TREINAMENTO TRIBUTARIE FILIAL BAHIA 2017

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escrituração Fiscal Digital EFD - Contribuições Abril de 2012.
Advertisements

ATIVO IMOBILIZADO De acordo com a Lei 6.404/76 na Seção III do artigo 179 inciso IV, este encontra-se no Balanço Patrimonial, Grupo de Contas do Ativo,
SPED Fiscal - Registro 1400 Produtor Rural com CNPJ e IE
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS (Cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal)
Quem vende saúde merece respeito. Os números do mercado farmacêutico.
Palestrante: Engº Paulo Roberto Vilela Dias, MSc Presidente IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos Diretor para as Américas do ICEC – International.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 7  CONTA E LANÇAMENTOS CONTÁBÉIS - ELEMENTOS, TEORIAS E TIPOS DE CONTAS + LANÇAMENTOS  Profª: Carlas C Ferreira.
Clique para adicionar texto Lucro Real Nívea Cordeiro 2007.
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL
Disciplina: Economia Internacional
Ressarcimento de ICMS ST
Sped ECD - Escrituração Contabil Digital
Diagnóstico Tributário
Planejamento Financeiro e Orçamentário
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ATIVIDADE IMOBILIÁRIA
FUNDOS DE INVESTIMENTO
Qual é o melhor regime para sua empresa?
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Lucro Real Anual e Trimestral
Ativo Intangível Participantes Cleidiane Rodrigues Vieira
CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Custeios para fins gerenciais
PIS e COFINS Creditamento sobre o IPI e o ICMS/ST destacados nas aquisições 24 de janeiro de 2013.
GRUPO BOTICÁRIO MANDADO DE SEGURANÇA
Sulbrave Ônibus e Peças Ltda PIS/COFINS - Monofásico
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Produção Institucional Produções Importadas da
Unidade 6 CUSTOS DIRETOS.
PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
Planejamento Sucessório
CONTABILIDADE 2. SEMESTRE 2016
Contabilidade Geral I Site:
Tópicos Contemporâneos CONTABILIDADE AMBIENTAL
Planejamento Tributário
ALBANY INTERNATIONAL TECIDOS TÉCNICOS LTDA
Planejamento Tributário
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 11)
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2015
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Gerência Contábil Fiscal
Contabilidade Geral I Site:
TREINAMENTO TRIBUTARIE FILIAL BAHIA 2017
Demonstrações Financeiras Básicas
Compensação de Tributos e Contribuições na SRF
Formação de Preços de Venda e Custos
Contabilidade Tributaria
RECUPERAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS IN-RFB 1300/2012 (Previdência)
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EMPRESARIAL
SPED, o primeiro impacto.
BALANÇO PATRIMONIAL.
GABARITO EXERCÍCIOS OBS: ALGUNS QUADROS NÃO POSSUEM PREENCHIMENTO;
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA
sped Aline Franco Fabio Floriano Gisele da Rocha Juliana Justin
Produção Institucional Produções Importadas da
Produção Institucional Produções Importadas da
TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS EM PORTUGAL
Planejando a tributação das empresas para 2018
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
Prestação de contas - sintietfal -
IRPF 2018 DECLARAÇÃO BACEN
GESTÃO DE CUSTOS E IMPOSTOS
Fundamentos de Contabilidade
Curso de Gestão do Frete
ICMS/ST - COMÉRCIO VAREJISTA DE COMBUSTÍVEL
Contribuição de Iluminação Pública - CIP
Investimentos e Reorganizações Societárias
ATIVO IMOBILIZADO IMOBILIZADO DEPRECIAÇÃO DEPRECIAÇÃO ACELERADA
Prof. Esp. Rosicler Aparecida Turmas: CC122N2.1 CC122N2.2
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO TRIBUTARIE FILIAL BAHIA 2017

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização de Bens do Ativo Imobilizado e Benfeitorias em Imóveis de Terceiros

Depreciação DEPRECIAÇÃO

Depreciação CONCEITO É a diminuição do valor dos bens corpóreos em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência. Expressa a perda de valor que os valores imobilizados de utilização sofrem no tempo, por força de seu emprego na gestão

Depreciação Vale lembrar que... O encargo da depreciação poderá ser computado como custo ou despesa operacional, conforme o caso. A depreciação dos bens utilizados na produção será custo, enquanto a depreciação dos demais bens há de ser registrada como despesa operacional.

Taxa anual Anos de vida útil: Depreciação TABELA DE DEPRECIAÇÃO Abaixo uma tabela básica de acordo com a Receita Federal, resumindo segundo a legislação Brasileira como os bens são depreciados: Taxa anual Anos de vida útil: Edifícios .........................................4%........... 25 anos Máquinas e Equipamentos ........10%............10 anos Instalações ...................................10%............10 anos Móveis e Utensílios......................10%............10 anos Veículos........................................20%..............5 anos Computadores e Periféricos...................................20%..............5 anos

Depreciação Lembrando.......NÃO SE DEPRECIAM: Terrenos, salvo em melhoramentos ou construções Bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, como obra de arte Prédios e construções não alugados nem utilizados por seu proprietário na produção de seus rendimentos ou imóveis destinados à venda.

