Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKIANA PARA A EDUCAÇÃO
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
O céu de estrelas foi a primeira tela a seduzir os olhos do homem e para ele que a humanidade lançava suas perguntas e projetava seu instinto de criar.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 06 Planejamento de ensino e os objetivos educacionais: específicos e geral.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Educação Híbrida na Escola.
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
desafios, compromissos e respostas
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Universidade Federal do Espírito Santo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Especialização em Docência do Ensino Superior
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Análise e Observação Institucional
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação Escolar um compromisso
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Plano da Disciplina: Filosofia.
Mapas Conceituais.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA
em Educação em Direitos Humanos
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
ANO 2 UNIDADE 1.
Oficina de Serviço Social
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Práticas Essenciais na Alfabetização
Transcrição da apresentação:

Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação Auxiliadora Padilha UFPE

Para falar sobre Tecnologias na Educação quero tensionar sobre: Inclusão Digital como direito humano Como se aprende com tecnologias

Coreografias Didáticas X Coreografias Institucionais

Inclusão Digital como Direito Humano Incluir-se = ter a opção de fazer parte de algo; “A luta pela inclusão é a luta para que os sujeitos tenham opção para sua emancipação digital” (PADILHA, 2013). Diversos graus de acesso à tecnologia da informação (Warschauer, 2006); Não considerar uma divisão bipolar (ter ou não ter).

Inclusão Digital como Direito Humano “A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto”. Freire, 1988, p. 19.

Inclusão Digital como Direito Humano Excluídos Digitais: Sujeitos privados de condições para exercerem atividades produtivas, culturais, afetivas etc., de seu interesse, no contexto da cibercultura, que promovam sua emancipação. Ser incluído digital, hoje, é essencial para dominar as demais condições sociais... Opção! Do sujeito e não do professor!

Para aprender... Metacognição - saber como se aprende e sobre o que se sabe; Responsabilidade e consciência do seu papel; Autonomia; Protagonismo; Colaboração; Planejamento - ação - reflexão - ação (processo constante).

Metacognição – o que é? Cognição = aprender Metacognição = conhecer como se aprende ... a faculdade de conhecer o próprio ato de conhecer... Consciencializar, analisar e avaliar como se conhece. Conhecimento do próprio conhecimento, avaliação, regulação e organização dos próprios processos cognitivos. Também exerce influência na motivação. Conhecimento sobre o conhecimento; Controle ou autorregulação. (...) “utilização de estratégias para adquirir, organizar e utilizar o seu conhecimento e regular o seu próprio processo cognitivo”. RIBEIRO, C. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. In: Psicologia: reflexão e crítica, 2003. 16 (1), p. 109-116.

Para ensinar Entender os estilos de aprendizagem; Como estudam e aprendem os nossos alunos? Ensinar a pensar; Promover oportunidades de aprendizagem profunda e significativa; Organizar cenários educativos criativos, imersivos, interativos, flexíveis, significativos.

Aprendizagem e ensino na era digital Como se aprende em ambientes imersivos e interativos? Como ensinar aos alunos a serem autônomos sobre sua própria aprendizagem para que sejam conscientes de suas aprendizagens e necessidades? Como acompanhar as aprendizagens de seus alunos, considerando a diversidade de estilos e percursos de aprendizagem? Aprendizagem e ensino na era digital

dorapadilha@gmail.com