Bromatologia UNIDADE I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE SENSORIAL-Definição e Histórico MÉTODOS SENSORIAIS- objetivos
Advertisements

ANÁLISE SENSORIAL Métodos Sensoriais e suas aplicações
ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS
Salsichas de baixa gordura enriquecidas com w3 e algas comestíveis: Efeitos do óleo de oliva e do armazenamento sob refrigeração nas características físico-químicas,
Bromatologia.
BIOQUÍMICA DE ALIMENTOS
A QUÍMICA DA MASTIGAÇÃO, DOS SABORES E DA DIGESTÃO
Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluna: Vivian Fróes Renó ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DA PLANÍCIE AMAZÔNICA POR MEIO DE.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Profa. Dra. Letícia Caribé Batista Reis.
Obtenção Higiênica do leite
Glicídios. DEFINIÇÃO FUNÇÕES  Os glicídios, também chamados de açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente.
COMPOSIÇÃO DO AR  O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases.
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
UTILIZAÇÃO DE COMPÓSITOS DE CINZA PESADA E FERRO COMO MEIO SUPORTE DE BIOFILME EM FILTRO BIOLÓGICO PERCOLADOR EM PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTES. Autores:
“Fabricação e Distribuição de Sorvetes Naturais ”
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
Alimentação Saudável e Sustentável
Curso – NUTRIÇÃO UNISUL Profa. Denise E. Moritz
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROTEÍNAS I Prof. Ana Rocha.
Que relação existe entre a ocorrência de doenças e a ação de agentes patogénicos ambientais, biológicos, físicos e químicos? Agentes patogénicos biológicos.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Resultados e Discussões
BROMATOLOGIA SEMINÁRIO SOBRE LIPÍDIOS. OBJETIVO Este seminário possui como objetivo, trazer as principais informações sobre os lipídios, para que possamos.
EFEITOS DA FERMENTAÇÃO SÓLIDA NO CONTEÚDO DE PROTEÍNA E COMPOSIÇÃO DE AMINOÁCIDOS NO FARELO DE ARROZ Orientador Prof. Dr. Antonio Zenon Antunes Teixeira,
Jéssica T. P. Silva1, Fernanda V. Leimann2, Odinei H. Gonçalves2
ESTRUTURAÇÃO DA INDÚSTRIA MINEIRA.
Aula 1: Introdução à Análise Bromatologia
Professor: Guilherme Vieira
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
2. Métodos discriminativos ou de diferença
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Nilmara Costa Professora: Nádia Mamede Disciplina: Ciência dos Materiais Poliméricos UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof. Me. Adolfo Marcito.
Ciências Naturais – 9.o ano
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
“Provinha” Ciência dos Alimentos Data: Aluna (o):
A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS
Marketing Socioambiental
Trabalho de Química Equilíbrio Químico.
Classificação de Materiais.
8. Os metais como catalisadores.
Classificação das Reações Químicas
Cap. 1 – Características dos seres vivos
IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS  Objetivo geral dos processos de conservação : evitar as alterações nos alimentos, oferecendo ao indivíduo, alimentos.
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO IOGURTE. Componentes:  Adriano Nunes  Adriele Escoredo  Fabiane Borges  Fernando Carvalho  Patricia Guedes DISCIPLINA:
nelson
Administração Contabilidade de Custos Prof. Ms. Nilton Rogério Marcondes MÉTODOS DE CUSTEIO.
Introdução a análise de alimentos FACULDADE PITÁGORAS Disciplina: Análises físico-químicas e microbiológicas de alimentos Professor(a): Dra. Tatiane Araújo.
Métodos analíticos para produção de bancos de dados (macronutrientes)
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
SERES VIVOS.
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?
ROTULAGEM NUTRICIONAL: “Informação Nutricional Obrigatória”
Alimentos Processados e Ultraprocessados. Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso.
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
Biologia Celular.
AVICULTURA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Prof. Marcos Antonio Anciuti.
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
Matéria X Energia Profª. Daniela.
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade.
Administração Contabilidade de Custos Prof. Ms. Nilton Rogério Marcondes MÉTODOS DE CUSTEIO.
Disciplina: Tecnologia dos Produtos de Origem Animal Equipe: Georgeana Farias, Paula Rachel e Luan Lima Silva, et al. Disc. Scientia. Série: Ciências da.
ANOTAÇÃO: Para alterar a imagem no slide, selecione e exclua a imagem. Em seguida, use o ícone Imagens no espaço reservado para inserir sua própria imagem.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. Fatores que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos.
Transcrição da apresentação:

Bromatologia UNIDADE I Prof. Hugo Xavier 2009.2

Bromatologia GENERALIDADES SOBRE OS ALIMENTOS ALIMENTOS: “toda substância ou mistura de substância, que ingerida pelo homem fornece ao organismo os elementos normais à formação, manutenção e desenvolvimento”. ALIMENTOS SIMPLES: Substâncias que por ação de enzimas dos sucos digestivos são transformadas em metabólicos(açúcares, lipídeos, proteínas

Bromatologia METABÓLITOS: São os alimentos diretos, ou seja, são substâncias metabolizadas depois de sua absorção(água, sais, momossacarídeos, aminoácidos, ácidos graxos). ALIMENTOS COMPOSTOS: São substâncias de composição química variada e complexa, de origem animal ou vegetal, ou formada por uma mistura de alimentos simples(leite, carne, frutas...).

