Nome e e-mail dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia joelmacsc4@gmail.com Maria José dos Santos Silva da Luz mariajosessl01@gmail.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Advertisements

O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Tipo: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (IC)
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
O ensino de História: teoria e prática
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
A formação acadêmica e as exigências do século XXI Fábio Reis: diretor de inovação e redes do semesp 10º CBESP 2017.
Coordenação: Vani Kenski
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Angela Bernardo de Lorena Julio Cesar de Rose João dos Santos Carmo
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
Educação Profissional EaD Senac/SC:
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Grupos que pesquisam EAD no Brasil na área de Artes
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
TÍTULO: subtítulo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
Realizar Formação Continuada
Professor: Adam Luiz Claudino de Brito Aparecida Maria Vieira Edson Osmar Alviano Costa Luis Otavio Toledo Perin Minicurso: As inovações da educação a.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
EDILENE APARECIDA ROPOLI - UNICAMP -
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
Roberson Feitoza Cardoso
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Mônica Malacarne Stéla Piccin
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
3º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES Título do Artigo
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
“TÍTULO DO TRABALHO” Resumo: Introdução: Desenvolvimento
2 º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES 2016
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Nome e e-mail dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia joelmacsc4@gmail.com Maria José dos Santos Silva da Luz mariajosessl01@gmail.com

2.Indicação bibliográfica: ROPOLI, Edilene A., Métodos e Tecnologias, Educação Continuada em Geral, Descrição de Projetos em Andamento, Experiência Inovadora. Artigo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp com o apoio do Centro de Computação e da Agência para formação profissional da Unicamp- Campinas, 05/2009.

3.Problemática e /ou problema: A Aprendizagem Colaborativa em redes de Ensino.

4.Objetivos: Realizar curso de Formação no qual as estratégias de educação a distância serão desenvolvidas a partir de uma proposta pedagógica baseada na aprendizagem por resolução de problemas, denominada Aprendizagem Colaborativa em Rede (ACR ).

5.Referencial Teórico; Kenski (2008) -Tecnologias e ensino presencial e a distância; Masetto (2007)- Inovações Curriculares na Educação Superior; Mec (2008)- Decreto n 6571; Ropoli (2008)- A Importância do processo de Formação para diminuir as resistências quanto ao uso de novas tecnologias na educação .

6.Metodologia O processo metodológico foi desenvolvido em várias etapas que incluiram trabalhos individuais e coletivos.Essas etapas compreenderam a elaboração de estudos dirigidos, apresentação e discussão do problema, pesquisas de outras fontes, propostas de soluções para o problema, elaboração de um plano de atendimento, socialização, reelaboração da solução do problema e do plano de atendimento e auto-avaliação.

7.Resultados e / ou Conclusões: A EAD foi bem sucedida enquanto proposta de formação continuada.Seus alunos relataram positivamente a experiência de realizar um curso a distância, as novas aprendizagens na área de informática, o desafio de aprender de uma forma diferente do presencial e a quebra do preconceito em relação à EAD.

8.Considerações Finais: Para que esse trabalho fosse melhor sucedido recomendou-se que fosse feito um estudo da atuação profissional desses alunos a fim de verificar se houve mudança efetiva no que se refere ao assunto inclusão, se a educação está sendo conduzida na perspectiva da educação inclusiva que garante o direito a todos os alunos- portadores ou não de deficiência de freqüentarem a sala de aula comum nas redes de ensino .