Depreciação Há vários métodos utilizados para se depreciar um bem do imobilizado. O único permitido pelo regulamento do imposto de renda é o da linha reta. Vejamos alguns exemplos:

Depreciação Método da linha reta: Neste método, as quotas de depreciação são iguais a cada período. Exemplo: Veículo: valor R$ 10.000,00 vida útil: de 5 anos. Taxa de depreciação: 100% / 5 anos = 20% ao ano Quota anual constante: 20% x 10.000 = R$ 2.000,00

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização O presente Compliance de Depreciação e Amortização de Bens do Ativo Imobilizado e Benfeitorias em Imóveis de Terceiros, oferecido pela Tributarie, é exclusivo para as Empresas optantes pelo Regime de Tributação Lucro Real (não cumulativo)

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Que têm bens móveis e imóveis em seu ativo imobilizado e/ou realizaram benfeitorias em imóveis de terceiros.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Em ambos os casos, os imóveis foram utilizados nos processos de fabricação de bens destinados à venda e/ou prestação de serviços, aplicando-se as taxas de depreciação de amortização estabelecidas pelas Receita Federal do Brasil.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização O principal objetivo do Compliance de Amortização de Edificações e Benfeitorias é a DIMINUIÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA DE PIS E COFINS, uma vez que esses valores são considerados como devem ser abatidos na composição da base de cálculo para fins de apuração destes tributos.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização O Trabalho Realiza-se uma minuciosa análise das apurações de PIS e COFINS referentes aos últimos 60 meses, juntamente com um levantamento das dedutibilidades dos valores relacionados à depreciação e/ou amortização referente a este período.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização O Trabalho Após isso, é montada uma nova base de cálculo para fins de apuração. Buscamos a identificação dos créditos de PIS e COFINS e readequação através de PER/DCOMP das inconformidades constatadas na base de cálculo e retificação da DACON/EFD Contribuições e DCTF.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização DACON Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais era uma declaração acessória obrigatória em que as pessoas jurídicas informavam a Receita Federal do Brasil sobre a apuração do: 1.      PIS e COFINS no regime cumulativo e não cumulativo e 2.      PIS com base na folha de salários.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização DCTF significa Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, uma declaração de apresentação obrigatória à Receita Federal. O objetivo dessa declaração é informar os tributos e contribuições que são apurados pela empresa por meio de programas geradores específicos.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização PER/DCOMP  A restituição e a compensação de quantias recolhidas a título de tributo ou contribuição administrados pela Receita Federal do Brasil será requerida pelo contribuinte mediante utilização do Programa Pedido Eletrônico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização PER/DCOMP  A restituição e a compensação de quantias recolhidas a título de tributo ou contribuição administrados pela Receita Federal do Brasil será requerida pelo contribuinte mediante utilização do Programa Pedido Eletrônico de Ressarcimento ou Restituição e Declaração de Compensação

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização EFD  A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Possibilidade de Recuperação O presente trabalho possibilita às Empresas, com efetividade, a compensação dos valores pagos a maior de PIS e COFINS durante os últimos 60 meses, de forma administrativa, através de PER/DCOMP nos tributos vincendos e/ou a vencer logo após a conclusão do trabalho.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Possibilidade de Recuperação Sendo que, em caso de obra, os créditos só podem ser levantados após a conclusão da mesma.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Foco de Atuação O referido Compliance tem como foco de atuação EXCLUSIVAMENTE as Empresas enquadradas no regime de tributação da PIS/COFINS não cumulativo,

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Foco de Atuação Que realizaram, nos últimos 60 meses, benfeitorias em imóveis de terceiros e/ou possuem bens do ativo imobilizado em uso nas atividades da empresa.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Foco de Atuação Também atende empresas que sofram amortização e/ou depreciação, e possuam documentação que comprove esta ação, sendo que o valor das edificações deve estar destacado no valor do custo de aquisição do terreno, conforme laudo pericial.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Base Jurídica e Segurança do Serviço Lei nº 10.637/2002 Lei nº 10.883/2003 Lei nº 11.488/2007

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Instrução Normativa SRF nº 457/2004, estabelece: De acordo com o Art. 3o: Do valor apurado na forma do art. 2o a pessoa jurídica poderá descontar créditos calculados em relação a: Produção de efeito (Vide Lei nº 11.727, de 2008) (Produção de efeitos) (Vide Medida Provisória nº 497, de 2010) (Regulamento).

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Instrução Normativa SRF nº 457/2004, estabelece: VII - edificações e benfeitorias em imóveis de terceiros, quando os custos, inclusive de mão-de-obra, tenham sido suportados pela locatária.

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Documentação SPED Contribuições (formatoTXT) - Relação de Ativo Imobilizado (formato ecxel) SPED Contábil* (formato txt) DACON* (formato txt) DCTF* (formato txt)

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Documentação -Balancete (formato excel ou PDF) Controles de Depreciação/Amortização (formato excel) Livro de Entradas (formato PDF) Relação de DARFs Pagos (e-cac)* (formato excel, PDF ou TXT) - Situação Fiscal (formato PDF))

COMPLIANCE PIS E COFINS Depreciação e Amortização Documentação PER /DCOMP's transmitidos (formato PDF) Livro de Apuração do ICMS (a fim de verificar as aquisições registradas nos CFO 1.551, 2.551 e 3.551) (formato PDF) Notas Fiscais de Entrada (referente a Edificação e Benfeitoria no imóvel) (formato XML ou PDF) - SPED Fiscal (formato TXT)