A construção do indivíduo a partir das relações sociais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
Advertisements

A TEORIA DA COMUNICAÇÃO E SEUS AXIOMAS PROF. FERNANDA VAZ HARTMANN.
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
Diferentes olhares sobre os grupos Profª.: Jacqueline Moreira Parte I Unidade II.
E os personagens dos grupos? UNIDADE IV Profª Jacqueline Moreira.
É o “ethos” de um povo. É uma perspectiva de mundo que as pessoas passam a ter em comum quando interagem socialmente (um modo de viver e de se comportar.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Superintendência das Atividades dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil Profa. Ms. Annemarie de M. Heltai Lima.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
CULTURA.
Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR e PESQUISA DE MARKETING Aula 9
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Débora Anunciação Cunha
Que passos demos? Projeto “Um Passo Em Frente”
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Psicologia e Educação III
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
ÉMILE DURKHEIM.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões.
A estruturação da personalidade
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Caracterizar problemas humanos nas organizações;
Psicologia: ciência e profissão.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Alteridade em Vygotski
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Lousa, Nome, prtga, falar de Luciano Thomé e Castro.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
(Karl Emil Maximilian Weber)
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
A ÉTICA NAS NEGOCIAÇÕES
Suporte entre pares: experiências dos grupos comunitários de família
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Construindo a Autoestima
Realidade e Senso Comum
Vida, obras e questões sobre a sociologia
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Comportamento Organizacional
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Sociologia e Senso Comum
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Profa.Maria Angela Moreira Vieira
O que é Educação Ambiental?
COMUNICAÇÃO Parte 1.
FENOMENOLOGIA.
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
(Karl Emil Maximilian Weber)
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Dias, JM; Machado, DCS; Nunes, LI
Desenvolvimento do Ciclo de Vida
O QUE É Ideologia de Gênero
NOVIDADES NA. NOVIDADES NA CÓDIGO DE CONDUTA O QUE É? POR QUÊ? QUEM DEVE RESPEITÁ-LO? São as diretrizes estabelecidas pela CIKEL e que vão guiar todas.
Princípio da Boa Fé Ana Ricardo nº 10/156390
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Objetivos Organizar os acervos encontrados para a construção de arquivos escolares Contribuir para formação dos alunos dos cursos de graduação Promover.
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
O Papel educativo do quadro de apoio
Transcrição da apresentação:

A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Profa. Fátima França

RELAÇÃO INDIVÍDUO-SOCIEDADE

RELAÇÃO INDIVÍDUO-SOCIEDADE

RELAÇÃO INDIVÍDUO-SOCIEDADE

RELAÇÃO INDIVÍDUO-SOCIEDADE Fonte: https://goo.gl/rSd6G3

RELAÇÃO INDIVÍDUO-SOCIEDADE Em decorrência da Segunda Guerra Mundial surge a Psicologia Social instigada a compreender o nazismo e como formar indivíduo para que não se voltem contra a sociedade.  

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Quando surgiu a Psicologia Social dedicou-se ao estudos das interações sociais que são: de acordo com Aroldo Rodrigues “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação”. (BOCK, 1999:135).  

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Primeira Abordagem em Psicologia Social Interação Social: 1.Quando os indivíduos interagem há um encontro social. 2. Quando interagimos ocorrem os seguintes fenômenos: percepção social, comunicação, atitudes, mudança de atitudes, papéis sociais, processo de socialização e grupos sociais.  

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Interação Social: Percepção social: são impressões que temos do outro, os significados que atribuímos ao outro a partir de nossas representações, significados, valores e concepções que adquirimos.  

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Interação Social: Comunicação: processo que envolve codificação (formação de sistema de códigos) e decodificação (a forma de procurar entender a codificação) de mensagens. Pode ser verbal, expressões do rosto, gestual, escrita, movimentos, desenhos e sinais. 

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Interação Social: Atitudes: é a predisposição para agir que pode ser favorável ou desfavorável em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social de acordo com as percepções do meio social e dos outros, relacionando-as com afetos que podem ser positivos ou negativos.

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Interação Social: Mudanças de atitudes: a mudança pode ocorrer quando nos deparamos com outras significações no meio social que modificam nossa percepção, consequentemente surgiram novos afetos.

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Interação Social: Processo de socialização: o indivíduo assimila hábitos, crenças, valores e significações de seu grupo social, desta forma, torna-se membro funcional da comunidade a que o grupo pertence. Processo primário: família Processo secundário: grupos sociais mais amplos: universidade, escola, trabalho, religião, etc...

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Interação Social: Grupos sociais: “pequenas organizações de indivíduos com objetivos comuns que servem para intermediação entre indivíduo e o conjunto social mais amplo”. (BOCK, 1999:138-9).

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Interação Social: Papéis sociais: refere-se às posições sociais em virtude das quais se espera comportamentos estabelecidos pelo conjunto social. Estas posições podem ser como médico, advogado, psicólogo, juiz, promotor, pai, mãe, filho dentre outras. 

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Interação Social: Como é entendido a relação indivíduo-sociedade? As críticas a esta abordagem

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Psicologia Social segunda abordagem: Os psicólogos desta abordagem estabelecem ser o objeto de estudo da Psicologia Social “estudar o psiquismo humano,  (...) buscando compreender como se dá a construção desse mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo Homem”.

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Psicologia Social segunda abordagem: Atividade: unidade básica fundamental da vida do sujeito material. Na medida em que realiza sua prática, a atividade, ele conhece o mundo e se apropria dele, ou seja, a partir da atividade temos experiência com objetos, situações que serão internalizadas por nós por meio de imagens e ideias. Neste processo somos ativos, portanto, construímos nosso mundo interno na medida em que atuamos e transformamos o mundo externo.

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Psicologia Social segunda abordagem: Consciência: forma como o homem se relaciona com o mundo, é um saber deste mundo. O homem compreende o mundo por meio de ideias, imagens e as relações estabelecidas entre estas informações.

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Psicologia Social segunda abordagem: Identidade: é a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de vivências.

A construção do indivíduo a partir das relações sociais A construção do indivíduo a partir das relações sociais. Psicologia Social segunda abordagem: Como é entendido a relação indivíduo-sociedade?