Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação Híbrida na Escola.
PROJETO. PROJETO NEUROEDUCAÇÃO Escola: Colégio Estimoarte Cidade: Florianópolis (SC) Categoria: Cidadania Professor responsável: Sandra Mara Costa.
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Profª. Drª. Adriana Clementino Profª. MSc. Diólia de Carvalho Graziano
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
Coordenação: Luciana Danielli
XXII Workshop de Informática na Escola (WIE)
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
Jovens Empreendedores
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Transposição Didática
Percepções dos Discentes Acerca da Utilização do Projetor
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
NÚBIA Rosa, José VALDENI De Lima, LEANDRO Krug Wives, ALEXANDRE Hauber
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EAD:
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Professora Mestre Silvana Leodoro Universidade Metropolitana de Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Mapas Conceituais.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Habilidade X Relacionamentos: receitas para o sucesso
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
em Educação em Direitos Humanos
Como conviver sem o uso excessivo do celular
Funcionalidades do DM utilizadas pelos docentes
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
O USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA. CONTEXTUALIZAÇÃO Atualmente é inevitável não conhecer jovens que não continham um aparelho celular. A tecnologia.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ESCOLA PADRE REUS MATEMÁTICA – 1 ANO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O Significado de Pesquisar
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

https://www.youtube.com/watch?v=OINa46HeWg8

Contextualização O fenômeno Phubbing é predominantemente atual e cada vez mais comum. O surgimento das Tecnologias de Informação e comunicação (TICs) e a crescente utilização de mídias móveis são fatores que fazem com que esse fenômeno venha ganhando cada vez mais força, por causarem cada vez mais o afastamento na interação face-a-face.

Problematização Quais são as causas do uso excessivo dos dispositivos móveis? Como as pessoas se sentem ou reagem ao serem ignoradas?

Problematização Descrever e analisar como professores e jovens de SP e Região compreendem, fazem mediações e narram suas experiências com os dispositivos móveis em sala de aula, bem como identificar experiências exitosas/criativas/diferenciadas de usos de tais dispositivos em processos educativos, a partir da experiência de si (autobiográfica) e da experiência do outro (heterobiográfica).

A presença dos dispositivos móveis na vida dos docentes e discentes, é observada a partir de um olhar potencializador de novos usos educativos, porém não serão desprezadas as preocupações existentes em razão das mudanças de comportamento resultantes dos usos constantes de tais dispositivos e, nesse sentido, as atividades da pesquisa-formação poderão contribuir, inclusive, num processo de conscientização desses agentes, pois, como já afirmava McLuhan (1974) há um fascínio na interação homem-máquina e por vezes, em tais interações, as máquinas atuam como extensão dos sentidos humanos.

Metodologia Qualitativa e Quantitativa Coleta de dados quantitativos através de um questionário, com aproximadamente 1.200 (duzentos) alunos do ensino médio, disponibilizado de forma on line via software Qualtrics, que buscará identificar a percepção que tais alunos possuem do fenômeno phubbing, como se dá tal percepção, com relação às relações que se estabelecem na escola, com os conteúdos curriculares, com os docentes, com os colegas, enfim, como os alunos estabelecem relações com os dispositivos móveis de informação e comunicação em suas vidas e como refletem acerca dessas relações. Narrativas docentes e discentes que serão posteriormente interpretadas a luz da pesquisa narrativa e da abordagem hermenêutico- fenomenológica (FREIRE, 2012).

Resultados Esperados: Melhor percepções da presença do fenômeno phubbing em sala de aula através do uso Instrumento de pesquisa: questionário on line aplicado com aproximadamente 400 alunos de escolas públicas e privadas de SP e região; Coleta de narrativas docentes e discentes sobre o fenômeno phubbing e os usos realizados de dispositivos móveis em sala de aula – Instrumento: conversas hermenêuticas; Identificação de usos pedagógicos inovadores dos dispositivos móveis em atividades educativas e narrativas docentes e discentes de tais usos - Instrumento: conversas hermenêuticas. Divulgação intensiva dos resultados da pesquisa.

Resultados Esperados: Teoria do deslocamento da mídia (media displacement theory) Análise de um questionário sobre jovens brasileiros, moradores de cinco grandes cidades do Brasil (N=400), buscando identificar como compreendem e lidam com as tensões entre as mídias móveis e a interação face-a-face em cinco categorias (a) família (ambiente doméstico), (b) amigos (laço social forte), (c) colegas de escola e/ou de trabalho, (d) namorado/namorada (âmbito social íntimo), (e) conhecidos/estranhos (laço social fraco);

Resultados Esperados: também, quais tipos de conteúdo digital são consumidos e/ou produzidos durante o ato do phubbing e por que, também em cinco categorias (a) conteúdo de vídeo, (b) conteúdo de áudio, (c) conteúdo multimídia, (d) games e (e) aplicativos específicos de mensageiros.

A percepção de cometer Phubbing

A percepção de cometer Phubbing

A percepção de cometer Phubbing

O comportamento com o celular

O uso de internet

O uso de internet

Frequência de utilização de ferramentas

Frequência de utilização de ferramentas

Frequência de utilização de ferramentas