Gestão Democrática
.Gestão Democrática é o processo político através do qual as pessoas na escola discutem, deliberam e planejam, solucionam problemas e os encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola.
.Realizar uma gestão democrática significa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender ás expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola. Ampliando o número de pessoas que participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e comunidade escolar.
.Quando pais e professores estão presentes nas discussões dos aspectos educacionais, estabelecem-se situações de aprendizagem de mão dupla: ora a escola estende sua função pedagógica para fora, ora a comunidade influencia os destinos da escola. As famílias começam a perceber melhor o que seria um bom atendimento escolar, a escola aprende a ouvir sugestões e aceitar influências.
Problemas nas relações Escola/Comunidade .Problemas nas relações Escola/Comunidade .As pessoas que trabalham na escola, por vezes, veem-se como proprietários dela; .As pessoas que trabalham na escola, particularmente os docentes, por vezes pensam que a participação comunitária pode ameaçar sua autoridade pedagógica; .Os dirigentes escolares muitas vezes não gostam de socializar o poder;
.Os familiares dos alunos não gostam muito de se envolver nas questões “internas” da escola, a menos que tenha relação imediata com seu filho;
. A pouca vontade política; Dificuldades para a Gestão Democrática Dificuldades externas á Escola . A pouca vontade política; . Contrariedade á ideia de participação política; Dificuldades internas . Resistência á socialização do poder; . Visão patrimonialista Dificuldades Gerais . Cultura democrática ainda pouco consolidada nos diversos segmentos da sociedade . Dificuldade em entender a importância do Controle Social.
Conselho Escolar . É um grupo de representantes de pais, professores, alunos, funcionários, direção, equipe pedagógica e comunidade organizada, que se reúne-se para sugerir medidas e soluções ou para tomar decisões.
Princípio: A democracia sustentando as relações humanas .Princípio: A democracia sustentando as relações humanas. Tendo o diálogo e a alteridade como base para a sua edificação. .Método: Organização formal da democracia com os devidos procedimentos que garantem a efetivação do princípio, nos procedimentos de gestão da coisa pública e das relações sociais.
A Democracia e o Diálogo A Democracia e o Diálogo . Relação entre pessoas é uma relação horizontal, uma relação entre iguais. . Dessa forma, não se deve negar o outro, se não estará negando a si próprio. Deve-se reconhecer os direitos dos outros, pois assim os seus também serão reconhecidos. (Maia, 2005)
A Democracia deve sempre, visar o viver bem coletivo . A Democracia deve sempre, visar o viver bem coletivo. . A base para a construção de uma relação democrática é o diálogo.
” A escola é uma instituição de natureza educativa .” A escola é uma instituição de natureza educativa. Ao diretor cabe, então, o papel de garantir o cumprimento da função educativa que é a razão de ser da escola. Nesse sentido, é preciso dizer que o diretor de escola é antes de tudo, um educador; antes de ser administrador ele é um educador” (Saviani, 1996, p. 208)
.É importante que as pessoas participem da discussão, em igualdade de condições, sem ter receio de expor posições contrárias. A manipulação de reuniões, na condução de decisões que privilegiam grupos ou mesmo interesses pessoais, pode gerar situações em que o autoritarismo surge, com máscaras de gestão democrática.