INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Aula 3

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INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS Aula 3

Técnicas e Coletas de Dados

Técnicas Indiretas

Técnicas Diretas

Técnicas Diretas

QUESTIONÁRIO Funções: Descrever características Medir variáveis de um grupo social.

Tipos de Questionários Pode ter 2 ou 3 perguntas, ou mais de 100 p.; Responsabilidade do pesquisador determinar tamanho, natureza e conteúdo do questionário; Não ultrapassar 1 hora de aplicação; Classificados: pelo tipo de pergunta feita pelo modo de aplicação

Tipo de Pergunta Perguntas fechadas Perguntas abertas Misto

Questionário de perguntas fechadas Apresentam categorias ou alternativas de respostas fixas e preestabelecidas. Perguntas com alternativas dicotômicas ( significados opostos) : Sim ou não Verdadeira ou falsa Certo ou errado

Perguntas com respostas múltiplas Perguntas com respostas múltiplas. (permitem marcar 1 ou mais alternativas) Aula na faculdade: Assiste que canais: Manhã ( ) Globo ( ) Tarde ( ) Band ( ) Noite ( ) SBT ( ) RIC ( ) TV á Cabo ( )

Aspectos importantes em perguntas fechadas: As alternativas de resposta devem ser exaustivas - incluir todas as possibilidades que se podem esperar. Alternativas devem ser excludentes – entrevistado não pode duvidar entre 2 ou mais alternativas que podem ter o mesmo significado.

EX: Você se considera da classe: Acomodada ( ) Alta ( ) Média ( ) Baixa ( ) Alta e acomodada pode ter o mesmo significado.

Quem elabora o instrumento deve lembrar que existem perguntas naturais ou universalmente aceitas como sexo, idade... (perguntas fechadas) Perguntas que medem opiniões, motivos, fatores não devem fechar-se totalmente.

Questionário de perguntas abertas Resposta com frases ou orações; -Qual é a sua ocupação principal? _____________________________________________ _________________________________ Na sua opinião, como deveria ser o relacionamento entre professor e aluno, no ensino médio?

Questionário misto Perguntas abertas e fechadas; As abertas são destinadas a aprofundar as opiniões do entrevistador. Que programa de TV prefere? ( ) Noticiários ( ) Esportivos ( ) Novelas ( ) Humorísticos ( ) Outros:_______________________________

Quando usar perguntas abertas? Quando o pesquisador não está familiarizado com o assunto e não pode antecipar as respostas; Ou quando as respostas são imprevisíveis.

Vantagens das perguntas fechadas Fáceis de codificar O entrevistado não precisa escrever Mais rápido para responder No caso de questionários por correio ou correio eletrônico, é mais provável que seja respondido.

Desvantagens das perguntas fechadas Incapacidade potencial do pesquisador de proporcionar ao entrevistado todas as alternativas possíveis de resposta. Em questionários com escalas, o entrevistado pode responder a primeira alternativa de cada pergunta para preencher rápido.

Vantagens e Desvantagens das perguntas abertas Vantagem de perguntas abertas: possibilidade do entrevistado responder com mais liberdade Desvantagens de perguntas abertas dificuldade de codificação Vocabulário do entrevistado pode ser diferente do pesquisador Demanda mais tempo para responder

APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS Contato direto Por correio Por meio eletrônico

CONSTRUÇÃO DO QUESTIONÁRIO Fazer uma relação dos aspectos que se quer abordar e pedir que especialistas revisem; Pode-se utilizar pessoas chaves da população para auxiliar na elaboração do instrumento; Evitar ambiguidades e questionário muito extenso; Cada item do questionário deve ter um sentido preciso e responder a uma necessidade relacionada com os objetivos da pesquisa; No inicio, solicitar e agradecer a colaboração dos respondentes, bem como colocar as instruções;

RECOMENDAÇÕES Utilizar vocabulário preciso para perguntar o que realmente quer saber; Evitar palavras confusas e termos técnicos; Evitar duas perguntas em uma: “alunos superdotados deveriam ser colocados em grupos separados dos outros alunos e em escolas especiais?”

Não devem ser feitas perguntas difíceis de serem respondidas de forma precisa: Em que idade teve sarampo? Perguntas devem ser curtas e deve-se evitar a possibilidade de serem mal interpretadas. Exemplo:

“ a vida na cidade é ruim?” Sim ( ) Não ( ) A que cidade se refere? Cidade grande? Cidade pequena? Minha cidade? Outra cidade? Evitar perguntas negativas; Não deve induzir á respostas;

Ordem das Perguntas 1º perguntas que não formulam problema : idade, sexo, estado civil... 2º incluir perguntas que se refiram ao problema mas em termos gerais. EX: se questionário for de aproveitamento escolar, falar da opinião sobre a escola, os professores, os estudos...

3º incluir perguntas que formam o núcleo do questionário (as mais complexas) 4º Perguntas mais fáceis; Pré-teste * Aproximação gradual ao tema

Entrevista Possibilita obtenção de dados dos mais diversos aspectos da vida social; Eficiente para obtenção de dados em profundidade sobre o comportamento humano; Não exige que o entrevistado saiba ler e escrever; Tem mais chances de ser respondida que um questionário; Permite o esclarecimento de duvidas do entrevistado;

Possibilita captar a expressão corporal do entrevistado; O entrevistado pode fornecer respostas falsas; Pode sofrer influencia das opiniões pessoais do entrevistador; Custo com treinamento e aplicação das entrevistas

Tipos de entrevista Não-estruturada Semi-estruturada Estruturada

Entrevistas por telefone Vantagens: -custo mais baixo; -rapidez -maior aceitação pois algumas pessoas temem abrir a porta para estranhos; -facilidade de supervisão do trabalho dos pesquisadores

Desvantagens: -interrupção da entrevista pelo entrevistado; -menor quantidade de informações; -impossibilidade de visualizar o comportamento não-verbal; -Parcela da população que não tem telefone ou não tem seu nome na lista.

Entrevistas em Grupo Grupo focal; Muito utilizadas em estudos exploratórios, quer compreender melhor o problema; 6 á 12 participantes 2 á 3 horas;

CONDUÇÃO DA ENTREVISTA Preparação do roteiro; Estabelecimento do contato inicial; Formulação das perguntas: -em primeiro lugar devem ser feitas perguntas que não conduzam á recusa em responder -uma pergunta de cada vez -as perguntas não devem deixar implícita as respostas; -não interromper o entrevistado;

Estimulo a respostas completas; Manutenção do foco; Atitude perante questões delicadas; Registro das respostas; Conclusão da entrevista.