Introdução à Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração e outros conceitos O que é Administração? Gestão de negócios públicos ou particulares. Ordenar os fatores de produção e controlar a sua.
Advertisements

Conteúdo da Seção  Conceitos fundamentais de estratégia de marketing  Análise do microambiente de negócios  Análise do macroambiente de negócios.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
Perguntas 1)A logística foi utilizada, primeiramente, em que contexto ? 2)Em um macroambiente, distingue as mudanças de caráter laminar das caráter turbulento.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo corporativo AULA 7 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
PROCESSOS BÁSICOS DA GESTÃO DE PESSOAS.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE POSITIVO.
PROF . PAULO ROBERTO LEITE
Introdução ao Comportamento Organizacional
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
MARKETING DE VAREJO E SERVIÇOS
PIM II Recursos Humanos Cronograma
Administração de serviços 7º período
Estruturas Organizacionais Tradicionais
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Logística Empresarial UNIDADE 3
Manual do Participante
Gerenciamento da Responsabilidade Social
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
Professor Douglas Pereira da Silva
Pesquisa Mercadológica
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Marketing Planejamento Estratégico em Logística
Planejamento de estratégias:
Alunas: Janete Arcari Sibila Persici Suiani Silva
Aula 6.1 O elo entre as estratégias da unidade de negócio e as estratégias funcionais WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica:
Introdução à Administração
4º Encontro Nacional Qualidade em Saúde
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Planejamento Estratégico
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo corporativo
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL
A controladoria na empresa
Sistema de Gestão Econômica: Visão Sistêmica da Empresa
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Comportamento do Consumidor
LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO PLANO DE ENSINO
Direção Aluna: Bruna Dal Pizzol Professor: Odivar Marcos Bonetti
Administração de Novos Negócios
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Introdução à Administração
Gestão da Logística de Distribuição
Apresentação do Plano Empresarial
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Técnico em Logística People Alexandre Ribeiro Rosa
Sucedido, dê o máximo de si.
Introdução à Administração de Materiais
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Prof. Alberto Martins Júnior
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico para Exportação
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
8 – ESTOQUE - MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Gestão de Marketing Gestão da Distribuição Carlos Freire.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
EMPREENDEDORISMO.
LOGÍSTICA DE EVENTOS Prof. Fabrício Lucena.
Logística e Gerenciamento da
Nome da empresa Plano de negócios.
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Gestão do ensino nas Instituições de Educação Superior
Os quatro Ps do Marketing
Transcrição da apresentação:

Introdução à Administração Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Profa. Marília Sant’Anna

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Nesta aula vamos estudar sobre... A importância da área de operações para o sucesso das organizações; As principais atividades desenvolvidas; Como a Área de Operações pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais.

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES SISTEMA DE OPERAÇÕES Transformar Insumos ou Matérias-primas em... ... Produtos ou Serviços acabados que atendam as necessidades e desejos dos consumidores

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Lembra de nossa 1ª. Aula???!!

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Uma das principais áreas funcionais da organização Responsável pela transformação das necessidades e dos desejos dos clientes em produtos e serviços concretos Demanda boa comunicação com os diversos Departamentos da empresa Necessidade de gestão de relacionamentos com fornecedores (responsáveis pelos insumos necessários ao sistema de operações da organização).

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES DENOMINAÇÕES:

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES GERENTE DE OPERAÇÕES Formula ESTRATÉGIAS de acordo com os OBJETIVOS da organização para manter VANTAGEM COMPETITIVA Transformar INSUMOS em RECURSOS com Eficiência, Eficácia e Efetividade TOMADA DE DECISÃO: Produtos e serviços que serão produzidos Capacidade produtiva (demandas) Layout Projetos de produtos ou serviços Planejar e controlar a produção Organizar o trabalho Administrar estoques

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES PLANEJAMENTO – Maior destaque / Natureza Técnica ORGANIZAÇÃO – Organização adequada dos recursos DIREÇÃO – Motivação / Liderança da equipe CONTROLE – Maior destaque / Natureza Técnica

