Gestão Democrática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Advertisements

Gestão Democrática Disciplina Prática Pedagógica Profº Maurício Cruz.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
CURSO EFA/B2 1.  É cidadão quem pertence a um país :  Onde há leis que protegem as pessoas;  Onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir;
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
10 Competências para Ensinar – Perrenoud Capítulo 7 INFORMAR E ENVOLVER OS PAIS Jonas Lobato Karina Rodrigues Kátia Cruz Professora Rosana Naressi Faculdade.
A educação dos filhos No Grande Conflito.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Centro Educacional Unificado
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
O Projeto Político-Pedagógico da escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Universidade Federal do Espírito Santo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
Economia Solidária no Brasil
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
Sociologia Aplicada à Administração
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O QUE É O PEDAGOGO.
Orçamento Participativo das Escolas
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
O SORRISO DE MONA LISA EQUIPE: BRUNA VALVERDE, JANAÍNA CRUZ, JOSÉ ANDERSON E JULIANA BARBOSA.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Destaques do texto sobre entrevista social
O viés formativo do coordenador pedagógico
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Refletindo acerca dos Problemas Educacionais
Realizar Formação Continuada
9 BALDES.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
AUTISMO? O QUE É ISSO? COMO RECONHECER? POTENCIALIDADES.
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
GÊNERO: O PROBLEMA ATUAL NAS ESCOLAS
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
Psicóloga Maria Luiza de Freitas Psicóloga Maria Luiza de Freitas CRP 18/ CRP 18/
Instituições, crianças pequenas e questões relevantes
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
A relação Professor – Aluno. É muito difícil definir os limites do conceito “relação professor – aluno”. Eles se intricam na prática do processo pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Gestão Democrática

.Gestão Democrática é o processo político através do qual as pessoas na escola discutem, deliberam e planejam, solucionam problemas e os encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola.

.Realizar uma gestão democrática significa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender ás expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola. Ampliando o número de pessoas que participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e comunidade escolar.

.Quando pais e professores estão presentes nas discussões dos aspectos educacionais, estabelecem-se situações de aprendizagem de mão dupla: ora a escola estende sua função pedagógica para fora, ora a comunidade influencia os destinos da escola. As famílias começam a perceber melhor o que seria um bom atendimento escolar, a escola aprende a ouvir sugestões e aceitar influências.

Problemas nas relações Escola/Comunidade .Problemas nas relações Escola/Comunidade .As pessoas que trabalham na escola, por vezes, veem-se como proprietários dela; .As pessoas que trabalham na escola, particularmente os docentes, por vezes pensam que a participação comunitária pode ameaçar sua autoridade pedagógica; .Os dirigentes escolares muitas vezes não gostam de socializar o poder;

.Os familiares dos alunos não gostam muito de se envolver nas questões “internas” da escola, a menos que tenha relação imediata com seu filho;

. A pouca vontade política; Dificuldades para a Gestão Democrática Dificuldades externas á Escola . A pouca vontade política; . Contrariedade á ideia de participação política; Dificuldades internas . Resistência á socialização do poder; . Visão patrimonialista Dificuldades Gerais . Cultura democrática ainda pouco consolidada nos diversos segmentos da sociedade . Dificuldade em entender a importância do Controle Social.

Conselho Escolar . É um grupo de representantes de pais, professores, alunos, funcionários, direção, equipe pedagógica e comunidade organizada, que se reúne-se para sugerir medidas e soluções ou para tomar decisões.

Princípio: A democracia sustentando as relações humanas .Princípio: A democracia sustentando as relações humanas. Tendo o diálogo e a alteridade como base para a sua edificação. .Método: Organização formal da democracia com os devidos procedimentos que garantem a efetivação do princípio, nos procedimentos de gestão da coisa pública e das relações sociais.

A Democracia e o Diálogo A Democracia e o Diálogo . Relação entre pessoas é uma relação horizontal, uma relação entre iguais. . Dessa forma, não se deve negar o outro, se não estará negando a si próprio. Deve-se reconhecer os direitos dos outros, pois assim os seus também serão reconhecidos. (Maia, 2005)

A Democracia deve sempre, visar o viver bem coletivo . A Democracia deve sempre, visar o viver bem coletivo. . A base para a construção de uma relação democrática é o diálogo.

” A escola é uma instituição de natureza educativa .” A escola é uma instituição de natureza educativa. Ao diretor cabe, então, o papel de garantir o cumprimento da função educativa que é a razão de ser da escola. Nesse sentido, é preciso dizer que o diretor de escola é antes de tudo, um educador; antes de ser administrador ele é um educador” (Saviani, 1996, p. 208)

.É importante que as pessoas participem da discussão, em igualdade de condições, sem ter receio de expor posições contrárias. A manipulação de reuniões, na condução de decisões que privilegiam grupos ou mesmo interesses pessoais, pode gerar situações em que o autoritarismo surge, com máscaras de gestão democrática.