A dificuldade de aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, uma intervenção psicopedagógica. Luciana Paula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
INTRODUÇÃO: Na pratica clínica, a principal razão para o encaminhamento de crianças para a avaliação neuropsicológica são as dificuldades de comportamento.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
Unianhaguera Educacional
Paulo Vinícius Rampinelli
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Informações importantes
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Análise e Observação Institucional
1.
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Valores e atitudes para a vida através do esporte
Material de apoio para as apresentações
Grupo Educação Acessivel
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Habilidade X Relacionamentos: receitas para o sucesso
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Realizar Formação Continuada
O AUTISMO E SUA RELAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

A dificuldade de aprendizagem de um aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, uma intervenção psicopedagógica. Luciana Paula da Silva MARÇO 2018

OBJETIVOS Geral: - Programar medidas que estimulem o aluno a participar das atividades escolares, com o intuito de que o mesmo alcance o saber dentro das suas limitações. Específicos: - Elaborar práticas que despertem no aluno a manifestar suas habilidades ou interesses no referente às informações dispostas e assim desenvolver oportunidades de aprendizagens; - Sugerir atividades atrativas que favoreçam a permanência do aluno no ambiente e o acesso à aprendizagem. - Preparar ocasiões de aprendizagens que favorecerão a relação do aluno com os professores da instituição e colegas;

JUSTIFICATIVA A escolha do tema se fundamenta ao analisar como a dificuldade de aprendizagem impossibilita a condição cognitiva e fraterna do aluno.

REGISTROS DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS Intervenção 1 Objetivo: - Elaborar práticas que despertam no aluno a vontade de manifestar suas habilidades ou interesses no referente às informações dispostas e assim desenvolver oportunidades de aprendizagens. - Incentivar o aluno a escrever uma palavra, tema ou nome de objeto que goste e a partir disso, desenvolver uma conversa para que o aluno mostre seu conhecimento. Recursos - Papel e caneta ou lápis. Desenvolvimento - Em um papel “A” escreveu a palavra futebol. O aluno apresentou um vasto conhecimento sobre o tema, abordou sobre seus jogadores preferidos, em qual times eles jogam e explicou também a estrutura de uma partida de futebol. É notável sua empolgação e atenção ao falar sobre o assunto.

REGISTROS DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS Intervenção 2 Objetivo: - Sugerir atividades atrativas que favoreçam a permanência do aluno no ambiente e o acesso à aprendizagem. - Ditado através da observação de imagens. Neste contexto o aluno interpreta uma imagem e escreve a palavra correspondente no quadro. Recursos utilizados - Quadro branco, pincel para quadro branco e apagador. Desenvolvimento - No ditado através da observação de imagens, houve o momento em que se percebeu a troca de letras que possuem o mesmo som e palavras que possuem dígrafo. Ao mostrar a imagem de um girassol, “A” escreveu no quadro girasol, na imagem de uma tigela, “A” escreveu no quadro tijela.

REGISTROS DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS Intervenção 3 Objetivo: - Preparar ocasiões de aprendizagens (leitura) que favorecerão a relação do aluno com o (s) professor (es) e colegas; - Um texto é escolhido no material didático disponível, no decorrer da leitura outros alunos participam da atividade cada um lendo trechos do texto. Recursos utilizados - Livro didático. Desenvolvimento - Foi feita a escolha de um texto não muito extenso, para que não ficasse muito cansativo para “A”. A leitura foi iniciada por um colega, e a cada parágrafo um outro colega dava seqüência, enquanto isso “A” se mostrava um pouco atento e até paciente, não interrompeu nenhum colega, acompanhou a atividade com bom comportamento e na sua vez realizou a leitura com boa dicção e calma.

APROXIMAÇÕES DIAGNÓSTICAS O diagnóstico psicopedagógico tem como propósito a investigação, a intervenção e a avaliação contínua do acompanhamento que estará sendo realizado com o aluno em dificuldade de aprendizagem. Deve ser um trabalho conjunto onde haja não só a participação do aluno como também a da escola e da família nesse processo. O diagnóstico não é um estudo das evidencias que ocorrem no dia-a-dia escolar, é uma investigação aprofundada, na qual são reconhecidas as causas que afetam o desenvolvimento do aluno, desta forma, recomendando atividades adequadas para as dificuldades, considerando as características de cada aluno.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Durante a realização do estágio percebeu-se que numa sala com diversas faixas etárias há uma variedade de atitudes e formas de aprender, levando a educadora a buscar meios de estimular a aprendizagem de cada aluno, demonstrando equilíbrio e afetividade para elogiar ou advertir o aluno. Alunos com dificuldades de aprendizagem necessitam de um acompanhamento psicopedagógico, no qual o profissional compõe práticas, métodos e materiais que facilitem a integração do aluno e contribui para uma formação significativa. Tendo em vista os aspectos observados conclui-se que o aluno “A” portador de TDAH apesar de apresentar dificuldades na rotina escolar, se houver um acompanhamento psicopedagógico contínuo, facilitará ainda mais o seu desenvolvimento.

REFERÊNCIAS AMORIM, Cacilda. TDAH Tipo Desatento Sintomas e manifestações. Disponível em:. Acesso em 06 jan AMORIM, Cacilda. TDAH Tipo Hiperativo-Impulsivo Sintomas e manifestações. Disponível em:. Acesso em 08 jan AMORIM, Cacilda. TDAH Tipo Combinado Sintomas e manifestações. Disponível em:. Acesso em 07 jan BARBOSA, Adriana de Andrade Gaião. Hiperatividade: conhecendo sua realidade. 1ª edição. São Paulo: Casa do Psicólogo, Chumbo pode ser o responsável pelo TDAH. Disponível em: Acesso em 19 fev CIASCA, Sylvia Maria. (Org.). Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, MATOS, Paulo. No mundo da Lua: Perguntas e respostas sobre o Déficit de Atenção com Hiperatividade em crianças, Adolescentes e Adultos. 4ª Ed. SP: Lemos, O Papel do psicopedagogo na instituição escolar. Disponível em: instituicao-escolar>. Acesso em 01 fev.2018.

Principais causas do TDAH – transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Disponível em:. Acesso em 11 jan SENA, Simone da Silva. Distraído e a 1000 por hora: guia para familiares, educadores e portadores de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade/. Simone da Silva Sena, Orestes Diniz Neto. – Porto Alegre: Artmed, Sintomas do TDAH. Disponível em:. Acesso em 09 jan Sintomas de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) causados pela exposição ao chumbo, afirma novo estudo. Disponível em:. Acesso em 19 fev TDAH: sintomas, tratamentos e causas. Disponível em:. Acesso em 10 jan VARELLA, Drauzio. Tdah – transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. Disponível em:. Acesso em 05 jan REFERÊNCIAS