Gestão da Cadeia de Suprimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Advertisements

A EVOLUÇÃO DA LOGÍSTICA
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Eras da logística NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 2.
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Logística Integrada Fabricante Fornecedor de Insumos Distribuidor
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Unidade 09 - Questões Thiago Raymon Pedro Hatsuia.
Logística Reversa
MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing.
Da Logística ao Supply Chain Management O que é Logística:  Origem: palavra Francesa “loger” = “alojar”  Militares “rte de transportar, abastecer e alojar.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
DIAS DE AULA 11/08- 17/08 18/08- 24/08 25/08- 31/08 01/09- 08/09- 14/09 15/09- 21/09 22/09- 28/09 29/09- 05/10 06/10- 19/10 20/10- 26/10 27/10- 09/11-
CIM – Computer Integrated Manufacturing Prof. Dr. Airton Nabarrete FEI / IECAT.
Logística e Cadeia de Suprimentos
EAD-667 Logística e Cadeia de Suprimentos
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Projetos Especiais Gerenciamento Manuseio & Desmobilizaçao Armazenagem
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Unidade 2 – Processos Logísticos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
PNV – 3411 LOGÍSTICA E TRANSPORTES RUI CARLOS BOTTER
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
Embalagem.
Distribuição Física.
Sistemas Agroindustriais
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
RECAPITULANDO O CONCEITO
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
Gestão da Cadeia de Suprimentos
TI / NA GESTÃO DE TRANSPORTES
A Importância das TIC na Restauração
Aula 08: Ambiente do Suprimento
Logística e Gerenciamento da
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Caminho particular pelo qual os produtos passam – centros de distribuição, atacadistas e varejistas, até os consumidores. Conjunto.
MargemMargem Margem Margem ESTOQUE E COMPRAS 1 MargemMargemMargemMargem Margem INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA.
Software para Gestão Empresarial
Gestão da Logística de Distribuição
CADEIA DE SUPRIMENTO PROF. RENATO BEZERRA.
CADEIA DE VALOR.
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico
LOGÍSTICA.
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Custo De Distribuição.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Logística Yuri Simão 2014.
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
LOGÍSTICA DE EVENTOS Prof. Fabrício Lucena.
Logística e Gerenciamento da
ESTOCAGEM E ARMAZENAMENTO. Estocagem e Armazenamento 1. Fundamentos e técnicas de logística aplicada ao armazenamento e à distribuição física de mercadorias.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Germano Demathe Alencar 2019.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
CUSTOS LOGÍSTICOS.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
ECR RESPOSTA EFICIENTE AO CONSUMIDOR Alunos: Débora, Daniela, Geisa, Luana, Margareth, Viviane, Alexandre, Felipe, Fabiano.
TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Software para Gestão Empresarial
Logística Industrial Segunda avaliação Professor: DANIEL BARBOSA Engenheiro mecânico.
Transcrição da apresentação:

Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período

Da Logística ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Na sua origem o conceito de Logística estava ligado às operações militares; Era considerada uma atividade de retaguarda e sem prestígio; Nas empresas não era diferente. A logística não era vista como um ponto estratégico, e não agregava valor ao produto.

Da Logística ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Desde a 2ª Guerra Mundial a Logística apresentou uma evolução continuada, sendo considerada um elemento estratégico dentro do conceito da cadeia produtiva integrada; O produto ao sair da fábrica tem um valor intrínseco agregado, mas esse valor ainda está incompleto. Para usufruir em sua plenitude o produto tem que chegar ao consumidor.

Valores Agregados à Logística Logo o sistema logístico agrega valor ao produto: Valor de Lugar; Valor de Tempo; Valor de Qualidade; Valor de Informação.

Valores Agregados à Logística Valor de Lugar Para que o consumidor possa usufruir o produto em toda sua plenitude, é necessário que a mercadoria seja colocado no lugar desejado; Determinado produto só terá seu valor percebido pelo cliente se este estiver próximo e disponível para o consumo imediato, para que isto seja possível é necessário que uma operação bem planejada seja aplicada na distribuição destes produtos de um ponto de distribuição até o ponto de venda Ex. Produtos na gôndolas; vendedor de bebidas num estádio.

Valores Agregados à Logística Valor de Tempo Atualmente há uma grande preocupação com a redução dos estoques e custos e, simultaneamente, com a busca da satisfação do cliente, implicando que a entrega do produto seja feita dentro do prazo combinado. Ex. Jornais diários; compras pela internet.

Valores Agregados à Logística Valor de Qualidade Admitindo que o produto seguiu corretamente sua trajetória até chegar ao cliente, cumprindo os prazos estabelecidos, é importante que todos os requisitos esperados sejam atendidos. Ex. Produtos perecíveis, especificações técnicas atendidas.

Valores Agregados à Logística Valor da Informação Muitas empresas fornecem aos clientes informações que permitem o rastreamento do pedido, ou especificações técnicas adicionais àquelas presentes nas embalagens tradicionais. Ex. rastreamento, manuais de instrução, informações técnicas em sites, chats para suporte...

Valores Agregados à Logística A moderna Logística agrega valor de lugar, tempo, qualidade e informação à cadeia produtiva. Busca eliminar do processo tudo que não tenha valor para o cliente, ou seja, tudo que acarrete apenas custo e perda de tempo. Busca otimização dos recursos, pois ao mesmo tempo que se busca eficiência e melhoria de serviços, a competição obriga as empresas a uma redução contínua dos custos.

Valores Agregados à Logística Logística é.... o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

Logística Moderna Busca incorporar: Prazos previamente acertados e cumpridos integralmente ao longo de toda a cadeia; Integração efetiva e sistêmica entre todos os setores da empresa; Integração efetiva e estreita (parcerias) com fornecedores e clientes; Busca da otimização global, envolvendo a racionalização dos processos e a redução de custos; Satisfação plena do cliente, mantendo nível dos serviços.

Elementos básicos da Logística

Cadeia de Suprimentos Definição: O longo caminho que se estende desde as fontes de matéria-prima, passando pela fabricação dos componentes, pela manufatura do produto, pelos distribuidores e chegando finalmente ao consumidor final através do varejista constitui a cadeia de suprimentos.

Cadeia de Suprimentos

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management: É a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente. Processo Ganha-ganha.

Fluxos Logísticos

O Cliente é o Rei