A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Advertisements

Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Base Nacional Comum Curricular
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
Avanços nas últimas décadas
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Elenilton Vieira Godoy 2017
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Educação Ambiental frente à Reforma do Ensino Médio no Brasil
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Projeto Político Pedagógico - PPP
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Documentos e Propostas legais
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Ghisleine Trigo Silveira
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
AGENDA ATIVIDADE 1 Abertura: A BNCC e a nossa rede/escola ATIVIDADE 2 Aquecimento: Que cidadãos queremos formar? ATIVIDADE 3 Competências: A proposta.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
coordenador pedagógico: competências e habilidades.
Seminário Estadual da BNCC: A Base Nacional Comum Curricular
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Realizar Formação Continuada
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
BNCC e Educação Infantil
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
AGENDA ATIVIDADE 1 Abertura: A BNCC e a nossa rede/escola ATIVIDADE 2 Aquecimento: Que cidadãos queremos formar? ATIVIDADE 3 Competências: A proposta.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Competências Gerais da BNCC
Competências Gerais da BNCC
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
{ } Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular
A BNCC e a Saúde.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
Afinal,do que estamos falando?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Transcrição da apresentação:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, em qualquer lugar do país

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) A BNCC não é currículo. Ela explicita direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, mas não a maneira como professores deverão ensiná-los

Plano de aula do professor BNCC e os currículos Plano de aula do professor O conjunto de saberes previsto na Base servirá como norte para a construção e adaptação dos currículos de todos os sistemas de ensino e a partir destes, os PPPs e planos de aula. PPP da escola Currículo da rede BNCC

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES A BNCC e o alinhamento do sistema educacional RECURSOS DIDÁTICOS A BNCC contribui para promover equidade e funciona como espinha dorsal do sistema educacional, permitindo a articulação de seus diferentes segmentos. A implementação da BNCC requererá alinhamento dos currículos e PPPs, recursos didáticos, formação de professores e matrizes de avaliação. AVALIAÇÕES EXTERNAS CURRÍCULO BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PPPs

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES Processo de construção RECURSOS DIDÁTICOS Dez/2017 AVALIAÇÕES EXTERNAS CURRÍCULO BASE NACIONAL COMUM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PPPs

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES Estrutura da BNCC: o que o documento contém RECURSOS DIDÁTICOS Conteúdos, conhecimentos e habilidades que os alunos têm o direito de aprender Competências gerais que os alunos devem desenvolver em todas as áreas Competências especificas de cada área e respectivos componentes curriculares A progressão das habilidades a cada ano CURRÍCULO BASE NACIONAL COMUM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PPPs

Principais inovações pedagógicas da BNCC Fortalecimento do desenvolvimento integral: a BNCC define 10 competências gerais que contemplam elementos acadêmicos, sociais e pessoais, como pensamento crítico, autonomia e respeito à diversidade, e norteiam todo o documento Exemplo: Competência 2: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Competência 9: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza

Principais inovações pedagógicas da BNCC Aprendizagem ativa: BNCC propõe maior protagonismo do aluno na aprendizagem, em contraposição a práticas didáticas mais expositivas. Há mais habilidades envolvendo processos como comparar, criar, elaborar, demonstrar versus processos mais passivos como reconhecer e identificar

Principais inovações pedagógicas da BNCC Intencionalidade pedagógica na Ed. Infantil: a BNCC concretiza a integração da Educação Infantil à Educação Básica. Ao invés de um lugar para apenas cuidar de crianças, enfatiza o papel educador da creche e da pré-escola, sendo as brincadeiras e interações os eixos estruturantes da prática pedagógica Ex: “Essa intencionalidade consiste na organização e proposição, pelo educador, de experiências que permitam às crianças conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza (...)” (pág. 37). (EI02ET05)“Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.)”  

Principais inovações pedagógicas da BNCC Maior concentração da alfabetização no 1º e 2º ano: a BNCC foca na apropriação do sistema ortográfico nos dois primeiros anos no Ensino Fundamental. “Embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que ela se alfabetize” (pg. 87).  

Principais inovações pedagógicas da BNCC Inclusão de temas contemporâneos nem sempre abordados em sala de aula. Exemplos: Tecnologia Pensamento computacional Sustentabilidade Questões indígenas e étnicos-raciais América Latina e integração regional  

Próximos passos: implementação Materiais didáticos – PNLD: edital de 2019 e 2020 já alinhados à BNCC. Adequação dos currículos: As instituições ou redes de ensino podem, de imediato, alinhar seus currículos e propostas pedagógicas à BNCC. O prazo máximo para o alinhamento é o início de 2020. Alinhamento das matrizes de avaliação: Prazo de 1 ano a partir da publicação da BNCC. Formação inicial e continuada de professores: Os currículos desses programas devem adequar-se à BNCC, devendo ser implementados no prazo de 2 anos a partir de sua publicação. Revisão: A BNCC deverá ser revista 5 após anos.