Bromatologia ALIMENTOS APTOS PARA O CONSUMO OU GENUÍNOS: São aqueles que respondendo às exigências das leis vigentes, não contém substâncias não autorizadas que constituam adulteração vendendo-se com a denominação e rótulos legais.

Bromatologia ALIMENTOS NÃO APTOS PARA O CONSUMO: ALIMENTOS CONTAMINADOS: São aqueles que contém agentes vivos(vírus, bactérias, parasitas...) ou substâncias químicas minerais ou orgânicas(defensivos, metais pesados etc.) estranhos á sua composição normal. Sempre que se encontem em proporções maiores que as permitidas.

Bromatologia ALIMENTOS ALTERADOS: São os alimentos que por causas naturais, de natureza física, química ou biológica, derivada do tratamento tecnológico não adequado, sofrem deteriorações em suas características organolépticas...

Bromatologia ALIMENTOS ADULTERADOS: São aqueles que tem sido privado, parcial ou totalmente, de seus elementos úteis ou característicos, porque foram ou não substituídos por outros inertes ou estranhos.

Bromatologia IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE ALIMENTOS Indústrias: controle de qualidade, controle de processos em água, alimentos, matérias-primas, produto acabado, embalagens, vida-de-prateleira... Universidades e Institutos de pesquisa: desenvolvimento de metodologia, prestação de serviços... Órgãos Governamentais: registro de alimentos, fiscalização na venda e distribuição...

Bromatologia CLASSIFICAÇÃO DA ANÁLISE DE ALIMENTOS Controle de Qualidade de Rotina: utilizado tanto para chegar a matéria prima que chega, como o produto final. Fiscalização: Verificar o cumprimento da legislação. Pesquisa: é utilizada para desenvolver ou adaptar métodos analíticos exatos, precisos, sensíveis, rápidos, eficientes, simples e de baixo custo na determinação de um dado componente do alimento.

Bromatologia ANÁLISE SENSORIAL Conceito: provocar, medir, analisar e interpretar as reações produzidas pelas características dos alimentos e materiais, como elas são percebidas pelos órgãos da visão, olfato, gosto, tato e audição. IFT (Institute of Food Science and Technology

Bromatologia Tipos de Análise Sensorial Caracterizar um alimento envolve analisar a sua constituição química, características físicas e sensoriais. -Composição Química dos alimentos :visa determinar principalmente os teores de: umidade, cinzas, proteínas, carboidratos, fibras e lipídeos. -Composição Físicas :específicas para determinado tipo de alimentos, como: viscosidade e relogia para bebidas, géis,. Ingredientes, textura para matérias-primas (carnes, pescados, frutas e vegetais) e produtos finais (panificados, extrusados, sorvetes, queijos).

Bromatologia APLICAÇÕES Em pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos. No controle de qualidade

Bromatologia Controle de processo de fabricação: controle de matéria-prima, controle de variações no processamento, controle de variação de ingredientes; Controle de produtos acabados: verificar possíveis perdas na qualidade sensorial do produto devi9do ao armazenamento, determinar limites entre graus de qualidade(tipos ou categorias), seleção de métodos instrumentais que apresentam boa correlação com atributos sensórias do alimento; Controle de marcado: Estudos comparativos entre produtos concorrentes; estudos de aceitação.

Bromatologia MÉTODOS Métodos afetivos: Testes de Aceitação – quando o objetivo é avaliar o grau com que o consumidor desgosta de um produto; Testes de Preferência – quando o objetivo é avaliar a preferência do consumidor por dois ou mais produtos.

Bromatologia Métodos Discriminativos ou Descritivos: Métodos discriminativos são para determinar se dois produtos são diferentes. Os principais testes utilizados neste caso são: comparação pareada, Triangular, Diferença do Controle. Já, os métodos descritivos são aqueles utilizados para caracterizar um produto com a utilização de diversos atributos sensoriais percebidos pelo provador, como cor, sabor, odor e aparência. O principal resultado utilizado é a Análise Descritiva Quantitativa(ADQ).