MODELOS DE GESTÃO Aspectos emergentes de organização AULA 3.4

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Advertisements

Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
22 ANOS EVOLUINDO COM VOCÊ! Fernando Penna Rodolfo Krautheim.
Apresentação institucional Apresentação – FIT Network.
REVISÃO VAMOS REVISAR O QUE ESTUDAMOS NESTE BIMESTRE?
É o cliente quem determina o que uma empresa é. Pois é o cliente e somente ele quem, por estar desejoso e disposto a pagar um bem ou serviço, transforma.
Luís Todo Bom 7ª Aula Organização e Implementação de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
GLOBALIZAÇÃO ESPAÇO E CIDADANIA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE MILTON SANTOS PARA A PRODUÇÃO DE UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO MARCELO FARIA.
Estratégias de Diferenciação. Ser diferente é ser inteligente : A empresa diferencia-se da concorrência quando oferece qualquer coisa única que é valorizada.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
GESTÃO DE PESSOAS A CHAVE DO SUCESSO ORGANIZACIONAL Professora Raquel Palhano.
Negócios Eletrônicos Goiânia - Goiás Estácio – Neg. Eletrônicos Prof: Daniel Gomes de Oliveira
STATUS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UEPG Profa. Eliane Rauski Profa. Claudia Muller Profa. Eliane Rauski – NUTEAD/UEPG.
Gestão de TI Aula 3 – PDTI Prof. Luís Fernando Garcia
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Administração de Empresas
Logística e Cadeia de Suprimentos
Aula 5 Imagens da Organização Cap
Missão Atual Proposta Inicial Nova Proposta
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Prof. José Paulo Hernandes
REUNIÃO DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
Gestão de processo Dutra 2017.
TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Tipos de Marketing
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Administrando a Comunicação de Marketing
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Fusões e Aquisições.
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Desenvolvimento Organizacional
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teoria Estruturalista
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Administração de Marketing
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
inovação e design na educação
Gestão Estratégica de Operações
Kaizen.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
A Importância das TIC na Restauração
A CHAVE DO SUCESSO ORGANIZACIONAL
Região: É a busca por fragmentos do espaço geográfico que apresentam internamente características semelhantes, de acordo,
ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS. AULA 4.1 PROFº ME. WALDMIR ASSIS
FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM OPERAÇÕES
Teorias da Administração Aula 04
Mudanças e transformações na área de recursos humanos
A Nova Economia Principais mudanças que estão transformando a economia: A globalização As revoluções tecnológicas, especialmente na área de computação,
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
Gestão da Logística de Distribuição
Gestão de Pessoas.
Organização: tipologia, processo e aspectos da prática
Planejamento estratégico
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
COMUNICAÇÃO INTERNA TRABALHOS DE RISCO.
Gestão Estratégica de Operações
As organizações vistas como cérebros
Produção industrial.
GESTÃO DE PROJETOS - 1 Escola de Engenharia de Lorena
1 Professor José Correia - Administração da Produção e Operações ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Just in time.
Transcrição da apresentação:

MODELOS DE GESTÃO Aspectos emergentes de organização AULA 3.4 1 Profº Paulo Martins

A ênfase na competitividade e na sustentabilidade; MODERNAS ABORDAGENS A ênfase na competitividade e na sustentabilidade; Técnicas de redução e de enxugamento, como a reengenharia de processos, fábricas enxutas, just-in-time, organizações virtuais e as organizações em redes de equipes Necessidade de gerir os negócios de maneira mais simples, econômica, ágil e competitiva 2 Profº Paulo Martins

Competitividade é o diferencial MODERNAS ABORDAGENS As organizações atuam em um ambiente em que as dimensões de tempo e espaço se transformam rapidamente Competitividade é o diferencial Empowerment e Administração Participativa 3 Profº Paulo Martins

possibilita melhor atuação das empresas Configurações de equipes mais utilizadas atualmente: A Estrutura em Rede: O organograma é circular e estrelado, interligando todas as organizações participantes da rede )São interligadas por uma pequena organização central) possibilita melhor atuação das empresas 4 Profº Paulo Martins

Configurações de equipes mais utilizadas atualmente: A estrutura em rede possibilita melhor atuação das empresas na competitividade global, na flexibilidade para conduzir mudanças e manter uma estrutura enxuta, reduzindo custos Cuidado com controle, riscos, incertezas, menor lealdade dos funcionários e necessidade de capacitação intensa do pessoal 5 Profº Paulo Martins

Configurações de equipes mais utilizadas atualmente: A estrutura virtual é mais uma configuração contemporânea originada pela evolução tecnológica Com a moderna tecnologia, as dimensões de tempo e de espaço estão tendendo respectivamente à instantaneidade e à virtualidade, ou seja, estão dispensando instalações físicas A organização virtual é extremamente simples, flexível e ágil e totalmente assentada na tecnologia da informação 6 Profº Paulo Martins

Um exemplo de Estrutura Virtual é a Amazon, que é a maior livraria virtual do mundo e que não tem livros, estantes ou lojas, mas que interliga autores, editoras, vendedores, atacadistas e compradores por meio de seus sistemas em qualquer lugar do mundo. A Estrutura Virtual é “uma rede virtual de comunicações que amarra e integra o sistema, aproximando eletronicamente pessoas fisicamente distantes e separadas” 7 Profº Paulo Martins

A estrutura organizacional invertida (voltada para o cliente) 8 Profº Paulo Martins

A configuração da estrutura organizacional define como a empresa funciona, o que significa que todos na empresa se orientam pelo modelo escolhido pela empresa. Assim, você acredita que todas as empresas podem praticar o trabalho flexível? Por quê? 9 Profº Paulo Martins