O meu ou seu? O nosso! A era da Economia Colaborativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
Advertisements

OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
Tipo: RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA (EI) Categoria: MÉTODOS E TECNOLOGIAS Setor Educacional: EDUCAÇÃO SUPERIOR BLENDED LEARNING NA PRÁTICA: USO DE ATIVIDADES.
Blended Learning e sua Aplicação no Ensino Superior Renato Dutra, D.Sc.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
TRIBUTAÇÃO NO SÉCULO XXI- REFLEXÕES E DESAFIOS FERNANDO REZENDE
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
Apresentação corporativa
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
Alguém sabe o que é EAD ou Educação A Distância???
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Especialização em Gestão de Marketing em Mídias Digitais
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Aprendizagem do Século XXI
Coordenação: Vani Kenski
Expedição STJ Experiência de gamificação em curso de ambientação online para novos servidores do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Camilla Ferreira de.
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Documentos e Propostas legais
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
MBA em Marketing e Comunicação
Avaliação econômica de projetos sociais
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
O Quadro de Competências Digitais do Projeto DIGCOMP como roteiro para reestruturação do curso Elaboração de Material Digital Educacional – Nível Básico.
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
Grupos isolados que pesquisam EaD
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
O Papel dos Cursos Corporativos na Formação Continuada
Renato Dutra, D.Sc. Manoela Tagliaferro, M.Sc. Aline Escarlate
Educação Corporativa Andragogia
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
DISCENTE: KAROLINE BRITO
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Uso de Objetos de Aprendizagem no Ensino da Disciplina de Estatística
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PROJETO DE EXTENSÃO NA MODALIDADE EAD:
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Programa de Desenvolvimento Gerencial
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Possibilidades para o desenvolvimento do Projeto
CIÊNCIA DIGITAL Gabriel Vieira (mestrado) Grazieli Izidorio (mestrado)
Transcrição da apresentação:

O meu ou seu? O nosso! A era da Economia Colaborativa Inquietações: Como a metodologia Blended pode se integrar a essa nova era? Prof.ª Manoela Pierina Tagliaferro

Consumo Colaborativo A teoria do consumo colaborativo é definida como a reinvenção dos comportamentos tradicionais do mercado: alugar, emprestar, trocar, compartilhar em uma escala e forma que não era possível antes da internet. BOTSMAN (2010)

Economia Compartilhada Um sistema econômico baseado na partilha de bens ou serviços subutilizados, gratuitamente ou por uma taxa, diretamente ao indivíduo. BOTSMAN (2010-2012)

Economia Colaborativa Um sistema econômico que desbloqueia o valor dos ativos subutilizados através de plataformas que combinam o “Tenho” e o “Quero” de forma a permitir maior eficiência e acesso.   BOTSMAN (2014)

Confiança como Moeda As convenções de como a confiança é construída, gerenciada, perdida e reparada mudaram por intermédio da tecnologia, e; Também cria novos mecanismos que nos permitem confiar em pessoas, empresas e ideias desconhecidas.  Ao mesmo tempo, a confiança nas instituições está desaparecendo.  A mudança está mudando da “confiança institucional” para “confiança distribuída” em enormes redes de pessoas, organizações e máquinas inteligentes.  BOTSMAN (2016-2017)

Rachel Botsman Especialista reconhecida sobre como a colaboração e a confiança permitidas pelas tecnologias digitais vão mudar a forma como vivemos, trabalhamos e consumimos...

Estes conceitos estão presentes para explicar os recentes modelos de negócios que permitem o aproveitamento eficiente e racional de ativos anteriormente subutilizados, por meio da intermediação direta entre indivíduos em plataformas digitais! (BOTSMAN; ROGERS, 2010; GRANSKY, 2014; SUNDARARAJAN, 2016).

Modelo Econômico que interfere em nós e em nossos alunos...

Na relação com os vizinhos...

Na forma que nos hospedamos...

Foz do Iguaçu

Na forma que nos locomovemos...

Na forma que pesquisamos nossas viagens...

Na forma que nos relacionamos...

Na forma que “investimos” o nosso tempo...

Na forma que procuramos segurança...

Ranking de usabilidade

Na forma que hospedamos nosso animal...

Na forma de empreendermos...

Na forma que estudamos e ensinamos...

Na forma que trabalhamos...

Mudanças geram resistências...

NÃO ESTÁ MATANDO O PROFESSOR Nesta era.... ENSINO HIBRIDO NÃO ESTÁ MATANDO O PROFESSOR O ensino estagnado a séculos, a falta de agilidade em aceitar mudanças e mudar está....

Nesta era.... Estamos formando profissionais, mas... Qual a função ele irá exercer? Como será a “organização” que ele irá atuar? Quais conhecimentos, habilidades, competências ele deverá ter? 65% dos alunos do ensino fundamental vão ter empregos que ainda não foram inventados! Source: Cathy N. Davidson (Vice Provost for Interdisciplinary Studies at Duke)

Inquietações A colaboração e mudança entre os profissionais da educação é fundamental, urgente! A era é da colaboração, da confiança. Como utilizar esse conceito para agregar a propostas inovadoras de ensino?

“Disciplinas On-line ” “Cursos Híbridos” Avaliação por pares Professor Presencial Professor Tutor 1 “Disciplinas Blended” Aprendizagem Significativa Curso Presencial 2 “Disciplinas On-line ” Cursos Presenciais Cursos à Distância 3 Disciplina Adaptativa (Nivelamento em Matemática Básica) 4 Para nossos alunos...

Trabalhar em Rede EAD + PRESENCIAL = HIBRIDO Buscar o desenvolvimento de novas competências: Interna e Externas; Mentalidade Profissional EAD + PRESENCIAL = HIBRIDO

MESUS – Melhor Escolha Sustentável Conecta fornecedores de alimentos para evitar o desperdício por meio de doações. 7 alunos; 4 orientadores; 4 cursos; Análise e Desenvolvimento de Sistemas Gastronomia Gestão Financeira Sistemas para Internet

Se cada um de nós, aqui presentes der o primeiro passo direcionado para uma cultura em que as organizações e as pessoas possam colaborar cada vez mais umas com as outras é possível obtermos uma relação de reciprocidade e interdependência

OBRIGADA Manoela Pierina Tagliaferro manoela.tagliaferro@up.edu.br (41) 9 9605-3403 (41) 3317-3478