IPGM INTITUTO PAULISTA DE GESTÃO MUNICIPAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ação de improbidade LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.
Advertisements

Direito Administrativo II Improbidade Administrativa
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
PROBIDADE ADMINISTRATIVA TOCANTE A OBRAS/SERVIÇOS DE ENGENHARIA
IX Conferência Estadual de Assistência Social Regras e Deveres dos Conselheiros quanto Agentes Públicos.
Tribunal de Contas da União Ministério Público Federal
PUBLICIDADE INSTITUCIONAL EM ANO ELEITORAL
CRIMES RELACIONADOS À GESTÃO DOS REGIMES PRÓPRIOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS Zélia Luiza Pierdoná
O MINISTÉRIO PÚBLICO E O COMBATE À IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Nacionalidade.
Direito administrativo
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL: PRINCIPAIS ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS PELOS MUNICÍPIOS.
IV Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Princípios do processo administrativo: formação, desenvolvimento e validade LUCIANO MEDEIROS DE.
Controle Interno e Gestão Pública Contemporânea Renato Santos Chaves Auditor Federal de Controle Externo do TCU.
Responsabilidade Civil do Estado Constituição Federal, art. 37, parágrafo 6º.
I - Cessão ou uso bens públicos em benefício de candidato, partido ou coligação  Pode haver cessão para realização de convenção  A utilização de informações.
REVISÃO DIREITO ADMINISTRATIVO Prof. Felipe Dalenogare Alves Doutorando em Direito.
Dos Atos de Improbidade Administrativa Importam Enriquecimento Ilícito Causam Prejuízo ao Erário Atentam Contra os Princípios da Administração Pública.
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA Direito Administrativo I Professor: Thiago Dellazari Aluno: Antonio Jeronimo 4º Período.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL EM FINAL DE MANDATO VALMIR BATISTA ASSESSOR CONTÁBIL.
LDO LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA. É A SUPER LEI OBEDECE CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO.
Planejamento Tributário Empresarial. Planejamento Tributário atividade preventiva analisa os atos e negócios jurídicos que o agente econômico pretende.
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL José Francisco Seabra Mendes Jr
IMPOSTO DE RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA - IR
SINDICATO E SERVIDOR PÚBLICO: (RE)conhecendo os conceitos.
XII CICLO DE ESTUDOS JURÍDICOS
INSTRUMENTOS DE GESTÃO
Do Processo Tributário
Seminário AMURC Novos Gestores
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
Lei Anticorrupção – Lei nº /13
Direito Administrativo
DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS
INFRAÇÕES ADMINISTRATIVAS CONTRA O MEIO AMBIENTE
Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
CARF e Medidas Provisórias
CASOS PRÁTICOS: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E FALTA DE CONTROLE
PROF. FRANCISCO BRAGA (PROCURADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO)
CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 Prof. MARCOS GIRÃO.
TRF 2017 TRF 2017.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO INTERVENÇÃO FEDERAL 2018.
Financiamento dos gastos públicos
Professor Laert Mantovani Junior
RESOLUÇÃO CONJUNTA N de 28Jun12
Organização do Poder Judiciário
TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL
TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL
Calendário Eleitoral E suas principais mudanças para 2016
PROMOV SUS - Programa de Modernização das Ouvidorias do SUS
DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Título do gnt ONE COMUNICAÇÃO GNT DE RESPONSABILIDADE CIVIL E SEGURO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DIREITO ADMINISTRATIVO Improbidade Administrativa parte 07 Art
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
O Administrador Judicial na nova Lei de Falências
06/12/2018 Práticas Judiciárias.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
01/01/2019 Práticas Judiciárias.
As Prerrogativas Constitucionais do Auditor Fiscal como Instrumento de Concretização da Autonomia Financeira dos Municípios e da Justiça Fiscal.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Instituto de Educação a Distância Interativa
PONTO VI O conceito de funcionário público.
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
Improbidade administrativa na visão do STF/STJ
Estrutura Administrativa
CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL. TERCEIRO SETOR É uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Transcrição da apresentação:

IPGM INTITUTO PAULISTA DE GESTÃO MUNICIPAL TRANSIÇÃO MUNICIPAL Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores: Decreto-Lei 201/67 Probidade Administrativa SÃO PAULO – SP 08_XI_2016 ADIB KASSOUF SAD

Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores Dever fundamental de cumprir os princípios explícitos da Administração Pública – artigo 37, da Constituição Federal: legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência. Prefeitos e Vereadores, como regra, podem ser responsabilizados pela prática de atos, ou omissões, no exercício de suas funções, que violem a Constituição Federal e a legislação (federal, estadual e municipal). Na quadra histórica atual, há uma verdadeira busca pela responsabilização quase que objetiva e direta dos gestores públicos e representantes eleitos.

Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores O Decreto-Lei 201/67 “dispõe sobre a responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores”. É destinado aos Prefeitos: para combater ilícitos (os chamados crimes de responsabilidade) claramente de natureza criminal – especiais, próprios e funcionais – e aos quais se aplicam penas de reclusão e detenção (art. 1º, I a XV – XXIII); e as infrações de natureza político-administrativa, às quais se aplica sanção de conotação política – cassação do mandato (art. 4º, I a X). E aos Vereadores: para combater infrações ético-político-administrativas e passíveis de reprimenda política, ou seja, a cassação da delegação popular (art. 7º, I a III).

Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores Sobre o Decreto – Lei 201/67, fazemos duas ressalvas: Em relação ao processo judicial, deverão estar sempre presentes todas as garantias constitucionais, para resguardo da ampla defesa e do contraditório. Em relação ao processo de cassação, em que pese deva ser respeitado o amplo direito de defesa, com os meios a ele inerentes, haverá sempre o conteúdo político da decisão.

Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores A Probidade Administrativa, cuja violação é tratada de maneira específica na Lei Federal 8.429/92, revela o dever fundamental de preservar a moralidade e a honestidade dos atos administrativos. Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.

Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores Reputa-se agente público, para efeitos da lei de improbidade, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades mencionadas na lei. - Enriquecimento Ilícito (art. 9º) - Atos Lesivos ao Erário (art. 10) - Atos que Atentam contra os Princípios da Administração (art. 11)

Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores Sanções previstas na LIA – Lei de Improbidade - independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica:         I - na hipótese do art. 9°, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;

Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores         II - na hipótese do art. 10, ressarcimento integral do dano, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos;

Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores         III - na hipótese do art. 11, ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Muito obrigado! Contatos: ADIB KASSOUF SAD Celulares: (11) 9.7454.7866 – (19) 9.9822.4529 e-mail: adib@adibsad.com.br