Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Projeto Wikipédia na Universidade Física III – C Cursos de Engenhariga Prof. Rafael Peretti Pezzi Instituto de Física UFRGS 23 de Maio de 2013.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)
Sistema de avaliação de ensino
Orientação Importante:
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Didática das Ciências Experimentais
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ciências da COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO, & COMPUTAÇÃO
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Currículo e planejamento
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS,
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Estágio IV.
Planejamento de estratégias:
Ler e Escrever: Desafio de todos
Resultados Parciais/ Esperados
Relato de experiência:
Engenharia de Software II
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Parte III – Planejando o Projeto
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
Planejamento e execução
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Cronograma.
FORMATAÇÃO DE PROJETOS
Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
O que é Educação Ambiental?
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Organização do trabalho
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
Centro Universitário Internacional Uninter
Análise Organizacional
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Orientações de estágio
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
Transcrição da apresentação:

Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital

Aula 3 Fascículo 3 da coleção + proposta de roteiro para projeto Conhecendo outras publicações digitais para educação Unesp: acervo digital http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41531/6/2ed_art_m2d4.pdf (PDF) http://pt.scribd.com/doc/72971456/2ed-geo-m1d1 (na web - Scridb) Atividade: explore estes materiais, ou pesquise outros materiais digitais voltados à educação, compartilhe suas descobertas interessantes pelo Facebook EnsiarAprender Cenpec, e publique suas dicas e comentários a respeito. 4ª. Reflexão : Cultura digital e Conteúdo Curricular, por área do conhecimento (Humanas, Exatas, Biológicas, Arte). Como? Conhecimentos especificos + Generais e teoria + prática pedagógica Material para leitura crítica: Fascículo 3 – Sujeitos, Espaços e Meio ambiente: redes virtuais

Fascículo 3 – exercício de leitura crítica Abordagem transversal ao currículo na área das ciências humanas

Atividade Leitura Crítica - geral Exercício coletivo/individual/coletivo de leitura e análise crítica da Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital Sobre a estrutura Suporte: digital e em rede Tarefa 1: explore, navegue e descubra os aplicativos disponibilizados pelos programas utilizados. Faça 3 observações importantes para cada tipo, abaixo, e envie pelo perfil no facebook da coleção: NO GRUPO LICENCIATURA EDUCOMUNICAÇÃO PDF SISSU – plataforma aberta Sobre o conteúdo Organização do conteúdo: Partes Tema e sub-temas Apresentação do conteúdo: Roteiro (sumário) Recursos utilizados e as relações entre eles Elementos gráficos:seções / caixas de texto/ elementos gráficos / tipografia / Interação Hipertextual: links Há recursos para colaboração? Quais você sugere? Tarefa 2: a partir dos recursos oferecidos pelos aplicativos no suporte digital dos dois tipos em estudo, pense em atividades com o material tipicamente colaborativa com usuários interessado (indicar o tipo também, não precisa ser exclusivamente o educador), e no espírito do Creative Comms. Publicar no Facebook, no GRUPO LICENCIATURA EDUCOMUNICAÇÃO, uma sugestão de atividade colaborativo do usuário com o material , conforme o tipo de suporte digital. 3ª. Reflexão: Recursos Digitais na Educação

Atividade Leitura Crítica – do fascículo Sobre o conteúdo Conceitos básicos da área de conhecimento (Humanas); Abordagem interdisciplinar; Contextualização da vida cotidiana e dos saberes prévios dos educandos Proposta de atividades para os educadores: “NA PRÁTICA”: o que observar? Avaliar?

Estrutura do fascículo 3

Características Básicas de um projeto de publicação Título do Projeto: Projeto de Fascículo 6 para a Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital Itens: Nome dos integrantes Texto apresentando resumidamente o trabalho da equipe: o que se pensou, caminhos escolhidos, objetivos e intenções gerais que se pretende atingir com o produto (fasciculo 6) Roteiro Título da publicação (com justificativa) Tema e subtemas (explanando o porque deles, o que pretendem tratar) Fundamentação Teórica / referências de fontes (Parâmetros Curriculares do Ensino Básico + sobre cibercultura + projeto/prática pedagógica) Desenho do Produto. Atenção: os suportes digitais já estão definidos pela coleção. Portanto, considerar layout e funcionalidades já existentes. Indicar conteúdo e diagramação: sumário, e para cada item o que pensam utilizar de elementos (gráficos e de apoio): boxe destaque, videos, links, recursos da web e de aplicativos de softwares. Arquitetura (desenho) de navegação das páginas do conteúdo do fascículo 6. (de onde, o que, para onde) Propor uma atividade prática para compor a “NA PRÁTICA” do fascículo 6, abordando a temática comunicação. Cronograma: tarefa / datas início e fim / responsável (s)

Mapa conceitual Demanda Contexto Definições Postas Concepção editorial √ Orientação dos educadores para uso da cultura digital em suas aulas Integrar a Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital Recursos disponíveis do suporte digital usado √ Público Alvo - educador do ensino básico E de forma transversal ao currículo Ensino Básico Abordar a temática da comunicação (na cultura digital e no webcurrículo) Projeto Editorial para Fascículo 6

Referências Parâmetros Curriculares: MEC Ensino Médio: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598:publicacoes&catid=195:seb-educacao-basica Ensino Funamental II – 5ª. A 8ª séries http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657:parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195:seb-educacao-basica