Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Advertisements

Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 A importância do trabalho em grupo no ensino - aprendizagem.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Paulo Vinícius Rampinelli
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Tema e problema de pesquisa
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Metodologia do Ensino de Física I
Universidade Federal do Espírito Santo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
A escola como formadora do sujeito
Documentos e Propostas legais
MOSTRA DE TCC II TÍTULO ANA PAULA SÁ MENEZES1
Dhemaire Silva Cunha Silas Silva Santos Ziziane Mendes da Silva
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
em Educação em Direitos Humanos
Currículos e Programas
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
E. M. Dr. Leandro Franceschini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Pesquisa Científica
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina “CTS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA – JOINVILLE”. Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina

Estrutura da apresentação CTS Objetivo Justificativa Metodologia Resultados e Discussão

Ciência Tecnologia e Sociedade Ciência – Conjunto organizado de conhecimentos relativos a determinado objeto utilizando-se um método; Tecnologia – Conjunto de conhecimentos científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividades Sociedade - “associação amistosa com outros”. Um grupo de pessoas com interesses mútuos que habitam um mesmo espaço e se organizam dentro dum conjunto de normas.

CTS CTS – Caracteriza-se como um sistema de conhecimentos que abrangem técnicas, procedimentos, verdades, leis e intencionalidades. Movimento de caráter educativo, político, cultural, ambiental, econômico e filosófico com intenção de promover análises reflexivas e transdisciplinares da Ciência e da Tecnologia no entorno social;

Na Educação A educação em CTS tem o objetivo de formar um indivíduo cidadão, crítico e consciente de que seu papel é fazer a história do seu tempo, construindo novas tecnologias, e conhecimentos científicos, refletindo sobre a sua utilização e analisando as suas repercussões nas relações sociais. Implica na formação de profissionais capacitados a transmitirem conhecimentos tecnológicos que conduzam a melhoria da qualidade de vida do homem e da sociedade.

Objetivos Identificar as representações sociais dos professores de Ciências do Ensino Médio quanto às concepções de Ensino/aprendizagem, CTS (Ciência, tecnologia e sociedade) e Prática pedagógica. Verificar quais as influências de CTS na prática pedagógica dos professores na visão dos próprios docentes.

Justificativa Observa-se que a sociedade vivencia uma crise, oriunda de diferentes fatores, entre eles os de ordem científica, tecnológica, social, econômica, cultural, política e sobremaneira os de ordem filosófica. Educação como ferramenta de mudança; Tendência pragmática dos profissionais das ciências exatas;

Justificativa Distância entre os conteúdos oferecidos e às necessidades dos educandos; Problemas mais epistemológicos do que metodológicos; A partir destas constatações foi pensado este projeto, sobre as representações sociais dos docentes quanto a CTS, ensino/aprendizagem e prática pedagógica.

Metodologia População: Foi aplicado questionário aos professores de Ciências do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Santa Catarina em Joinville. Amostra: Professores que Química, Física e Matemática das escolas estaduais e particulares de ensino médio de cada uma das regiões de Joinville.

Metodologia Aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para verificar as representações sociais dos professores quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Tratamento dos dados obtidos pela aplicação do questionário. Análise dos dados em termos quantitativo e qualitativo.

Resultados e Discussão Resultados quanto à CTS:

Resultados e Discussão Ensino Gostar Conhecimento Contextualizar Sociedade Alunos Aprendizagem Experimentos Conteúdo Conhecer Persistência Capacidade CTS Estudo Comunidade Cidadania Responsabilidade Consciência Tempo de docência de no máximo 10 anos.

Resultados e Discussão Resultados quanto à Prática Pedagógica Atividades de Aprendizagem As atividades mais citadas foram: Inclui procedimentos para, gradativamente, ir checando e assegurando a aprendizagem dos alunos; Cria, na sala de aula, uma atmosfera de respeito mútuo; Administra o tempo de forma adequada, dando ênfase aos itens prioritários; Que tipo de professor você é? 33% afirmaram ser Transmissores de Conhecimento; 33% afirmaram ser Orientadores-Facilitadores;

Resultados e Discussão É possível estabelecer alguma relação entre o enfoque CTS, prática pedagógica e ensino? Justifique sua resposta. Todos afirmaram que sim, com variações nas justificativas; Avaliação da aprendizagem Todos declararam sempre informar de forma clara e fácil as instruções aos estudantes, os critérios de avaliação e que examinam com os estudantes as dificuldades encontradas;

Resultados e Discussão Ciência Tecnologia Sociedade Experimento Exemplos do Cotidiano Dentro da comunidade Contextualização Aulas práticas Teoria x Prática Questionamentos Pesquisa de Campo Exemplos

Resultados e Discussão A maioria não desenvolve ações inter/multidisciplinares; O que você mudaria em sua prática pedagógica? Quais os empecilhos para que tais mudanças ocorram? Quais os limites e possibilidades de sua prática pedagógica? A maior parte aponta problemas estruturais da instituição como empecilhos à sua prática pedagógica;

Andamento do Projeto O projeto foi prorrogado por mais 1 ano Por motivo de atraso no comitê de ética no início do projeto; Será colocado em prática outra alternativa de coletas de dados, a coleta online;

Dificuldades Demora para aprovação no comitê de ética; Informação dos dados das escolas participantes; Questionários não respondidos.

Referências bibliográficas

Agradecimentos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!