É HORA DE PARTICIPAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto;
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
ESCOLA QUE POSSUI GRÊMIO ATIVO 2016 Anos Iniciais: 24 Fundamental e Médio: 55 Escolas sem Grêmio: 8 Total: 87 Pesquisa realizada em maio e jun/2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Board XIII Reunião Alinhamento Eleições – MO Weekend – Responsável Equipa de Competições Eventos / Actividades – Summer Course – Days on Technology.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
LICENCIATURA EM MÚSICA. Horário Calendário Acadêmico.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
AUTOAVALIAÇÃO.
E.E. ARACI ZEBRAL TEIXEIRA
Repositório de materiais Programa Sala de Leitura
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
\\ Titulo do eBook Nome ou Marca da Empresa | Site | Midias Sociais.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DOS ALUNOS COC
Comunidade de Aprendizagem
Sistema de Proteção Escolar
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
+ S.E.R. Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Currículo e planejamento
Estágio IV.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Planejamento de estratégias:
Ler e Escrever: Desafio de todos
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
SISTEMAS DE GESTÃO ANTISSUBORNO
Problem Based Learning PBL
Universidade Federal de Mato Grosso Graduação em Saúde Coletiva
SOBRE O AFS Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos.
30anos CENPEC.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
SIM – Sistemas de Informação em Marketing
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Avaliar desempenho de servidores
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Dicas de como orientar seus estudos
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COM ALUNOS - 3º CICLO / SECUNDÁRIO
<espaço para figura> Opcional.
Atribuir Classes e Aulas
Avaliar desempenho de servidores
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Plano de Gestão da Escola
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
I – Encontro Gremistas Anos Iniciais
Consolidando....
Orientações de estágio
A comunicação com os públicos externos
MÉTODO DE MELHORIA DE RESULTADOS MMR
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

É HORA DE PARTICIPAR

ESCOLA QUE POSSUI GRÊMIO ATIVO 2016 Anos Iniciais: 24 Fundamental e Médio: 55 Escolas sem Grêmio: 8 Total: 87 Pesquisa realizada em maio e jun/2016

DESAFIOS DA GESTÃO DE UM GRÊMIO Vencemos as eleições, somos a nova gestão do grêmio. E agora? Temos que representar os estudantes da nossa escola, mas como fazemos isso? Teremos parceiros? Como conseguir a quadra para realizar campeonatos? Teremos permissão colocar som no intervalo? E para realizar debates com palestrantes? É possível trazer uma peça de teatro para a escola? Enfim, como elaborar e implementar nossos projetos?

Legislação A Lei 7.398 de 4 de novembro de 1985 assegura a existência de grêmios estudantis e os define como “ entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educacionais, culturais, cívicas, esportivas e sociais “. O que isso significa?

Mas como representamos os estudantes de nossa escola Mas como representamos os estudantes de nossa escola? Como fazemos isso de forma autônoma? Criar canais de comunicação como: - Conversas informais; - Pesquisas com os alunos; - Caixa de sugestões; - Reuniões com representantes de classe * Importante que a gestão aja sempre de acordo com os interesses dos alunos.

Qual a diferença negociar e reivindicar? O objetivo das duas é o mesmo. Negociação: As partes conversam e tentam chegar a um entendimento sobre alguma polêmica. Exemplo: Realizar uma festa na escola. Reivindicação: Se aproxima mais de uma reclamação, e é a busca de algo que foi retirado. Exemplo o mesmo da festa. * Tanto a reivindicação quanto a negociação devem ser conduzidas por meio do diálogo.

Autonomia – significa, ao pé da letra, seguir suas próprias regras. No caso do grêmio, isso quer dizer quem vai as escolhas relacionadas ao grêmio é o próprio grêmio. Isso não impede a colaboração de professores, diretores, coordenadores com a gestão do grêmio. Quanto mais pessoas participando/apoiando maior é a chance de a mesma ter uma boa atuação.

De que forma fazemos tudo isso de forma autônoma? Suas escolhas sempre representando os estudantes e se orientar pelo Estatuto do Grêmio. Se sua gestão não conhece o Estatuto do Grêmio, procure a Direção da Escola, que é normalmente quem fica responsável por estes documentos. Caso não haja um Estatuto, a própria Direção pode ajudar a fazê-lo.

