BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça Regina Armond Matias Ferreira Sandra Lúcia Pita de Oliveira Pereira Outubro de 2018 ID: 10833
contextualizando Ensino Médio com Intermediação Tecnológica. Portaria nº 424/2011 de 21 de janeiro de 2011. Áreas rurais e longínquas da Bahia que não possuem ensino médio público. Aulas em tempo real via satélite (Software IPTV). Link: http://pat.educação.ba.gov.br/emitec.
emitec Espaços de Aprendizagem/Aula Exposição 50 a 60’ Produção Interação 10’ emitec
justificativa Aulas de Botânica descontextualizadas. Metodologias Ativas de Aprendizagem Motivação para conhecer os termos. Atividade Lúdica.
objetivos Relatar o papel lúdico dos jogos educativos na dinamização do ensino de ciências e biologia; Analisar a aprendizagem e perspectivas dos alunos frente a utilização do Dominó Botânico1; Avaliar, adaptar, aplicar e validar no ensino EaD e também híbrido, por intermédio da tecnologia. 1. SOARES, Paloma Eulina Afonso. Dominó botânico: uma sugestão de jogo educativo para o ensino de botânica no âmbito do ensino fundamental. 2016. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Fundamentação teórica Internet (1990) Popularização da Internet. Novas formas de ensino. Integração das TICDs na educação. Moore & Kearsley, 2008. Moran, 2000. Metodologias Ativas Aprendizagem Significativa. Uso de artefatos pedagógicos modernos. Demandas da juventude. Juventude Ecológica. Protagonismo Juvenil. Belloni, 2001. Mattar, 2017. Ensino de Ciências Estratégias Inovadoras. PCN’s. Integração de tecnologias digitais. Recursos jornalísticos. Biologia -EMITEC Ciências - GREPIAL Krasilk, 2007. Brasil, 1996.
metodologia Planejamento das Aulas. Aulas expositiva: Botânica, Classificação e Importância. Aula Interdisciplinar. Uso do Croma Key. Jogo “Dominó Botânico”. Analise documental: Chat e AVA.
recurso dominó botânico
Estruturas especiais
Classificação
Partes das plantas
Partes da flor
angiospermaS
Considerações finais O jogo Dominó Botânico se mostrou eficiente para ser utilizado no ensino, em diferentes modalidades, principalmente por ser prático (fácil de fazer), versátil (pode ser adaptado para qualquer conteúdo), por proporcionar momentos de interação social entre os alunos e por ser uma ferramenta que tem potencial para facilitar a aprendizagem.
referencias BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados. Polemicas do Nosso Tempo, 2001. BURNS, Terri; O'CONNOR, John; STOCKLMAYER, Susan. Science communication: a contemporary definition. Public Understanding of Science, v. 12, n. 2, 2003. FREIRE, PAULO. Pedagogia da Liberdade. São Paulo: paz e Terra. 1985. KORBES, Clecí e INVERNIZZI, Noela. Educação não-formal sobre reprodução assistida: divulgação científica na Folha de S.Paulo. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2010.
referencias MOORE, Michel; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. MORAES, Carlos Vinicius de Oliveira. De um mundo para a escola, da escola para o mundo: reflexão sobre meio e sobre fins. Revista comunicação & educação. Ano X, número 3. Set/dez 2005. SOARES, Paloma Eulina Afonso. Dominó botânico: uma sugestão de jogo educativo para o ensino de botânica no âmbito do ensino fundamental. 2016. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
OBRIGADA!! ginamatias@hotmail.com