Nome e e-mail dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia joelmacsc4@gmail.com Maria José dos Santos Silva da Luz mariajosessl01@gmail.com
2.Indicação bibliográfica: ROPOLI, Edilene A., Métodos e Tecnologias, Educação Continuada em Geral, Descrição de Projetos em Andamento, Experiência Inovadora. Artigo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp com o apoio do Centro de Computação e da Agência para formação profissional da Unicamp- Campinas, 05/2009.
3.Problemática e /ou problema: A Aprendizagem Colaborativa em redes de Ensino.
4.Objetivos: Realizar curso de Formação no qual as estratégias de educação a distância serão desenvolvidas a partir de uma proposta pedagógica baseada na aprendizagem por resolução de problemas, denominada Aprendizagem Colaborativa em Rede (ACR ).
5.Referencial Teórico; Kenski (2008) -Tecnologias e ensino presencial e a distância; Masetto (2007)- Inovações Curriculares na Educação Superior; Mec (2008)- Decreto n 6571; Ropoli (2008)- A Importância do processo de Formação para diminuir as resistências quanto ao uso de novas tecnologias na educação .
6.Metodologia O processo metodológico foi desenvolvido em várias etapas que incluiram trabalhos individuais e coletivos.Essas etapas compreenderam a elaboração de estudos dirigidos, apresentação e discussão do problema, pesquisas de outras fontes, propostas de soluções para o problema, elaboração de um plano de atendimento, socialização, reelaboração da solução do problema e do plano de atendimento e auto-avaliação.
7.Resultados e / ou Conclusões: A EAD foi bem sucedida enquanto proposta de formação continuada.Seus alunos relataram positivamente a experiência de realizar um curso a distância, as novas aprendizagens na área de informática, o desafio de aprender de uma forma diferente do presencial e a quebra do preconceito em relação à EAD.
8.Considerações Finais: Para que esse trabalho fosse melhor sucedido recomendou-se que fosse feito um estudo da atuação profissional desses alunos a fim de verificar se houve mudança efetiva no que se refere ao assunto inclusão, se a educação está sendo conduzida na perspectiva da educação inclusiva que garante o direito a todos os alunos- portadores ou não de deficiência de freqüentarem a sala de aula comum nas redes de ensino .