Leitur@s
Leitur@ 1. Processo de leitura Modelo ascendente Modelo descendente Modelo interactivo
Leitur@ Modelo ascendente: ler é descodificar grafemas ênfase no texto processo indutivo “leitor cérebro esquerdo”
Leitur@ b) Modelo descendente: ler é compreender ênfase no leitor processo dedutivo “leitor cérebro direito”
Leitur@ c) Modelo interactivo interacção dos 2 modelos Ler é descodificar e compreender Leitor duplo cérebro
Leitur@ 2. Conceito O acto de leitura é um processo complexo que envolve aspectos linguísticos, cognitivos, culturais, sociais que, para além da descodificação de grafemas, é o resultado do esforço de um leitor sobre um texto, procurando construir-lhe um significado.
Leitura@ 3. Funções de leitura Funcional (instrumental) Informativa Literária
Leitur@ 4. Leitura. Porquê? Desperta a imaginação e a fantasia Enriquece o vocabulário Favorece-se a expressão oral e escrita Intervém o factor visual e fixa a ortografia das palavras Melhora a elocução das crianças Aumenta os conhecimentos Desenvolve a observação, através da atracção pelas ilustrações Favorece a conversação e a compreensão Aprende-se a estudar Favorece a memória Descobre-se a beleza da linguagem
Leitur@ 5. Motivação para a leitura experiências anteriores com livros interacções sociais acerca dos livros liberdade de escolha facilidade de acesso aos livros mediador de leitura