Leitur@s.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
Advertisements

ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
FORMAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
TRABALHO COLABORATIVO
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de  Desenvolvimento linguístico Desenvolvimento da linguagem oral.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Júlia Venâncio.
Título da apresentação aqui Por / Nomes dos Oradores aqui inseridos, Nome Simulado, Outro Nome Simulado Aqui, Outro Nome, Nome Simulado, Outro Nome, Outro.
Genius X nos Exercícios de Memória. O cérebro é um órgão, na realidade, o maior do corpo humano. Além destas características ele é sozinho, o responsável.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.
Curitiba  A teologia representa o saber mais elevado  A ciência soberana  O saber absoluto  Deus é o objeto máximo do saber  Entre as ciências.
NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre PROJETO NO MUNDO DAS FÁBULAS Professora: Sônia Márcia Paul Escola Estadual Austrílio Capilé Castro Disciplina:
EMEB VEREADOR JOSÉ AVILEZ HTPC –
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
Leitura e escrita: a importância da leitura na EI e EF.
Denomina-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o indivíduo cuja audição não é funcional.
Elementos icônicos e linguísticos. mensagem publicitária A mensagem publicitária carrega em seu núcleo comunicativo informações implícitas e explicitas.
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GURUPI COORDENAÇÃO REGIONAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Curso Cem Horas Tutora: Susley Unidade 3- atividade 02 Plano.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
Uma Introdução às Obras de Zaporozhetz e Elkonin A EVOLUÇÃO DOS HÁBITOS MOTORES.
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Alfabetização e Letramento
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Vincent LANGLOIS Cargo pretendido Objetivo Experiência profissional
Confabulando com Fábulas.
RUA/AVENIDA … SÃO PAULO - SP
FATORES DE TEXTUALIDADE
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Avaliação da aprendizagem
ALEXANDRE KRIS SUA FOTO FORMAÇÃO EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL IDIOMAS
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
PROCESSOS DA LEITURA. LER É ASSOCIAR OS SÍMBOLOS IMPRIMIDOS OU ESCRITOS GRAFICAMENTE COM OS SÍMBOLOS AUDITIVOS CONFERINDO-LHES UM SIGNIFICADO. (JONHSON.
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Sociologia da educação
MÉTODOS CIENTÍFICOS 1. Método dedutivo
A Neurociência.
SuperAÇÃO e Resultados
Ontogénese – desenvolvimento cognitivo
Música, neurociência e desenvolvimento humano
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Como se aprende História?
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
O Desenvolvimento Psicomotor
Leitura dos Resultados EXEMPLO
COMUNICAÇÃO Parte 1.
Acessibilidade, Usabilidade e Navegabilidade
SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M
Educação no Brasil Tragédia.
Prof Jhéssica N. R. de Araújo
REPASINAPRE Prof. Nilson 05/12/2018
Vincent LANGLOIS Cargo pretendido EXPERIÊNCIA SOBRE MIM IDIOMAS
O cotidiano na Educação Infantil Bolsista : Micaela M Fagundes
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.as SÉRIES A, B, C ENSINO MÉDIO
Profª. Giovana Deliberali Maimone
RUA/AVENIDA … SÃO PAULO - SP
Materiais de ensino desenvolvidos usando a modelagem do movimento ocular por meio de exemplos Thalita Nascimento Licenciada em Ciências da Natureza (EACH/USP)
LÍNGUA PORTUGUESA TIPOS DE LEITURA
Bootcamp APRENDA A FALAR COMO UM NATIVO — e —
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
aka.ms/coauthorinword
Transcrição da apresentação:

Leitur@s

Leitur@ 1. Processo de leitura Modelo ascendente Modelo descendente Modelo interactivo

Leitur@ Modelo ascendente: ler é descodificar grafemas ênfase no texto processo indutivo “leitor cérebro esquerdo”

Leitur@ b) Modelo descendente: ler é compreender ênfase no leitor processo dedutivo “leitor cérebro direito”

Leitur@ c) Modelo interactivo interacção dos 2 modelos Ler é descodificar e compreender Leitor duplo cérebro

Leitur@ 2. Conceito O acto de leitura é um processo complexo que envolve aspectos linguísticos, cognitivos, culturais, sociais que, para além da descodificação de grafemas, é o resultado do esforço de um leitor sobre um texto, procurando construir-lhe um significado.

Leitura@ 3. Funções de leitura Funcional (instrumental) Informativa Literária

Leitur@ 4. Leitura. Porquê? Desperta a imaginação e a fantasia Enriquece o vocabulário Favorece-se a expressão oral e escrita Intervém o factor visual e fixa a ortografia das palavras Melhora a elocução das crianças Aumenta os conhecimentos Desenvolve a observação, através da atracção pelas ilustrações Favorece a conversação e a compreensão Aprende-se a estudar Favorece a memória Descobre-se a beleza da linguagem

Leitur@ 5. Motivação para a leitura experiências anteriores com livros interacções sociais acerca dos livros liberdade de escolha facilidade de acesso aos livros mediador de leitura