Celmar Corrêa de Oliveira Mára Lúcia Fernandes Carneiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Desenvolvimento Regional
Advertisements

OBJETIVOS Uso do Poder das Compras Governamentais como política de desenvolvimento econômico regional, de forma sustentável, de distribuição de renda e.
Uso do Poder das Compras Governamentais como política de desenvolvimento econômico regional, de forma sustentável, de distribuição de renda e de diminuição.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
O ensino de História: teoria e prática
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
Profª. Drª. Adriana Clementino Profª. MSc. Diólia de Carvalho Graziano
“O Passo-a-passo para a criação de uma APAC”
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
Participação discente na gestão da escola médica
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Introdução a Educação a Distância
Professor Douglas Pereira da Silva
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS, COLABORATIVOS
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
EAD - Educação a Distância
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
inovação e design na educação
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas Discentes: Janires Silva Ozane Rebouças Roberto Castro Taíza Oliveira.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
23 ° CIAED - Metodologias ativas e tecnologias aplicadas à Educação
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM:
DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NA LÍNGUA INGLESA EM EAD
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Zabalza, Miguel a. Os professores universitários.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
Evasão e Redução de Matrículas: Os desafios na área de Administração
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Transcrição da apresentação:

Referenciais éticos da educação a distância: uma experiência em cursos da UERGS Celmar Corrêa de Oliveira Mára Lúcia Fernandes Carneiro Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

1. Alegrete 2. Bagé 3. Bento Gonçalves 4. Bom Progresso 5. Braga 6 1. Alegrete 2. Bagé 3. Bento Gonçalves 4. Bom Progresso 5. Braga 6. Cachoeira do Sul 7. Caxias do Sul 8. Cidreira 9. Cruz Alta 10. Encantado 11. Erechim 12. Frederico Westphalen 13. Guaíba 14. Ibirubá 15. Montenegro 16. Novo Hamburgo 17. Panambi 18. Passo Fundo 19. Porto Alegre 20. Sananduva 21. Santa Cruz do Sul 22. Santana do Livramento 23. Santa Rosa 24. São Borja 25. São Francisco de Paula 26. São Luiz Gonzaga 27. Tapes 28. Vacaria 29. Veranópolis

Ambiente virtual de aprendizagem Educação a Distância Cursos de Formação professores alunos funcionários Videoconferência Ambiente virtual de aprendizagem

Ética na sociedade contemporânea Dimensões do humano Ética e complexidade atual Reflexão sobre o comportamento humano

Valorizando a interiorização da reflexão Sócrates pensar crítico e racional convicção pessoal Kant capacidade moral e dignidade agir universal

Agir ético em Educação a Distância limitação temporal e espacial processo centrado no aluno aprendizagem autônoma princípios e valores éticos

Algumas experiências na UERGS Formação de professores Fóruns de discussão Metodologia adotada: Análise de conteúdo redução do conteúdo dos depoimentos organização e a interpretação de uma matriz com as unidades significativas dos depoimentos dos alunos elaboração de conclusões e verificação (Miles e Huberman, 1994)

Análise de um curso 40 alunos (professores da UERGS) 24 participantes no Fórum de Discussão “Quais características parecem ser fundamentais a um aluno que participa de um curso a distância?”

Características dos discentes participação do aluno comprometimento com os objetivos do curso alunos mais maduros postura crítica e participativa autodisciplina administração do tempo conhecimentos básicos de informática e navegação na Internet

Análise das Características Esboço de um perfil do discente a distância participação interesse comprometimento disciplina perseverança papel ativo responsabilidade postura crítica e autonomia.

Considerações finais Aluno capacitado a ter sucesso na EAD é o sujeito (autônomo) gestor de seu processo de aprendizagem. Autonomia envolve processo de reflexão análogo ao existente na ética Liberdade em optar conscientemente por uma das possibilidades que se apresentam para sua escolha.

Como definir o nosso agir? A reflexão individual e racional de cada sujeito ao optar voluntariamente por agir de uma maneira universal. (na perspectiva Kantiana)

Dúvidas ? Contato celmar-oliveira@uergs.edu.br mara@uergs.edu.br