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Papel estratégico para obter vantagem competitiva sobre os concorrentes Permite agregar maior valor junto aos clientes Permite alcançar a meta por meio da gestão eficiente do seu processo de transformação

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES A natureza dos bens produzidos é o que diferencia as organizações

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES A natureza dos bens produzidos é o que diferencia as organizações

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES A natureza dos bens produzidos é o que diferencia as organizações

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Prioridades competitivas: atuar conforme Missão, Visão e Objetivos Estratégicos da organização * Custo baixo * Preço acessível ao consumidor * Margem de Lucro

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Prioridades competitivas: atuar conforme Missão, Visão e Objetivos Estratégicos da organização * Custo baixo * Preço acessível ao consumidor * Margem de Lucro * Diferenciação da empresa * Satisfação dos clientes

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Prioridades competitivas: atuar conforme Missão, Visão e Objetivos Estratégicos da organização * Custo baixo * Preço acessível ao consumidor * Margem de Lucro * Diferenciação da empresa * Satisfação dos clientes * Produção * Entrega * Desenvolvimento

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Prioridades competitivas: atuar conforme Missão, Visão e Objetivos Estratégicos da organização * Custo baixo * Preço acessível ao consumidor * Margem de Lucro * Diferenciação da empresa * Satisfação dos clientes * Produtos e serviços confiáveis * Produção * Entrega * Desenvolvimento

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Prioridades competitivas: atuar conforme Missão, Visão e Objetivos Estratégicos da organização * Custo baixo * Preço acessível ao consumidor * Margem de Lucro * Produtos e serviços customizados * Diferenciação da empresa * Satisfação dos clientes * Produtos e serviços confiáveis * Produção * Entrega * Desenvolvimento

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA DE OPERAÇÕES ASPECTOS: Projeto de Produto ou Serviço Capacidade de Produção Planejamento da Localização – empresa, fornecedores, clientes Planejamento do Processo de Produção Planejamento do Arranjo Físico - Layout

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Finalizando... Que fatores influenciam as Operações?

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Que fatores influenciam as Operações?

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES A Área de Operações administra o processo de transformação de insumos em produtos ou serviços Cuida desde a aquisição da matéria prima até a entrega do produto final ao consumidor. O sistema de operações abrange o planejamento do produto, a capacidade de produção, a escolha da localização, os processos de produção e os layouts mais adequados ao processo de transformação.

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES A Área de Operações deve trabalhar em estreita ligação com marketing e vendas.   Outras atividades de grande importância desenvolvidas pela Área de Operações são: * Planejamento e Controle da Produção * Administração de Estoques * Administração da Logística e da Distribuição.  

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Nesta aula estudamos sobre... A importância da área de operações para o sucesso das organizações; As principais atividades desenvolvidas; Como a Área de Operações pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais.

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Agradecimentos finais! “Não nascemos para passar nossos dias em desespero, lamentando o triste destino. Não nascemos para desperdiçar a vida com preguiça, pois com isso nossos dias serão de arrependimentos. Nascemos para bailar de alegria e felicidade em um grande drama da vitória do povo, superando as inúmeras dificuldades e tribulações e dissipando as nuvens da escuridão. Seja corajoso!”. (Livro Nova Revolução Humana Vol. 22 Prof. Daisaku Ikeda)

Aula 7: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES Profa. Marília Sant’Anna Doutoranda do PPG-MA (UERJ), Mestre em Projetos Sociais (FGV), MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Inovação (HSM Management), Especialista em Gestão de Projetos (IBMEC), Especialista em Educação Empreendedora (FDC), Pós Graduada em Administração e Gerência Empresarial e também em Docência do Ensino Superior (UCAM), Administradora. Em 1994, iniciou seus trabalhos no Sebrae/RJ e, em 2001, a carreira como docente da Universidade Estácio de Sá, nos cursos de Graduação e MBA. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6775590495869200