Observatório de Ensino e Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Socorro Brandão Coordenadora Regional do Projeto Diretor de Turma Educar na perspectiva.
Advertisements

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Reunião Pedagógica Língua Inglesa 03 e 04 /02/2011.
ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PROJETO. PROJETO NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Plano de Ação Estratégica
Administração Financeira
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Observação de Aulas - Reflexão
Minha terra encanta o mundo inteiro
O ensino de História: teoria e prática
Plano de Ação Enade Implementação
Reunião de divulgação do orçamento participativo
AÇÕES DE MELHORIA 2016/2017 Observação de Aulas.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Projeto: “A minha Turma é a melhor da escola”
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Pré Escolar 1º Ciclo Terminar
Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno EMAA
Plano de Ação Estratégica
AÇÃO DE MELHORIA Processos de Ensino Aprendizagem
Provas de Aferição Ano Letivo 2016 / 2017
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Plano de Ação Estratégica
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
1.
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Critérios de Avaliação (Escola Sede)
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (SAA): UM SISTEMA POTENCIALIZADOR DE CURSO NAS MODALIDADE EAD, CONVENCIONAL E HÍBRIDA Dilermando Piva Jr – CPS – Fatec.
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Fernando Batista > O ISCTE-IUL > ORGANIZAÇÃO
PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA – 2019
Plano curricular de turma
Estratégias Pedagógicas a partir do resultado do Ideb
Sistema de Acompanhamento dos Resultados de Avaliações - SARA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
Realizar Formação Continuada
Aprender com a biblioteca escolar: apresentação Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar.
Cada um sabe a dor e a delícia de ser professor do Ensino Superior
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Matemática na Prática.
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA – 1 ANO
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA – 2 ANO
QUESTIONÁRIO CURRÍCULO PAULISTA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Transcrição da apresentação:

Observatório de Ensino e Aprendizagem AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observatório de Ensino e Aprendizagem

Observatório de Ensino e Aprendizagem O que é? É um Diagnóstico à organização da Escola, focado na sala de aula. Para quê? Para auscultar os professores. Para auscultar todos os alunos de forma anónima.

Observatório de Ensino e Aprendizagem Como se realiza? Realiza-se através da aplicação de um inquérito a professores e alunos nos Domínios: Avaliação das aprendizagens; Relação pedagógica com os alunos; Estratégias de apoio à aprendizagem dos alunos; Recursos e instrumentos utilizados na sala de aula; Avaliação do questionário.

Observatório de Ensino e Aprendizagem O que deve assegurar: A maior abrangência possível de disciplinas, a fim de dar visibilidade a todas e não sobrecarregar nenhuma. O máximo de três disciplinas por ano de escolaridade. A lecionação por mais de um professor à disciplina/ano objeto de inquirição. Cada disciplina só é inquirida uma vez no mesmo ciclo.

Observatório de Ensino e Aprendizagem Quem visualiza os resultados? Os resultados das turmas de um professor são visualizados apenas pelo próprio professor e de forma agregada em relação às turmas. Os resultados de uma disciplina/ano são visualizados pelo respetivo grupo disciplinar.