Referenciais éticos da educação a distância: uma experiência em cursos da UERGS Celmar Corrêa de Oliveira Mára Lúcia Fernandes Carneiro Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
1. Alegrete 2. Bagé 3. Bento Gonçalves 4. Bom Progresso 5. Braga 6 1. Alegrete 2. Bagé 3. Bento Gonçalves 4. Bom Progresso 5. Braga 6. Cachoeira do Sul 7. Caxias do Sul 8. Cidreira 9. Cruz Alta 10. Encantado 11. Erechim 12. Frederico Westphalen 13. Guaíba 14. Ibirubá 15. Montenegro 16. Novo Hamburgo 17. Panambi 18. Passo Fundo 19. Porto Alegre 20. Sananduva 21. Santa Cruz do Sul 22. Santana do Livramento 23. Santa Rosa 24. São Borja 25. São Francisco de Paula 26. São Luiz Gonzaga 27. Tapes 28. Vacaria 29. Veranópolis
Ambiente virtual de aprendizagem Educação a Distância Cursos de Formação professores alunos funcionários Videoconferência Ambiente virtual de aprendizagem
Ética na sociedade contemporânea Dimensões do humano Ética e complexidade atual Reflexão sobre o comportamento humano
Valorizando a interiorização da reflexão Sócrates pensar crítico e racional convicção pessoal Kant capacidade moral e dignidade agir universal
Agir ético em Educação a Distância limitação temporal e espacial processo centrado no aluno aprendizagem autônoma princípios e valores éticos
Algumas experiências na UERGS Formação de professores Fóruns de discussão Metodologia adotada: Análise de conteúdo redução do conteúdo dos depoimentos organização e a interpretação de uma matriz com as unidades significativas dos depoimentos dos alunos elaboração de conclusões e verificação (Miles e Huberman, 1994)
Análise de um curso 40 alunos (professores da UERGS) 24 participantes no Fórum de Discussão “Quais características parecem ser fundamentais a um aluno que participa de um curso a distância?”
Características dos discentes participação do aluno comprometimento com os objetivos do curso alunos mais maduros postura crítica e participativa autodisciplina administração do tempo conhecimentos básicos de informática e navegação na Internet
Análise das Características Esboço de um perfil do discente a distância participação interesse comprometimento disciplina perseverança papel ativo responsabilidade postura crítica e autonomia.
Considerações finais Aluno capacitado a ter sucesso na EAD é o sujeito (autônomo) gestor de seu processo de aprendizagem. Autonomia envolve processo de reflexão análogo ao existente na ética Liberdade em optar conscientemente por uma das possibilidades que se apresentam para sua escolha.
Como definir o nosso agir? A reflexão individual e racional de cada sujeito ao optar voluntariamente por agir de uma maneira universal. (na perspectiva Kantiana)
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