Financiamento dos gastos públicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
Advertisements

QUIZ.
Taxas Nívea Cordeiro A CF/88 cria a competência para instituir as taxas no art. 145, II: Art A União, os Estados, o Distrito Federal e os.
SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO (POR QUE TUDO É TÃO CARO NO BRASIL?)
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
Administração Tributária
DIREITO TRIBUTÁRIO I PROF. JURACY MARTINS SANTANA
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Direito Tributário na Gestão Empresarial
Contabilidade Comercial
A QUESTÃO TRIBUTÁRIA NO BRASIL
DIREITO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO – 4 ADN
Taxas Nívea Cordeiro A CF/88 cria a competência para instituir as taxas no art. 145, II: Art A União, os Estados, o Distrito Federal e os.
Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
Adm. Vanessa Elena Bomfim 02/Setembro/2014
DIREITO FINANCEIRO JULIANA BRAGA.
Impostos federais em espécie
CONTABIILIDADE TRIBUTÁRIA \ FISCAL
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
Ana Rita Belens / Lívia Oliveira / Roberto Rivelino / José Carlos
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL;
Constituição FederalCódigo Tributário Nacional Art Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária,
Profa. Silvia Bertani.
PARA QUE EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA ? PARA DESPERTAR NO JOVEM A PRÁTICA DA CIDADANIA DE FATO E DE DIREITO, COM UM SENTIMENTO DE UNIÃO E BRASILIDADE, RESPEITO.
O QUE É DIREITO ? DIREITO OBJETIVO DIREITO OBJETIVO DIREITO SUBJETIVO DIREITO SUBJETIVO DOUTRINA DOUTRINA JURISPRUDÊNCIA JURISPRUDÊNCIA COSTUME COSTUME.
TRIBUTOS PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.. CONCEITO.
ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. Constituição da República Federativa do Brasil Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte,
DIREITO TRIBUTÁRIO Teoria Geral É o ramo do Direito que estuda os princípios e normas que disciplinam a tributação. A tributação no Brasil só pode ser.
Direito Tributário Prof. Vilma Maria de Lima. JUSTIFICATIVA ► A matéria a ser ministrada deverá fornecer os conhecimentos básicos a respeito das normas.
ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS Carlos Eduardo Garcia Ashikaga DE GOEYE I ADVOGADOS ASSOCIADOS.
CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA CONCEITOS INICIAIS Profª. Luciana Alencar.
O TRIBUTO e sua importância para a sociedade Roberto Mello Alves Filho.
Impostos. inTRODUÇÃO O Início - Troca de Bens e Serviços O Cenário Atual (Alto Custo) Coerção Oferta vs. Demanda.
TRIBUTO E SUAS ESPÉCIES. DEFINIÇÃO DE TRIBUTO “Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir,
Planejamento Tributário Empresarial. Planejamento Tributário atividade preventiva analisa os atos e negócios jurídicos que o agente econômico pretende.
Prof.Milton Henriques de Carvalho Filho CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
Tributação e Meio Ambiente – aula 2
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 12)
IMPOSTO DE RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA - IR
Diagnóstico Tributário
PALESTRA TRIBUTÁRIA ICMS: A REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS E A REFORMA TRIBUTÁRIA Realização: ADERJ Palestrante: José Damasceno Sampaio Advogado.
23 de fevereiro de 2017 Receita Pública
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 6)
Tópicos Especiais da Contabilidade Pública
Lei de Olho no Imposto Conceito e Funcionalidade
CAPÍTULO 4 PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS: 4.1. Princípios e regras Natureza jurídica dos princípios Funções dos princípios Princípios constitucionais.
- Imunidade de taxas relativas a certidões para defesa de direitos:
Contabilidade e Orçamento Público
SISTEMA TRIBUTÁRIO PROF. JUAREZ RIZZIERI 2017.
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO
Direito Financeiro e Tributário
CAPÍTULO 6 DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA: 6.1. Conceito Espécies Obrigação tributária principal Obrigação tributária acessória.
VANTAGENS e DESVANTAGENS
RECEITA FINANCEIRA E ORÇAMENTO
1 DIREITO TRIBUTÁRIO Slides disponíveis em material complementar no site Prof. Cláudio Borba DIREITO TRIBUTÁRIO Cláudio.
BACHARELADO EM DIREITO
OSCIPs: Estrutura Formal
1 ASPECTOS TRIBUTÁRIOS Prentice Hall. 2 O SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL Prentice Hall.
ESTUDOS DE CASOS.
Educação Fiscal.
ECONOMIA, MERCADO E GESTÃO
ESTUDOS DE CASOS.
Tributos – Definição e Espécies I Prof. Robinson Barreirinhas
LIMITES AO PODER DE TRIBUTAR
1 ASPECTOS LEGAIS DO DIREITO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRTIO Prof.Esp. Maria do Rosário
EDUCAÇÃO FISCAL Sensibilizar o cidadão para a função socioeconômica do Tributo; Facilitar e estimular o cumprimento da obrigação tributária pelo cidadão;
Prof.Milton Henriques de Carvalho Filho CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
Transcrição da apresentação:

Financiamento dos gastos públicos Universidade Federal Fluminense - UFF Departamento de Ciências Econômicas de Campos Financiamento dos gastos públicos

Tópicos Alternativas de financiamento Princípios da tributação Conteúdo dado com o uso do quadro. Alternativas de financiamento Princípios da tributação Tipos de impostos (diretos e indiretos) Efeitos da política tributária sobre a atividade econômica: a curva de Lafer Carga tributária bruta Estrutura tributária (sistema proporcional, progressivo e regressivo) Estrutura tributaria e distribuição de renda (curva de Lorez e o índice de Gini) Tributos: Taxas, Impostos e Contribuições Incidência de um imposto sobre as vendas Tributos sobreo monopólio Tributos gerais e específicos Política fiscal - demonstração dos impactos na renda

Tributos Conceito: Conforme o Código Tributário Nacional, em seu art. 3º:  “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

Conforme o Código Tributário Nacional, em seu art. 5º: “Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria”. 

Impostos Conforme o Art. 16 do Código Tributário Nacional : “ Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.“ Tipos de impostos: Impostos federais II - Imposto sobre a importação de produtos estrangeiros IE - Imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados. IR - Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados IOF - Imposto sobre Operações Financeiras ITR - Imposto Territorial Rural IGF - Imposto sobre Grandes Fortunas Impostos Estaduais ICMS - Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores ITD - Imposto sobre Transmissões Causa Mortis e Doações de Qualquer Bem ou Direito Impostos Municipais IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais Relativos IVVC - Imposto sobre Vendas a Varejo de Combustíveis Líquidos e Gasosos ISS - Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza

Impostos Diretos: Impostos Indiretos: Recaem sobre o patrimônio e renda. Exemplo: IPTU e IR. Impostos Indiretos: São cobrados indiretamente , pois são incluídos no preço de venda da mercadoria. Exemplo: ICMS.

Fonte: https://papodehomem. com

Taxas Conforme o Art. 77 do Código Tributário Nacional: “As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.” A taxa é um pagamento específico e direto pela utilização daquele serviço determinado. São exemplos de taxas: taxas de lixo e de água e esgoto.

Contribuição de Melhoria Conforme o Art. 81 do Código Tributário Nacional: ” Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.”

Fonte: https://www. domesticalegal. com

A carga tributária em % do PIB

REFERÊNCIAS Citadas no texto