FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL É O PROCESSO DE PLANEJAR, IMPLEMENTAR E CONTROLAR OS FLUXOS EFICIENTES DE MATERIAIS E INFORMAÇÕES, DESDE O PONTO DE ORIGEM ATÉ O PONTO DE CONSUMO COM O PROPÓSITO DE ATENDER ÀS NECESSIDADES DOS CLIENTES. APLICÁVEL A PRODUTOS E SERVIÇOS NÃO ATUA NAS ATIVIDADES DA PRODUÇÃO NÃO ATUA NAS ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL MISSÃO DA LOGÍSTICA - PRODUTO/SERVIÇO CERTO, NO LUGAR CERTO - NO TEMPO CERTO - NAS CONDIÇÕES DESEJADAS - CRIANDO VALOR IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA CUSTOS INTEGRAÇÃO ATENDIMENTO PERSONALIZADO CRIA: VALOR DE TEMPO - ESTOQUES VALOR DE LUGAR - TRANSPORTES VALOR DE FORMA - PRODUÇÃO VALOR DE POSSE - MKT / FINANÇAS
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL ATIVIDADES DA LOGÍSTICA: . SERVIÇO AO CLIENTE . PREVISÃO DE VENDAS . ARMAZENAGEM . TRANSPORTES . GESTÃO DE ESTOQUES . SUPRIMENTO Análise de localização Embalagem Controle de produtos devolvidos Logística Reversa Manutenção de Informações
CADEIA DE SUPRIMENTO – SUPPLY CHAIN PLANEJAMENTO LOGÍSTICO ESTRATÉGIAS DE LOCALIZAÇÃO NÍVEL DE SERVIÇO ESTRATÉGIAS DE ESTOQUES ESTRATÉGIAS DE TRANSPORTES
CADEIA DE SUPRIMENTO – SUPPLY CHAIN LOG. REVERSA INFORMAÇÕES RECURSOS MATERIAIS FONTES FORNECE- DORES PROCESSA- DORES DISTRIBUI- DORES VAREJISTAS CONSUMI- DORES MP PP PA + SUPRIMENTO ADM. DE MATERIAIS DISTRIBUIÇÃO ARMAZENAGEM E TRANSPORTES
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL SALES VIDAL CADEIA DE SUPRIMENTO – SUPPLY CHAIN INFORMAÇÕES RECURSOS MATERIAIS FONTES FORNECE- DORES PROCESSA- DORES DISTRIBUI- DORES VAREJISTAS CONSUMI- DORES MP PP PA OBJETIVOS CONFLITANTES MARKETING: RECEITA ALTA / DISPONIBILIDADE DE PRODUTOS ALTA / ESTOQUES ALTOS PRODUÇÃO: CUSTOS DE PRODUÇÃO BAIXOS / NÍVEL DE PRODUÇÃO ALTO LOTES DE PRODUÇÃO GRANDES / ESTOQUES ALTOS FINANÇAS: INVESTIMENTOS E CUSTOS BAIXOS / CUSTOS FIXOS MENORES / ESTOQUES BAIXOS
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL SALES VIDAL CADEIA DE SUPRIMENTO – SUPPLY CHAIN INFORMAÇÕES RECURSOS MATERIAIS FONTES FORNECE- DORES PROCESSA- DORES DISTRIBUI- DORES VAREJISTAS CONSUMI- DORES MP PP PA NOVOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO CLIENTES MAIS EXIGENTES CICLO DE VIDA DE PRODUTOS MAIS CURTOS COMPETIÇÃO EXTERNA DEMANDAS POR PARCERIAS CONFLITOS ENTRE DEPARTAMENTOS NOVAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL SALES VIDAL CADEIA DE SUPRIMENTO – SUPPLY CHAIN INFORMAÇÕES RECURSOS MATERIAIS FONTES FORNECE- DORES PROCESSA- DORES DISTRIBUI- DORES VAREJISTAS CONSUMI- DORES MP PP PA INTEGRAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO: AGREGA + VALOR AO CLIENTE ATUAÇÃO CONJUNTA: FORNECEDOR / EMPRESA / CLIENTE TEMPO DE RESPOSTA MENOR / MELHOR ATENDIMENTO OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS E DE GESTÃO / FLEXIBILIDADE + QUALIDADE / PREÇO JUSTO / + DISPONIBILIDADE DE PRODUTOS