Estratégia Internacional

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Transcrição da apresentação:

Estratégia Internacional

Motivos para Expansão Internacional Aumentar Market Share Mercados domésticos podem dificultar, por causa de seu tamanho, as escalas eficientes de estruturas de produção. Projetos de grandes investimentos podem requerer mercados globais a fim de justificar investimentos de capital Retorno sobre o Investimento

Motivos para Expansão Internacional Economias de Escala e Aprendizagem O aumento do tamanho ou escopo do mercado podem ajudar a alcançar economias de escala na produção, marketing, P&D ou distribuição - Podem diluir custos sobre uma base maior de venda - Aumenta o lucro por unidade Vantagens de Localização Mercados de baixo custo podem ajudar no desenvolvimento de vantagens competitivas Facilita o acesso a: - Matéria-prima - Clientes chaves - Mão-de-obra barata - Energia - Fornecedores chaves - Recursos Naturais

Formas de Internacionalização A Forma de Entrada em mercados internacionais pode ser entendida em uma escala de comprometimento (recursos, investimento, controle e coordenação organizacional) Do modo de entrada com menor comprometimento de recursos no mercado internacional para o modo com maior comprometimento: Fonte: Pipkin, 2001:57 Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr

Características dos Tipos de Entrada Fonte: Hitt, Ireland e Hoskisson, 2002 Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr

Desafio para as Multinacionais Inadequação dos modelos unidimensionais Modelo das Nações Unidas Síndrome da Matriz Necessidade de um modelo multidimensional integrador garantindo.... Eficiência Global Resposta Local Inovação e disseminação do conhecimento em termos globais

O PAPEL DIFERENCIADO DAS SUBSIDIÁRIAS (Bartlett e Ghoshal, 1986) Importância Estratégica do Ambiente Local Alta Baixa LIDER ESTRATÉGICO COLABORADOR Competência das Organizações Locais Alta BURACO NEGRO IMPLEMENTADOR Baixa

Mentalidade das Multinacionais Configuração de ativos e recursos Papel das subsidiárias Desenvolvimento e difusão do conhecimento Centralizada em escala global Implementar estratégias da matriz Conhecimento desenvolvido e mantido no centro Descentralizada e auto-suficiente em nível nacional Sentir e explorar as oportunidades locais Conhecimento desenvolvido e mantido na unidade Competências centralizadas e outras descentralizadas Incrementar e adaptar competências da matriz Conhecimento desenvolvido no centro e então transferido Global Multidoméstica Internacional Bartlett e Ghoshal, 1998

A Solução Transnacional Internacional Multidoméstica Global Criar forte presença local através da sensibilidade e receptividade as diferenças nacionais. Obter vantagens em termos de custos através de operações centralizadas em escala global Explorar conhecimento e recursos da matriz através da difusão e adaptação mundial A Solução Transnacional objetiva um modelo multidimensional Configuração de ativos e recursos Papel das subsidiárias Desenvolvimento e difusão do conhecimento Dispersa, interdependente e especializada Contribuições diferenciadas e integradas Conhecimento desenvolvido em conjunto e compartilhado

Características da Transnacional As características da transnacional configuram-na como um ‘rede diferenciada’ Configuração dos ativos organizacionais e das capacidades e recursos = dispersa e especializada Relação entre matriz e subsidiárias e entre as subsidiárias = variada Integração da rede através de mecanismos de controle e coordenação = socialização Fluxo de comunicação entre matriz e subsidiárias = multidirecional e com grande freqüência

A Rede Diferenciada (Nohria e Ghoshal, 1997) DIFERENTE RELAÇÃO ENTRE MATRIZ E SUBSIDIÁRIAS RELAÇÃO ENTRE SUBSIDIÁRIAS MATRIZ ESTRUTURAS DIFERENTES DENTRO DE CADA SUBSIDIÁRIA

Inovação na Rede Diferenciada Inovação dispersa: na matriz e nas subsidiárias lideres estratégicas Inovação local: utilizando os recursos específicos dos locais das subsidiárias Inovação não local: inovação desenvolvida de forma integrada e de fácil transferência Maximização da capacidade combinativa (Kogut and Zander, 1992) Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.

Os Processos de Inovação (Nohria e Ghoshal, 1997) Centro-para-global Local-para-local Local-para-global Global-para-global PERCEPÇÃO RESPOSTA IMPLEMENTAÇÃO Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.

Os Processos de Inovação (Nohria e Ghoshal, 1997) PROCESSO DE INOVAÇÃO PERCEPÇÃO RESPOSTA IMPLEMENTAÇÃO CENTRO PARA GLOBAL CENTRO EM UM NÚMERO DE UNIDADES NO MUNDO LOCAL PARA LOCAL UMA UNIDADE NACIONAL NA MESMA UNIDADE MESMA UNIDADE NACIONAL LOCAL PARA GLOBAL NA MESMA UNIDADE E DEPOIS EM OUTRAS GLOBAL PARA GLOBAL CENTRO E NAS UNIDADES NACIONAIS CENTRO E EM VÁRIAS UNIDADES Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.

Considerações Finais A Rede Diferenciada pode ser uma forma organizacional mais adequada para pensar em diversos processos de inovação. É uma visão da multinacional como uma organização com diferentes subsidiárias, onde cada uma necessita de arranjos estruturais específicos, sem no entanto comprometer a integração. Poder ser importante a participação das subsidiárias nos processos de inovação como uma vantagem da corporação multinacional moderna.