IDEIA DE ÁREA E FRAÇÕES: uma relação necessária. Profa. Dra. SANDRA VILAS BÔAS
Objetivos: Possibilitar uma participação ativa no processo ensino-aprendizagem; Construir o conhecimento na perspectiva do “aprender fazendo”; Motivar os alunos pelo desafio; Vivenciar situações nas quais surgem as necessidades de utilizar outras representações para os números.
Conteúdos: Dar significado a divisão geometricamente Introduzir noções de frações geometricamente Associação de área e perímetro de figuras planas
Desenvolvimento: No papel quadriculado o inteiro será representado por meio de um quadrado 12x12, sendo o quadrado da malha do papel a unidade de medida considerada.
Ladrilhar o inteiro usando diferentes padrões: Ação: Ladrilhar o inteiro usando diferentes padrões: 1x1; 2x2; 3x3; 4x4; 6x6; 12x12
1 X 1
2 X 2
3 X 3
4 X 4
6 X 6
12 X 12
Reflexão na ação:1 Quantas foram as partes que o inteiro foi dividido, ou seja, quantas lajotas você construiu, em cada item ? 1) 1x1 = 1 2) 2x2 = 4 3) 3x3 = 9 4) 4x4 = 16 5) 6x6 = 36 6) 12x12 = 144
Reflexão na ação: 2 Que fração do inteiro representa cada lajota?
Reflexão na ação: 3 Qual a quantidade de “quadradinhos” de cada lajota em cada partição? 1) 1x1 = 144 2) 2x2 = 36 3) 3x3 = 16 4) 4x4 = 9 5) 6x6 = 4 6) 12x12 = 1
Reflexão na ação: 4 Qual a área de cada lajota? (levar em consideração o quadradinho como unidade de área) 1) 1x1 = 144 (unidades de quadradinhos)^2. 2) 2x2 = 36 (unidades de quadradinhos)^2 3) 3x3 = 16 (unidades de quadradinhos)^2 4) 4x4 = 9 (unidades de quadradinhos)^2 5) 6x6 = 4 (unidades de quadradinhos)^2 6) 12x12 = 1 (unidades de quadradinhos)^2
Reflexão na ação: 5 Que fração da lajota representa cada quadradinho?
Reflexão na ação: 6 Que fração do inteiro representa o total de quadradinhos de cada lajota 1) 1x1 = 144/144 (unidades de quadradinhos)2. 2) 2x2 = 36/144 (unidades de quadradinhos)2 3) 3x3 = 16/144 (unidades de quadradinhos)2 4) 4x4 = 9/144 (unidades de quadradinhos)2 5) 6x6 = 4/144 (unidades de quadradinhos)2 6) 12x12 = 1/144 (unidades de quadradinhos)2
Reflexão na ação: 7 as frações são equivalentes Observando as respostas das questões 2 e 6, o que podemos afirmar? as frações são equivalentes
Reflexão na ação: 8 1x1; 2x2; 3x3; 6x6; Representando o inteiro por um quadrado de 6x6 de quantas formas (exatas) eu poderei ladrilhar o meu inteiro? 1x1; 2x2; 3x3; 6x6;