Mesmo sendo uma entidade autônoma podemos ter o apoio das outras pessoas? O grêmio não está sozinho na escola. Para que suas ações tenham um real alcance precisa ter apoio de outras pessoas que fazem parte da comunidade escolar. É com esse apoio que irá contribuir para promover uma escola melhor para todos. * O corpo docente deve entender o grêmio como um espaço importante de aprendizado e exercício de cidadania e deve dar suporte e incentivá-lo, auxiliando na realização de suas ações e fortalecendo o papel do grêmio na escola.

É importante trabalhar junto com a direção, Coordenadores e Professores, mas qual o papel de cada um? Primeiro passo estabelecer boa relação. Dica: - Convidar a Direção e a coordenação para uma reunião. - Apresentar as ideias e projetos do grêmio ( já solicitam um espaço para apresentar as propostas para os professores também ).

Como cada um deles/as podem nos ajudar? Direção – responsável por tudo que acontece na escola, deve estar a par de todas ações do grêmio. Pode ser uma parceria valiosa. Dica: Sugerimos que proponha quatro reuniões anuais com a Direção, pode ocorrer começo ( construir calendário de atividades) final do semestre ( avaliar o sucesso dessas iniciativas ).

Coordenação Pedagógica Papel de mediação na escola – tanto entre Direção e os professores, entre os próprios professores, professores e alunos. Ajuda a promover ações conjuntas e auxilia na resolução de conflitos. Contribui para fortalecer laços de respeito e trabalho ( o que tende melhorar o desempenho da gestão do grêmio ). * Cabe a Coordenação Pedagógica e Direção – elaboração e realização dos projetos da escola junto à comunidade.

Professores São as pessoas mais próximos dos alunos e da gestão do grêmio no seu dia-a-dia. O grêmio deve não só mantê-los a par de suas atividades como também envolvê-los no trabalho. Dica: Convide os professores que mais tem afinidade para acompanhá-los mais de perto e auxiliar sempre que necessário. Criar reuniões mensais com eles ( troca de informações ).

Como conseguiremos dinheiro para realizar nossas ações Como conseguiremos dinheiro para realizar nossas ações? O Grêmio pode mexer com dinheiro? O grêmio pode arrecadar dinheiro para realizar as atividades planejadas. Importante definir como será feita essa administração. Se houver algum gremista maior de 18 anos e disposto a assumir essa responsabilidade ele poderá abrir uma conta jurídica. Em outros casos a Direção da escola abre a conta bancário para o grêmio. * Importante saber que não é apenas com dinheiro que a gestão do grêmio pode realizar as atividades.

Onde reuniremos? O Grêmio pode ter uma sala? Sim, pode ser aquela sala vazia que não esta sendo utilizada. A gestão pode negociar com a direção. Onde não há espaços vocês podem negociar, pedir autorização para utilizar a sala dos professores nos horários livres. *Importante entender que a gestão é formada por pessoas que compõem e não por um espaço físico. Importante é que as pessoas se reúnem para discutir seus projetos nem que seja no pátio.

Nós nos comprometemos a realizar uma festa, dois campeonatos, colocar som intervalo, debates etc. Como organizar para fazer tudo isso? Dicas: Fazer um planejamento (permite visualizar o que se quer realizar. O tempo e recusos disponíveis ); Elaborar um projeto por escrito ( objetivos da atividade, local, data, horário, público alvo, custo do projeto e futuros parceiros ).

A realização de um projeto não se limita à sua elaboração - Hora de implementá-lo surgem vários desafios. Ex. campeonato de futsal. - Quais professores podem contribuir. Como será feita a comunicação interna ( cronograma mensal ). * Importante é lembrar que vocês precisam contar aos alunos, ao corpo docente e à Direção da escola o que tem realizado.

Será que a Direção não vai achar que nós só queremos fazer festa? Importante é saber que a festa, assim como campeonato, e o som no intervalo, pode ser considerado uma ação política e cultural. Esse é um processo que envolve e exige capacidade de negociação, diálogo, argumentação. Ao estabelecer estas relações para garantir direitos dos estudantes, vocês estão fazendo política e promovendo cultura.

Bibliografia Grêmio Estudantil É hora de participar Bibliografia Grêmio Estudantil É hora de participar! Instituto Sou da Paz site: www.educacao.sp.gov.br

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO SANTO ANDRÉ NÚCLEO PEDAGÓGICO Equipe Responsável Ana Maria B. Fabian Maria Aparecida C. Tomachesky Solange P. Bailão