Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assistente Técnico SENAI/PA. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL HISTÓRIA Criado em 22 de janeiro de 1942, pelo decreto-lei do então presidente.
Advertisements

RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
A Avaliação da aprendizagem no Formação pela Escola Concepção, metodologia e instrumentos.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Estratégias de preparação do aluno para a modalidade ead Alcir Vilela Junior.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
AUTOAVALIAÇÃO.
WORKSHOP ESCOLA EM CASA: EaD PARA CRIANÇAS
Angelita Marçal Flores
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Direção e Coordenação Acadêmica: Tutores:
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA UMA ESCOLA CONTEMPORÂNEA (CASE DE COLATINA)
DESIGN DIDATICO DIGITAL
Leitura na escola e na comunidade
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Para onde estão indo nossos alunos?
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
SINAES ENADE.
Atendimento Educacional Especializado no Consórcio AMVAPA
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
KARIME SMAKA BARBOSA RODRIGUES - UNICURITIBA -
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
FORTALECENDO A COLABORAÇÃO NO ESTUDO EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO UTILIZANDO FERRAMENTAS GOOGLE Jessie Coutinho de Souza Tavares Juliana.
Laboratório de Ensino de Matemática a Distância
Reunião Ordinária COSEMS/RN
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
A METODOLOGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
Planejamento Estratégico em Logística
ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
CAPACITAÇÃO – EQUIPES DE ENSINO
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Plano de Gestão da Escola
Formação Continuada CTPs
2018 VAMOS RECORDAR!!.
Consolidando....
A docência na educação superior
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Acolhimento Pedagógico 2019
RE-PLANEJAMENTO ESCOLAR POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP Implantação e execução da primeira turma do curso técnico a distância em Redes de Computadores do SENAI-SP Adriane Treitero Cônsolo – SENAI-SP Márcia Sarraf Mercadante – SENAI –SP Melissa Rocha Gabarrone – SENAI-SP Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP

Apresentar o Programa SENAI de Educação a Distância – PS-EAD Objetivo Apresentar o Programa SENAI de Educação a Distância – PS-EAD Panorama geral Implantação Execução Curso técnico EAD em Redes de Computadores - SENAI-SP Importância do papel do professor-tutor na oferta do curso

Programa SENAI de Educação a Distância – PS-EAD O PS-EAD Programa SENAI de Educação a Distância – PS-EAD Departamento Nacional do SENAI Cursos técnicos e de qualificação profissional na modalidade EAD (80% on-line e 20% presencial) Formação profissional para a indústria

O PS-EAD 32 Cursos Técnicos 83 cursos de Qualificação Profissional

Desenvolvimento dos cursos do PS-EAD Gerenciamento da produção - Departamento Nacional (DN) Desenvolvimento dos materiais - Departamentos Regionais (DR).

Desenvolvimento dos cursos do PS-EAD DR Desenvolvedor produz o conteúdo (livros didáticos, materiais web e atividades avaliativas) DR Executor implanta os cursos técnicos e/ou de qualificação

Etapas de elaboração e oferta de cursos do PSEAD Departamento Nacional Departamento Regional "Desenvolvedor" Departamento Regional "Executor"

Departamento Nacional Materiais norteadores do DN Objetivo: padronização do formato de produção de cursos Orientações pedagógicas Visuais Técnicas

DR Desenvolvedor Plano de Curso Plano Integrado justificativa, objetivos, requisitos de acesso, perfil profissional de conclusão, organização curricular, critérios de aproveitamento de estudos e competências, critérios de avaliação, instalações e equipamentos, pessoal docente e técnico, certificação e diplomas Plano Integrado plano de ensino: orientações para o tutor e para o aluno

DR Desenvolvedor Material Web Atividades baseadas em Situações de Aprendizagem (Metodologia SENAI de Educação) Prever as atividades práticas presenciais Orientações de avaliação para o tutor Porcentagem de impacto avaliativo em cada Situação de Aprendizagem

DR Executor Analisar o material Gerenciar as matrículas Disponibilizar o tutor Acompanhar o aluno ao longo do curso

Curso Técnico em Redes de Computadores Produzido pelo DR Santa Catariana 1ª turma implantada em fevereiro/2017 Turma será formada em dezembro/2018 Unidade de Santos – SENAI-SP 35 alunos Momento a distância – autoaprendizado – apoio do tutor Presencial dividido em duas turmas – aulas práticas

Implantação – CSEAD Análise da documentação do curso Plano Integrado Materiais do curso Conteúdo X Possibilidades do AVA (Moodle) Identidade visual do curso no AVA Montagem no AVA Conteúdo Web Atividades contextualizadas com Situações de Aprendizagem (Metodologia SENAI) Acesso ao Livro Digital Canais de Comunicação Configuração das notas

Disponibilização - Unidade Escolar/Tutor Acesso do tutor ao curso Avaliação geral dos conteúdos Definição de datas de execução das atividades Definição de encontros presenciais Criação da Orientação de Estudos para o aluno

Conteúdo disponibilizado Possibilidade de produção de outros conteúdos Reunião com o CSEAD Complementação ao material

Oferta do Curso Técnico em Redes de Computadores Unidade Escolar - matrícula dos alunos integração do sistema acadêmico com o AVA do SENAI-SP Avaliação diagnóstica do perfil do aluno Material desenvolvido X perfil da turma Nova análise por parte do professor-tutor

Adequação/complementação do conteúdo Turma solicitou atividades extras e vídeos explicativos Presencial como canal interação e feedback

Adequação/complementação do conteúdo Produção de vídeos pelos próprios tutores sem recursos profissionais Professor-tutor com habilidade em tecnologia Vídeos de apresentação do professor-tutor Vídeos procedimentais e vídeos tutoriais Acompanhamento do aluno de forma personalizada

Complementação do conteúdo Desenvolvimento de novos vídeos

Lições aprendidas - CSEAD Contato constante com a unidade escolar Questionário de avaliação dos conteúdos do curso para os alunos Visitas técnicas nas escolas para contato com os alunos, coordenadores e professores-tutores Oficinas de desenvolvimento de vídeos Constante avaliação e atualização tecnológica dos conteúdos (Ex. recursos em flash e para dispositivos móveis)

Desenvolvimento e execução complexa Considerações Finais Desenvolvimento e execução complexa Equipes multidisciplinares de diferentes regiões do país Papel do Departamento Nacional – parâmetros e diretrizes curriculares norteadores Qualidade e uniformidade Implantação e Execução Adequações, atualizações, discussões para a melhoria do curso e da aprendizagem do aluno

Ocorreu dentro do proposto pelas equipes desenvolvedoras do DN Considerações Finais Ocorreu dentro do proposto pelas equipes desenvolvedoras do DN Abertura para inserções de acordo com: Perfil regional Perfil da turma Perfil do aluno

Considerações Finais Análise antes, durante e após a finalização da turma Cada turma é única Curso pronto não é fechado ou engessado Professor-tutor também como autor e não um executor

Adriane Cônsolo adriane.consolo@sp.senai.br Obrigada pela atenção! Adriane Cônsolo adriane.consolo@sp.senai.br