em Marketing auxilia na identificação das necessidades e desejos dos consumidores, de modo que as ações da empresa sejam benéficas tanto para esta quanto para o consumidor. 04/06/2018

Toda pesquisa nasce de uma dúvida (indagação). O problema de pesquisa é uma questão para a qual ainda não se têm respostas. A formulação, delimitação ou apresentação de um problema tem relação com as indagações: Como se comporta o mercado? Quais suas preferências? Quanto está disposto a pagar?

Pesquisa de marketing e tomada de decisão As decisões de marketing envolve uma ampla gama de ações mercadológicas, que estão inseridas em um Planejamento de Marketing, que compreende: - análise da situação - desenvolvimento da estratégia - desenvolvimento do programa de marketing - implementação 04/06/2018

Chevrolet Cavalier – Modelo de Cooperação entre Japão e EUA 04/06/2018

Para cada evento proprietário, pesquisas são feitas anteriormente para analisar as atrações que serão apresentadas e o perfil do target que deve ser atingido. “Há um conselho que estuda as atrações mais adequadas com o perfil do evento e do público”. Flávia Miguez, Gerente de Comunicação Institucional da TIM (Mundo do Marketig; 13/06/2007) 04/06/2018

                                                    “Não basta ter o briefing do cliente, é preciso fazer uma pesquisa estratégica de marketing e verificar todas as nuances possíveis de serem desenvolvidas num projeto”. Foi com esta frase que Diego Carbonari, diretor executivo e de criação da Surreal Design Promocional Estratégico iniciou a apresentação do case ”Réplica da P-50 na Rio Oil & Gás 2006” para a empresa Sinergy Group. Revista de Eventos, 06 de dezembro de 2007 04/06/2018