Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Advertisements

Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Piaget e Vygotsky 10/05/10.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Conceitos de aprendizagem
A Função do Professor Articulador
Teoria Sociocultural.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Desenvolvimento Humano.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil. Jean Piaget ( ) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por.
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
Psicologia da Educação
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
ESTUDO DIRIGIDO PSI Profª Flaviany Ribeiro
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Programação Formação Continuada 2016
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
O desenvolvimento cognitivo da criança.
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
As preocupações e fadigas aceitamos com serenidade
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA Licenciatura em Biologia modalidade EAD.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA INFÂNCIA
Aget.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Teoria do desenvolvimento cognitivo
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
SUSTENTABILIDADE.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
A MEDIAÇÃO DE PARATEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Programa de Formação de Professores
Estagio Supervisionado em Docência
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO Marta Maria Pontin Darsie Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças

Piaget e Vygotski: diferenças e semelhanças 1- Quanto ao papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento Piaget: privilegia a maturação biológica, por aceitar que fatores internos preponderam sobre os externos. O desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. Vigotsky: o ambiente social, reconhece que, se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. O desenvolvimento humano não segue uma visão única e universal.

B) QUANTO À CONSTRUÇÃO DO REAL OU CONHECIMENTO Piaget: os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com estágio de desenvolvimento. Um visão particular e peculiar (egocêntrica) que as criança mantém sobre o mundo. O conhecimento procede do individual para o social. Vygotsky: a criança já nasce num mundo social e, desde de o nascimento, vai formando uma visão desse mundo através da interação com adultos ou crianças experientes. O conhecimento procede do social para o individual.

c) Quanto ao papel da aprendizagem Piaget: a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. O papel da interação social fica minimizado. Vygotsky: O desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente. Quanto mais aprendizagem mais desenvolvimento.

D) QUANTO AO PAPEL DA LINGUAGEM NO DESENVOLVIMENTO E À RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E PENSAMENTO. Piaget: o pensamento aparece antes da linguagem. A formação do pensamento depende, dos esquemas sensório motor e não da linguagem. Só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, subordinando pois, aos processos do pensamento. Vygotsky: o pensamento e a linguagem são processos interdependentes desde o início da vida. A aquisição da linguagem modifica sua funções mentais superiores; dá forma definida ao pensamento e o planejamento da ação.

PARA REFLEXÃO Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Davis, C., e Oliveira, Z., Psicologia na Educação. São Paulo- SP. Cortez Editora – 1990. Piletti, N., Psicologia Educacional. São Paulo-SP. Ed. Ática – 17ª. Ed. 2003. Bock, Ana M. Bahia., e outros, Psicologias – Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo – SP. Editora Saraiva. 13ª. Ed. – 1999. Cliparts http://office.microsoft.com/pt-br/clipart/results.aspx?