INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PROCESSO ADMINISTRATIVO DIREÇÃO E CONTROLE
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da Direção: acionar e dinamizar a empresa.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da Direção: acionar e dinamizar a empresa.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Dirigir significa interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los. Como tempo é dinheiro quando se fala em negócios, a má interpretação de solicitações, relatórios ou instruções pode provocar elevados custos. O bom executivo é aquele que sabe explicar as coisas às pessoas para as façam bem e prontamente.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Para isso é preciso: - Designar pessoas (Princípio da autoridade e responsabilidade) - Coordenar Esforços - Comunicar/Motivar/Liderar - Orientar.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO A direção está diretamente relacionada com a atuação sobre os recursos humanos da empresa. As pessoas precisam ser aplicadas em seus cargos e funções, treinadas, capacitadas, guiadas e motivadas para que possam atingir os resultados que delas se esperam.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Portanto a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos gestores em todos os níveis da organização e seus respectivos subordinados.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Liderança A maior parte do tempo do administrador é aplicada em comunicação, liderança e motivação e gestão de conflitos.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Liderança Para fazer uma empresa ou um departamento produzir resultados, o administrador deve desempenhar funções ativadoras.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Liderança Os líderes devem estar presentes não apenas no nível institucional, mas em todos os níveis da empresa e nos grupos informais de trabalho.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Liderança A liderança pode ser estudada em termos de estilos de liderança em relação aos seus subordinados, isto é, maneiras pelas quais o líder orienta sua conduta.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Estilos de liderança Liderança autocrática: Ênfase no líder. O líder é duro e impositivo. Liderança democrática: Ênfase no líder e subordinados. O líder é atuante, consultivo e orientador. Liderança liberal (Laissez faire): Ênfase nos subordinados. O líder deixa todos à vontade.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Estilos de liderança Na prática, o líder utiliza os três estilos de acordo com: a situação, as pessoas e a tarefa a ser executada.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Estilos de direção Os estilos de direção dependem das suposições que os administradores têm a respeito do comportamento humano dentro da empresa.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Estilos de direção Duas concepções opostas de estilos de direção, baseadas em concepções antagônicas acerca da natureza humana, a Teoria X (ou tradicional) e a Teoria Y (ou moderna).
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Estilos de direção Na Teoria X: O homem é indolente e preguiçoso por natureza. Evita o trabalho ou trabalha o mínimo possível em função do salário. Falta-lhe ambição. Não assume responsabilidades. Prefere ser dirigido. Possui grande resistência à mudanças na empresa.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Estilos de direção Na Teoria Y: O trabalho é uma atividade tão natural quanto brincar ou descansar. As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios. São esforçadas e gostam de ter o que fazer. São criativas e competentes.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Há duas alternativas para estudar as pessoas em uma empresa: PESSOAS COMO PESSOAS: Dotadas de características próprias de personalidade e de individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações e objetivos individuais;
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Há duas alternativas para estudar as pessoas em uma empresa: PESSOAS COMO RECURSOS: Dotados de habilidades, capacidades, destrezas e conhecimentos necessários para a tarefa empresarial.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO O administrador, ao visualizar as pessoas como recursos empresariais, não deve deixar de lado os aspectos pessoais de personalidade, individualidade, expectativas, valores, motivações, entre outros das diferentes pessoas.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO Complicadores As empresas são pessoas; Empresas são grupos; Empresas são empresas; Administradores administram pessoas; Administradores administram grupos; Administradores são membros de grupos; Administradores são participantes de empresas.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO O Administrador está tanto dentro quanto fora desse complicado círculo de relacionamento. Ele administra pessoas, mas também é administrado por alguém. Ele administra grupos e equipes, mas também faz parte de grupos e equipes.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO PODER E AUTORIDADE A direção está intimamente relacionada com a autoridade e o poder.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO PODER E AUTORIDADE A autoridade e o poder constituem meios de influência no que se refere ao comportamentos, atitudes e sentimentos de outra pessoa ou pessoas.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO PODER E AUTORIDADE A influência pode ser feita por vários meios, entre os quais: Persuasão; Coação; Sanções; Recompensas.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO PODER E AUTORIDADE O poder significa o potencial para exercer influência. A autoridade tem um significado mais restrito e representa o poder institucionalizado. Ela representa o poder legal ou o direito de comandar ou agir. O termo autoridade refere-se ao poder que é inerente ao papel de uma posição na organização.
DIREÇÃO - 3ª FUNÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO PODER E AUTORIDADE A autoridade é um conceito implícito no conceito de poder, ter autoridade significa ter poder. A autoridade é o poder legal e socialmente aceito.
4ª Função do Processo administrativo- Controle Significados de controle: Conferir, verificar Regular Comparar com um padrão Exercer autoridade sobre alguém (dirigir ou controlar) Frear ou cercear
4ª Função do Processo administrativo- Controle A função controle está relacionada com as demais funções do processo administrativo. O planejamento, a organização e a direção repercutem nas atividades de controle da ação.
4ª Função do Processo administrativo- Controle O controle propicia a mensuração e a avaliação dos resultados da ação empresarial obtida a partir do planejamento, da organização e da direção.
4ª Função do Processo administrativo- Controle É a fase do processo administrativo que mede e avalia o desempenho e toma a ação corretiva quando necessária.
4ª Função do Processo administrativo- Controle Fases do controle. 1. Estabelecimento de padrões de desempenho Os padrões representam o desempenho desejado. Podem ser tangíveis ou intangíveis, vagos ou específicos, mas sempre relacionados com o resultado que se deseja alcançar. Os padrões são normas que proporcionam a compreensão daquilo que se deve fazer.
4ª Função do Processo administrativo- Controle Fases do controle. 2. Avaliação do desempenho Exige uma definição exata do que se pretende mensurar. Caso contrário, o processo cairá em erros e confusões.
4ª Função do Processo administrativo- Controle Fases do controle. 3. Comparação do desempenho com o padrão Busca localizar os erros ou desvios, sobretudo para permitir a predição de outros resultados futuros. Um bom sistema de controle deve proporcionar rápidas comparações, localizar possíveis dificuldades ou mostrar tendências significativas para o futuro.
4ª Função do Processo administrativo- Controle Fases do controle. 4. Tomada de ação corretiva O controle deve indicar quando o desempenho não está de acordo com o padrão estabelecido e qual a medida corretiva adotar. O objetivo do controle é indicar quando, quanto, onde e como se deve executar a correção. A ação corretiva é a tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle.