BIOGRAFIA COMENTÁRIO passeiweb Comédias para se Ler na Escola é uma antologia de crônicas de Luís Fernando Veríssimo organizada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Prof. Sergio Medina RESENHA É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor.
O QUE É LITERATURA?. O que é Literatura Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre PROJETO NO MUNDO DAS FÁBULAS Professora: Sônia Márcia Paul Escola Estadual Austrílio Capilé Castro Disciplina:
Realizadoras: Maria e Ana Raquel A nossa antiga escola, É a EB1 do pinheiral Estamos ansiosos para voltar, Para o nosso preferido local.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Resenha Científica As resenhas são um fruto típico do desenvolvimento da imprensa. Até há poucos séculos, a quantidade de livros publicados era tão pequena.
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
Milhas a mil MasterCard Milhas? Milhas!. Cliente.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
Minha oração no final do Ano.
Antes de ler esta mensagem, respira fundo.
Luis Fernando Verissimo
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
OS plágios e as coincidências na propaganda.
Literatura – 1ºA e B Envolve estudos sobre: Escolas literárias;
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Editora Zahar, 2015, tradução de Denise Bottmann.
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS....
José Antonio Machado do Nascimento
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Dicas para apresentação em banca
Arcadismo ou Neoclassicismo
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Confabulando com Fábulas.
Crônica Narrativa 9º. ANO
A poesia de Mário de Andrade
HUMANISMO.
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
O Universo é uma imensa livraria.
REVISÃO DE CONTEÚDO exercícios
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
De Tramas e Fios - Um ensaio sobre música e educação
ELOGIO DO APRENDIZADO Aprenda o mais simples! Para aqueles
Profª Marcia Regina Zemella Luccas
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Atravessando águas turbulentas
Artigo de opinião e editorial:
Pedagogia Profa. Lucia Breno
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Lucília Salgado.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS
Características da Obra Literária Infantil
APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA – Luís F. Veríssimo
Prof Jhéssica N. R. de Araújo
CAPITÃES DA AREIA Jorge Amado
Pode alguma coisa feita pelo homem chegar perto da beleza da natureza?
Uma luz no fim do túnel Cecilia Sfalsin.
Profª. Giovana Deliberali Maimone
A literatura potiguar: um sistema precarizado
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Formas de fazer sua apresentação
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
Faço parte do mundo e, no entanto,
LÍNGUA PORTUGUESA TIPOS DE LEITURA
Problematizando Quando podemos dizer que uma pessoa é letrada?
A força da arte para superar a dor
Quando meu pai perdeu o emprego
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
aka.ms/coauthorinword
Bom dia! Agradecimento Apresentação da trajetória
Prof.a Karla Christine Leite Machado
Transcrição da apresentação:

BIOGRAFIA

COMENTÁRIO http://www. passeiweb Comédias para se Ler na Escola é uma antologia de crônicas de Luís Fernando Veríssimo organizada por Ana Maria Machado, leitora de carteirinha do autor. Ela releu durante meses textos do autor, e preparou uma seleção de crônicas capaz de despertar nos estudantes o prazer e a paixão pela leitura. O resultado pode ser conferido em Comédias para se ler na escola, uma rara e feliz combinação de talentos

COMENTÁRIO O título do livro resulta da teoria do autor de que até pessoas que não são habituadas a ler obras literárias são capazes de se deliciar com elas. A obra, porém, é ideal para ser lida não só na escola, mas onde quer que se esteja, e para aqueles momentos em que se deseja ter um pouco de descontração.

COMENTÁRIO Em seu sensível texto de abertura, Ana Maria Machado observa: "Depois de ler este livro, duvido que algum jovem ainda seja capaz de dizer, sinceramente, que não curte ler. E, para não ficar achando que só gosta deste livro, que leia os outros do autor. Aposto que, em sua maioria, os novos leitores vão se viciar em livro e sair procurando outros textos, de outros autores. Com vontade de, um dia, chegar a escrever assim. Quem sabe? O Veríssimo nunca pensou que ia ser escritor quando crescesse. Seu negócio era mesmo um bom solo de saxofone, instrumento em que ainda arrasa, escondido. Mas com essa história de ser músico, desenvolveu tanto o ouvido que acabou assim: hoje ele ouve (e conta para nós) até o que pensamos, sentimos e sonhamos em silêncio. Em qualquer idade."

COMENTÁRIO A coletânea de crônicas reúne 35 narrativas curtas trazendo o universo das histórias e personagens de Veríssimo. Dessa vez, o autor aparece sentado num banco escolar, arremessando um aviãozinho de papel. No livro Comédias para se ler na escola, podemos encontrar alguns exemplos de um trabalho que ora se debruça sobre a gramática da língua ora se esgueira pelos labirintos do discurso. Através de jogos linguísticos e da ironia do autor, a vida surge esplendorosa diante de um leitor que se identifica com as ideias do escritor e que aguarda ansioso a oportunidade de ler novas crônicas.

COMENTÁRIO A seleção de Ana Maria Machado em Comédias para se ler na escola permite ao leitor mergulhar no universo das histórias e personagens de Veríssimo prestando atenção nos múltiplos recursos deste artesão das letras. A habilidade para os exercícios de linguagem ou de estilo pode ser conferida em crônicas como "Palavreado", "Jargão", "O ator" e "Siglas". A competência para desenvolver as comédias de erro está presente em "O Homem Trocado", "Suflê de Chuchu" e "Sozinhos". A mestria para criar pequenas fábulas, com moral não explícita, aparece em "A Novata", "Hábito Nacional" e "Pode Acontecer". A aptidão para resgatar memórias é a marca de "Adolescência", "A Bola" e "História Estranha". E, por fim, o dom para abordagens originais de temas recorrentes revela-se em "Da Timidez", "Fobias" e "ABC".

COMENTÁRIO Comédias para se ler na escola é cheio de situações inusitadas e escrito em uma linguagem com a qual até os menos adeptos da literatura se identificam. Foi reunida diversas crônicas humorísticas a respeito da vida alheia. O leitor é convidado a viajar entre as situações mais esquisitas no dia-a-dia de uma pessoa comum. As personagens fictícias deixam aqueles que leem com vontade de perguntar: por que essas coisas não acontecem comigo?