FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA Profa. Dra. Adriana Aparecida Paz Profa. Dra. Marcia Rosa da Costa Profa. Dra. Alessandra Dahmer Profa. Dra. Maria Eugênia Bresolin Pinto UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE Setembro 2017 http://unasus.ufcspa.edu.br/
APRESENTAÇÃO DO TEMA Contextualização do Curso de Especialização em Saúde da Família Processo de Avaliação dos Tutores Processo de Seleção de Tutores Práticas de Atuação dos Tutores Formação de Tutores
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO Situação dos alunos 2011-2017 Em curso 1.035 Tutores ativos 24 Egressos 2.042
CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO Matriz Curricular do Curso E I X O 1 E I X O 2 Campo de Saúde Coletiva - 190h Núcleo Profissional - 180h Trabalho Conclusão de Curso - 20h Instrumentalização em Educação à Distância – 10h UE - Prática Clínica – 180h Encaminhamento do TCC para avaliação Portfólio UE1 - Organização da Atenção à Saúde – 40h Casos Complexos (30) Defesa Pública do TCC (presencial e oral) Projeto de Intervenção UE2 - Instrumentos para Organização da APS – 60h Objetivo do Curso: Possibilitar aos profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros e odontólogos) a ressignificação e qualificação em serviço, de suas práticas em Unidades Básicas, na Estratégia de Saúde da Família, a partir da problematização de ações cotidianas no trabalho com atenção primária à saúde. UE3 - Gestão do Cuidado em APS – 80h
Pressupostos Teóricos CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO Pressupostos Teóricos Processo de Aprendizagem Pedagogia Relacional Aluno Tutor Construção do Conhecimento Interação S O Mediação-Intervenção Tutor oportuniza a interação do aluno com a turma e com o objeto de estudos. Tutor = Educador = Professor Papel importante no processo de ensino/aprendizagem Aprendizagem Ativa
Orientador do aluno na organização e acompanha-mento do curso CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO Quem é o Tutor? Mediador do processo pedagógico junto a estudantes geograficamen-te distantes Orientador do aluno na organização e acompanha-mento do curso Motivador do processo de aprendizagem (frequência, participação e realização) Orientador e auxiliar no esclarecimento de dúvidas sobre os conhecimentos abordados
PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES Processo diferenciado: oferece a formação para Tutoria durante o processo seletivo Análise de Currículo Memorial Descritivo Entrevista via Skype Participação e Desempenho no Curso de Formação de Tutores
Curso de Formação em EaD PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES Curso de Formação em EaD
Curso de Formação em EaD PROCESSO DE SELEÇÃO DE TUTORES Curso de Formação em EaD Atividade Presencial Apresentação da UNASUS, do Curso de Especialização em Saúde da Família e do Curso de Formação de Tutores Relação do tutor à distância com as ações pedagógicas Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (MOODLE) e suas ferramentas; Exercícios de pesquisa de dados e configuração de indicadores epidemiológicos Atividades a Distância Apresentação de Conceitos em EaD Fundamentos do ensino à distância (Hot potatoes - palavras cruzadas) Fundamentos de APS (glossário) Entrega da atividade sobre Indicadores de saúde (envio de arquivo único) Fundamentos de APS (chat) Discutindo EaD (Fórum) Ética na EaD e Avaliação em EaD (texto colaborativo: wiki, pesquisa em websites) Questionário sobre avaliação (mensagens de resolução de situações de educação à distância)
Organização Pedagógica da Tutoria FORMAÇÃO DE TUTORES Organização Pedagógica da Tutoria Coordenação Pedagógica Coordenação de Tutoria EIXO 1 Tutor EIXO 2 GRUPOS ATÉ 50 ALUNOS EIXO 1 GRUPOS ATÉ 40 ALUNOS EIXO2
FORMAÇÃO DE TUTORES Papel do Tutor mediação do ensino e aprendizagem a distância parceria, constituindo-se em estímulo para a aprendizagem e incentivo à reflexão atuação voltada para a concretização dos princípios de autonomia e aprendizagem, contribuindo para a constituição de espaços colaborativos de aprendizagem
Formação Continuada dos Tutores Orientações e referenciais em relação ao processo de Tutoria Manual do Tutor Encontros com a Coordenação Pedagógica e Coordenação de Tutoria para estudos e construções conjuntas Atividades Presenciais com Coordenação Pedagógica Orientações e Escuta: processo pedagógico e todas as dimensões da aprendizagem Reuniões semanais via Skype com Coordenação de Tutoria Formação Continuada dos Tutores FORMAÇÃO DE TUTORES
Ação de troca; ação recíproca Atuação dos Tutores PRÁTICAS DE ATUAÇÃO DOS TUTORES diálogo aluno tutor Ação de troca; ação recíproca Interação Mediação Intervenção
PRÁTICAS DE ATUAÇÃO DOS TUTORES
PRÁTICAS DE ATUAÇÃO DOS TUTORES
PRÁTICAS DE ATUAÇÃO DOS TUTORES
PRÁTICAS DE ATUAÇÃO DOS TUTORES
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA TUTORIA Avaliação do tutor Coordenador Aluno Tutor
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA TUTORIA Avaliação do Curso pelos Alunos (n=811) no critério Tutoria
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA TUTORIA Avaliação do Curso pelos Alunos (n=811) no critério Tutoria
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA TUTORIA Avaliação do Curso pelos Alunos (n=811) no critério Tutoria A tutoria foi considerada satisfatória Considera-se relevante a atuação de tutores com ampla vivência em APS permitindo a troca de saberes e conhecimentos com alunos-profissionais, qualificando o processo de trabalho e assistência. 87,3%
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA TUTORIA Auto-Avaliação dos Tutores
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA TUTORIA Auto-Avaliação dos Tutores
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA TUTORIA Auto-Avaliação dos Tutores
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA TUTORIA Auto-Avaliação dos Tutores
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA TUTORIA Avaliação da Coordenação de Tutoria
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA Profa. Dra. Adriana Aparecida Paz Profa. Dra. Marcia Rosa da Costa Profa. Dra. Alessandra Dahmer Profa. Dra. Maria Eugênia Bresolin Pinto UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE Setembro 2017 http://unasus.ufcspa.edu.br/ adrianap@ufcspa.edu.br