Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Aula 3 Fascículo 3 da coleção + proposta de roteiro para projeto Conhecendo outras publicações digitais para educação Unesp: acervo digital http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41531/6/2ed_art_m2d4.pdf (PDF) http://pt.scribd.com/doc/72971456/2ed-geo-m1d1 (na web - Scridb) Atividade: explore estes materiais, ou pesquise outros materiais digitais voltados à educação, compartilhe suas descobertas interessantes pelo Facebook EnsiarAprender Cenpec, e publique suas dicas e comentários a respeito. 4ª. Reflexão : Cultura digital e Conteúdo Curricular, por área do conhecimento (Humanas, Exatas, Biológicas, Arte). Como? Conhecimentos especificos + Generais e teoria + prática pedagógica Material para leitura crítica: Fascículo 3 – Sujeitos, Espaços e Meio ambiente: redes virtuais
Fascículo 3 – exercício de leitura crítica Abordagem transversal ao currículo na área das ciências humanas
Atividade Leitura Crítica - geral Exercício coletivo/individual/coletivo de leitura e análise crítica da Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital Sobre a estrutura Suporte: digital e em rede Tarefa 1: explore, navegue e descubra os aplicativos disponibilizados pelos programas utilizados. Faça 3 observações importantes para cada tipo, abaixo, e envie pelo perfil no facebook da coleção: NO GRUPO LICENCIATURA EDUCOMUNICAÇÃO PDF SISSU – plataforma aberta Sobre o conteúdo Organização do conteúdo: Partes Tema e sub-temas Apresentação do conteúdo: Roteiro (sumário) Recursos utilizados e as relações entre eles Elementos gráficos:seções / caixas de texto/ elementos gráficos / tipografia / Interação Hipertextual: links Há recursos para colaboração? Quais você sugere? Tarefa 2: a partir dos recursos oferecidos pelos aplicativos no suporte digital dos dois tipos em estudo, pense em atividades com o material tipicamente colaborativa com usuários interessado (indicar o tipo também, não precisa ser exclusivamente o educador), e no espírito do Creative Comms. Publicar no Facebook, no GRUPO LICENCIATURA EDUCOMUNICAÇÃO, uma sugestão de atividade colaborativo do usuário com o material , conforme o tipo de suporte digital. 3ª. Reflexão: Recursos Digitais na Educação
Atividade Leitura Crítica – do fascículo Sobre o conteúdo Conceitos básicos da área de conhecimento (Humanas); Abordagem interdisciplinar; Contextualização da vida cotidiana e dos saberes prévios dos educandos Proposta de atividades para os educadores: “NA PRÁTICA”: o que observar? Avaliar?
Estrutura do fascículo 3
Características Básicas de um projeto de publicação Título do Projeto: Projeto de Fascículo 6 para a Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital Itens: Nome dos integrantes Texto apresentando resumidamente o trabalho da equipe: o que se pensou, caminhos escolhidos, objetivos e intenções gerais que se pretende atingir com o produto (fasciculo 6) Roteiro Título da publicação (com justificativa) Tema e subtemas (explanando o porque deles, o que pretendem tratar) Fundamentação Teórica / referências de fontes (Parâmetros Curriculares do Ensino Básico + sobre cibercultura + projeto/prática pedagógica) Desenho do Produto. Atenção: os suportes digitais já estão definidos pela coleção. Portanto, considerar layout e funcionalidades já existentes. Indicar conteúdo e diagramação: sumário, e para cada item o que pensam utilizar de elementos (gráficos e de apoio): boxe destaque, videos, links, recursos da web e de aplicativos de softwares. Arquitetura (desenho) de navegação das páginas do conteúdo do fascículo 6. (de onde, o que, para onde) Propor uma atividade prática para compor a “NA PRÁTICA” do fascículo 6, abordando a temática comunicação. Cronograma: tarefa / datas início e fim / responsável (s)
Mapa conceitual Demanda Contexto Definições Postas Concepção editorial √ Orientação dos educadores para uso da cultura digital em suas aulas Integrar a Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital Recursos disponíveis do suporte digital usado √ Público Alvo - educador do ensino básico E de forma transversal ao currículo Ensino Básico Abordar a temática da comunicação (na cultura digital e no webcurrículo) Projeto Editorial para Fascículo 6
Referências Parâmetros Curriculares: MEC Ensino Médio: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12598:publicacoes&catid=195:seb-educacao-basica Ensino Funamental II – 5ª. A 8ª séries http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12657:parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series&catid=195:seb-educacao-basica