Foco do artigo: Este artigo foca na importância da inter-relação e formação continuada no atuar da tutoria e da equipe de coordenação de conteúdo. Fonte:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DA 2a FASE Ribeirão das Neves. 4a OFICINA MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO: O FORTALECIMENTO DO TRABALHO DA REDE DE PROTEÇÃO 14 de julho.
Advertisements

Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Programação Formação Continuada 2016
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Introdução a Educação a Distância
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Universidade Federal do Espírito Santo
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
Coordenação: Vani Kenski
PROFESSORES E FORMADORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Universidade Federal de Pelotas
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
GRUPOS.
Disciplina de Preparação Pedagógica Fellipy – Ivan
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
TÍTULO DO ARTIGO Autor (Instituição) Co-Autor (Instituição)
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
inovação e design na educação
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Rogério Bandeira de Melo Moreira
O QUE É O PEDAGOGO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Profª. Luciana Eliza dos Santos
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
FUNDAMENTOS PARA O CUIDAR São Luís - MA Instituto Florence de Ensino Superior AUTORES: Ana Cleudes Alves dos Santos Elciene Jessyka Nascimento Santos Liziene.
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
VIII Fórum Institucional de Ensino
VIII Fórum Institucional de Ensino
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

A INTER-RELAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS AGENTES NA CENTRAL DE TUTORIA DO SEBRAE

Foco do artigo: Este artigo foca na importância da inter-relação e formação continuada no atuar da tutoria e da equipe de coordenação de conteúdo. Fonte: Shutterstock

A Central de Tutoria e seus agentes

Inter-relação e formação continuada entre tutoria e coordenação de conteúdo É um sistema vivo, dinâmico, complexo, com padrões de comportamento próprios que transcendem os comportamentos singulares, tornando-se essencial para que haja unidade e sistematização das ações junto aos alunos. Porque viabiliza confrontação de ideias, trocas de experiências, compartilhamento de estratégias pedagógicas e técnicas. Fonte: Shutterstock

O processo de formação continuada como fator crítico de sucesso Clareza dos temas a serem trabalhados por meio do diagnóstico, planejamento e metodologia, com diretrizes e objetivos entre todos os envolvidos. 2º Fator Internalização do conhecimento, entendido como mudança de prática e postura, é preciso que os agentes sintam a necessidade de tal aprendizado, tenham dedicação, organização de tempo para sua formação e autoconfiança. 3º Fator Aplicação imediata do conhecimento. Todo o conhecimento adquirido no decorrer da formação precisa ser aplicado junto aos alunos, para que possa ser experimentado e testado. 4º Fator Avaliação e planejamento de novas estratégias pedagógicas de aplicabilidade de conteúdo na realidade do aluno.

A aplicabilidade do processo de formação continuada Aspectos didático-pedagógicos Aspectos técnicos de conteúdo Inter-relação (relação mútua) Formação continuada Repensar a ação por meio da reflexão com embasamento teórico, culminando em uma nova ação.

A aplicabilidade do processo de formação continuada Especificidades de projeto. Atribuições da tutoria e Coordenação de Conteúdo. Funcionalidades do sistema. Curso online de formação inicial Fórum bimestral: com reflexões teóricas, discussões, compartilhamento de percepções e desenvolvimento de melhores práticas a serem adotadas pelos tutores. Aspectos didático-pedagógicos Webconference bimestral: reflexões, discussões e trocas de experiências relacionadas ao conteúdo de cada curso e sua aplicabilidade no contextual profissional dos alunos. Aspectos técnicos de conteúdo

Os resultados na prática - visão da tutoria Figura 1: Satisfação geral da equipe de tutoria. Fonte: Autoria própria.

Parcialmente satisfeito Os resultados na prática da atuação da tutoria - visão dos alunos Os resultados apresentados anteriormente também refletem positivamente na satisfação dos 2.848.299 alunos atendidos ao longo dos quatro anos, como é demonstrado no quadro a seguir: Pergunta Satisfeito Parcialmente satisfeito Insatisfeito 2013 Em relação ao tutor quanto à linguagem, estímulo, interação, ajuda e atendimento durante sua participação no curso. 91,05% 8,36% 0,59% 2014 92,50% 6,94% 0,56% 2015 92,45% 7,13% 0,42% 2016 91,14% 8,29% 0,57% Total 91,79% 7,68% 0,54% Quadro 1: Satisfação geral dos alunos com os serviços prestados pela tutoria Fonte: Autoria própria.

Depoimento espontâneo de aluno Desejo elogiar o curso do MEI - microempreendedor individual disponibilizado no portal ead.sebrae.com.br, principalmente, a Tutora Eliane Cristine Cerqueira, por responder meus questionamentos. Fiz outros cursos online em que minhas perguntas nunca foram respondidas. Com isso percebo que os cursos disponibilizados pelo SEBRAE são acompanhados por excelentes profissionais, trazendo mais seriedade e credibilidade para a instituição. Obrigado por tudo. (Aluno: Paulo, curso MEI)

Considerações finais Estabelecer inter-relação entre tutoria e equipe de coordenação de conteúdo no processo de formação continuada não são tarefas fáceis, precisa haver diálogo, significado, caminhar lado a lado em prol de um mesmo objetivo, “ o processo de aprendizagem do aluno. É preciso que a instituição tenha um bom planejamento, estratégias focadas na prática diária dos tutores, realize as adaptações necessárias continuamente, tenha profissionais comprometidos e ferramentas tecnológicas capazes de dar sustentação a todo o processo.

A inter-relação e formação continuada se retroalimentam. Considerações finais A inter-relação entre as equipes de trabalho e a formação continuada com foco na aplicabilidade imediata do conhecimento, se apresentam como pilares para a obtenção dos resultados de qualquer projeto de EAD. A inter-relação e formação continuada se retroalimentam. Tais estratégias contribuem com os bons resultados da Central de Tutoria do SEBRAE e podem servir como referência de boas práticas para outras instituições que atuam com EAD.

Autores Ana Paula Archer de Arruda Borges - DOT digital group - anaborges00@hotmail.com Andreia Sardagna Sudoski - DOT digital group - andreia.sudoski@dotgroup.com.br Cláudio dos Santos Lino - DOT digital group - claudio.lino@dotgroup.com.br Janaina da Silva Cardoso Cassel - DOT digital group - janaina.cassel@dotgroup.com.br Leonardo Cabral - DOT digital group - leonardo.cabral@dotgroup.com.br Rafaela Carvalho de Oliveira - DOT digital group - rafaela.oliveira@dotgroup.com.br Rosiane Petry - DOT digital group - rosiane.petry@dotgroup.com.br Sônia Inez Grüdtner Floriano - DOT digital group - sonia@dotgroup.com.br Vinicius Silva Bastos - SEBRAE NAC - vinicius.bastos@sebrae.com.br

Obrigada! Sônia Inez Grüdtner Floriano - DOT digital group sonia@dotgroup.com.br