BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
FACULDADE KURIOS –FAK TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM RAYANNE.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Tipo: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (IC)
INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Recursos didáticos nas aulas de Ciências e Biologia
XXV ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
  DISTÂNCIA TRANSACIONAL: PERCEPÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA POR WEBCONFERÊNCIA Rita Lisboa Carla Dias Aline Gomes Márcia Rendeiro.
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Profª. Drª. Adriana Clementino Profª. MSc. Diólia de Carvalho Graziano
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Experiências pedagógicas com as novas ferramentas digitais
As TIC na Matemática Universidade de Aveiro Departamento de Educação
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
TC 170 ATIVIDADE GAMIFICADA EM SAÚDE: ENTENDENDO AS VIROSES E SEUS MÉTODOS DE TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO COMO ATIVIDADE LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
O QUE É O PEDAGOGO.
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
DISCENTE: KAROLINE BRITO
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Professor: Adam Luiz Claudino de Brito Aparecida Maria Vieira Edson Osmar Alviano Costa Luis Otavio Toledo Perin Minicurso: As inovações da educação a.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Gamificação nas aulas de Geografia “Lendo imagens e
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Roberson Feitoza Cardoso
Mônica Malacarne Stéla Piccin
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
Aprendizagem e Avaliação na Sociedade Digital
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
REFERêNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça Regina Armond Matias Ferreira Sandra Lúcia Pita de Oliveira Pereira Outubro de 2018 ID: 10833

contextualizando Ensino Médio com Intermediação Tecnológica. Portaria nº 424/2011 de 21 de janeiro de 2011. Áreas rurais e longínquas da Bahia que não possuem ensino médio público. Aulas em tempo real via satélite (Software IPTV). Link: http://pat.educação.ba.gov.br/emitec.

emitec Espaços de Aprendizagem/Aula Exposição 50 a 60’ Produção Interação 10’ emitec

justificativa Aulas de Botânica descontextualizadas. Metodologias Ativas de Aprendizagem Motivação para conhecer os termos. Atividade Lúdica.

objetivos Relatar o papel lúdico dos jogos educativos na dinamização do ensino de ciências e biologia; Analisar a aprendizagem e perspectivas dos alunos frente a utilização do Dominó Botânico1; Avaliar, adaptar, aplicar e validar no ensino EaD e também híbrido, por intermédio da tecnologia. 1. SOARES, Paloma Eulina Afonso. Dominó botânico: uma sugestão de jogo educativo para o ensino de botânica no âmbito do ensino fundamental. 2016. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

Fundamentação teórica Internet (1990) Popularização da Internet. Novas formas de ensino. Integração das TICDs na educação. Moore & Kearsley, 2008. Moran, 2000. Metodologias Ativas Aprendizagem Significativa. Uso de artefatos pedagógicos modernos. Demandas da juventude. Juventude Ecológica. Protagonismo Juvenil. Belloni, 2001. Mattar, 2017. Ensino de Ciências Estratégias Inovadoras. PCN’s. Integração de tecnologias digitais. Recursos jornalísticos. Biologia -EMITEC Ciências - GREPIAL Krasilk, 2007. Brasil, 1996.

metodologia Planejamento das Aulas. Aulas expositiva: Botânica, Classificação e Importância. Aula Interdisciplinar. Uso do Croma Key. Jogo “Dominó Botânico”. Analise documental: Chat e AVA.

recurso dominó botânico

Estruturas especiais

Classificação

Partes das plantas

Partes da flor

angiospermaS

Considerações finais O jogo Dominó Botânico se mostrou eficiente para ser utilizado no ensino, em diferentes modalidades, principalmente por ser prático (fácil de fazer), versátil (pode ser adaptado para qualquer conteúdo), por proporcionar momentos de interação social entre os alunos e por ser uma ferramenta que tem potencial para facilitar a aprendizagem.

referencias BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados. Polemicas do Nosso Tempo, 2001. BURNS, Terri; O'CONNOR, John; STOCKLMAYER, Susan. Science communication: a contemporary definition. Public Understanding of Science, v. 12, n. 2, 2003. FREIRE, PAULO. Pedagogia da Liberdade. São Paulo: paz e Terra. 1985. KORBES, Clecí  e  INVERNIZZI, Noela. Educação não-formal sobre reprodução assistida: divulgação científica na Folha de S.Paulo. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2010.

referencias MOORE, Michel; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. MORAES, Carlos Vinicius de Oliveira. De um mundo para a escola, da escola para o mundo: reflexão sobre meio e sobre fins. Revista comunicação & educação. Ano X, número 3. Set/dez 2005. SOARES, Paloma Eulina Afonso. Dominó botânico: uma sugestão de jogo educativo para o ensino de botânica no âmbito do ensino fundamental. 2016. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

OBRIGADA!! ginamatias@hotmail.com