" A certeza de que estamos sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser sempre interrompidos antes de continuarmos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A rede SENAI de EaD. Aqui você conhecerá a Rede SENAI de EaD.
Advertisements

O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: 21/10/2013 Florianópolis.
PNE PEE PNE PEE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE Florianópolis/2014.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
Criação de Fóruns Municipais de Educação. HISTÓRICO  Fórum Nacional de Educação: A cria ç ão de um F ó rum Nacional de Educa ç ão é uma reivindica ç.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA Marcus Danilo de Paula Stander.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
GLOBALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO (INTER)NACIONAL ( ) Lalo Watanabe Minto Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
II Fórum de Educação Infantil IRECÊ - BA
Centro Educacional Unificado
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Ações comemorativas Março/17 a Março/18
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Participação como estratégia de governança democrática
Conselho Municipal de Educação de Porciúncula
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Ana Maria Nhampule Maputo, 01 de Julho de 2015
Coordenação: André Rangel e Carla Marize Augusta da Silva
O Fórum Nacional de Educação
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
A Lei A lei /2003 estabelece condutas e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática.
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Formação Sindical para a promoção do Trabalho Decente
SEJAM BEM-VINDOS E BEM-VINDAS!
Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Marcelo Ximenes A. Bizerril
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
O QUE É O PEDAGOGO.
Gestão Democrática.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Letícia Pacheco dos Passos Claro
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Diocese de Luz.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
Políticas Públicas, participação social e cidadania
Seminário Internacional O Trabalho no Setor Público Municipal
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Os caminhos da Educação Especial brasileira
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
Toninho Evangelista - ENAC
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

Fórum Catarinense de Educação Infantil - FCEI história, vozes, olhares, caminhadas, trajetórias...

" A certeza de que estamos sempre começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser sempre interrompidos antes de continuarmos. Fazer da interrupção um novo caminho, da queda um passo de dança, do sonho uma ponte, da procura um encontro - Fernando Sabino "Que este Encontro e os que virão, mobilizem a criação de mais Fóruns Regionais, na certeza da melhoria do atendimento a criança pequena;

Os Fóruns de Educação Infantil e o Movimento Interfórum de Educação Infantil (MIEIB) dão continuidade a mobilização por todo o país, configurando-se como importantes espaços de trocas de experiência, debate, amadurecimento de propostas e de vigilância democrática em defesa dos direitos adquiridos pelas crianças brasileiras (Campos & Machado, 2005)

Participação Mobilização Luta e Vigilância Ações e reações Confronto e Conflito Coalizão Tensão

Caracterizamos as políticas sociais como uma intervenção do poder público no sentido hierárquico de opções entre necessidades e interesses explicitados pelos diferentes segmentos que compõem a sociedade;

As políticas emergem de um processo de escolhas sucessivas que envolve confrontos, atritos, coalizões, pressões e contrapressões: nesse processo de escolhas, são muitas as forças envolvidas; - os segmentos sociais, os estamentos técnico burocráticos do Estado, o congresso, a presidência, os partidos, os sindicatos, os movimentos sociais, os especialistas e, não raro, suas corporações. (ROSEMBERG, 2002).

Cury alerta que para analisar políticas públicas é importante considerar que a política educacional é mais ampla do que as omissões ou iniciativas estatais, pois é um campo repleto de pressões que envolvem disputas e embates. Dessa forma, é preciso que se olhe em várias direções na tentativa de compreender esse processo. Sendo preciso compreender também os nexos existentes entre as diferentes esferas envolvidas na produção, difusão e implementação das políticas educacionais.

É um espaço de promoção, de defesa e garantia dos direitos da criança em relação à educação infantil. Também, é um espaço permanente de discussão, deliberação, proposição e controle das políticas públicas para a infância. Constitui-se como espaço de articulação e mobilização entre diversas instituições governamentais e não-governamentais, nacionais e internacionais, existentes no Estado de Santa Catarina. Sempre foi assim?

Ações e reações diversas 1994 – Simpósio Nacional de Educação Infantil 1995 – Política nacional de educação infantil 1996 com a LDB - mobilização discussão direito das crianças, Algumas pautas 15/12/1998 – 16/03/1999 – 02/03/2000 – 15/03/2001 – 1998 – Subsídios para credenciamento; 1999 – FCEI e MIEIB (6 estados) Dois períodos 2001 – 2002 – Educação Infantil – construindo o presente – Seminário Brasília – lançamento livro; 1999 – 2002 – ampliação vagas, integração das instituições, formação e financiamento; Política estadual de educação infantil; 2003 – 2009 - acesso, expansão e qualidade

Luta contínua política descontínua Formação institutos superiores; Creches domiciliares – conselheiro de SC; Bolsa primeira infância – MEC – 2003; Mãe comunitária – Mãe crecheira; Financiamento - FUNDEF – FUNDEB; Criança de 6 anos no EF; Obrigatoriedade aos 4 anos;

Observamos ações e reações diversas e mesmo resistências diversas, pois observamos de forma significativa reações no âmbito dos movimentos sociais pela defesa da educação infantil como uma reivindicação do direito à educação.