Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP Implantação e execução da primeira turma do curso técnico a distância em Redes de Computadores do SENAI-SP Adriane Treitero Cônsolo – SENAI-SP Márcia Sarraf Mercadante – SENAI –SP Melissa Rocha Gabarrone – SENAI-SP Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Apresentar o Programa SENAI de Educação a Distância – PS-EAD Objetivo Apresentar o Programa SENAI de Educação a Distância – PS-EAD Panorama geral Implantação Execução Curso técnico EAD em Redes de Computadores - SENAI-SP Importância do papel do professor-tutor na oferta do curso
Programa SENAI de Educação a Distância – PS-EAD O PS-EAD Programa SENAI de Educação a Distância – PS-EAD Departamento Nacional do SENAI Cursos técnicos e de qualificação profissional na modalidade EAD (80% on-line e 20% presencial) Formação profissional para a indústria
O PS-EAD 32 Cursos Técnicos 83 cursos de Qualificação Profissional
Desenvolvimento dos cursos do PS-EAD Gerenciamento da produção - Departamento Nacional (DN) Desenvolvimento dos materiais - Departamentos Regionais (DR).
Desenvolvimento dos cursos do PS-EAD DR Desenvolvedor produz o conteúdo (livros didáticos, materiais web e atividades avaliativas) DR Executor implanta os cursos técnicos e/ou de qualificação
Etapas de elaboração e oferta de cursos do PSEAD Departamento Nacional Departamento Regional "Desenvolvedor" Departamento Regional "Executor"
Departamento Nacional Materiais norteadores do DN Objetivo: padronização do formato de produção de cursos Orientações pedagógicas Visuais Técnicas
DR Desenvolvedor Plano de Curso Plano Integrado justificativa, objetivos, requisitos de acesso, perfil profissional de conclusão, organização curricular, critérios de aproveitamento de estudos e competências, critérios de avaliação, instalações e equipamentos, pessoal docente e técnico, certificação e diplomas Plano Integrado plano de ensino: orientações para o tutor e para o aluno
DR Desenvolvedor Material Web Atividades baseadas em Situações de Aprendizagem (Metodologia SENAI de Educação) Prever as atividades práticas presenciais Orientações de avaliação para o tutor Porcentagem de impacto avaliativo em cada Situação de Aprendizagem
DR Executor Analisar o material Gerenciar as matrículas Disponibilizar o tutor Acompanhar o aluno ao longo do curso
Curso Técnico em Redes de Computadores Produzido pelo DR Santa Catariana 1ª turma implantada em fevereiro/2017 Turma será formada em dezembro/2018 Unidade de Santos – SENAI-SP 35 alunos Momento a distância – autoaprendizado – apoio do tutor Presencial dividido em duas turmas – aulas práticas
Implantação – CSEAD Análise da documentação do curso Plano Integrado Materiais do curso Conteúdo X Possibilidades do AVA (Moodle) Identidade visual do curso no AVA Montagem no AVA Conteúdo Web Atividades contextualizadas com Situações de Aprendizagem (Metodologia SENAI) Acesso ao Livro Digital Canais de Comunicação Configuração das notas
Disponibilização - Unidade Escolar/Tutor Acesso do tutor ao curso Avaliação geral dos conteúdos Definição de datas de execução das atividades Definição de encontros presenciais Criação da Orientação de Estudos para o aluno
Conteúdo disponibilizado Possibilidade de produção de outros conteúdos Reunião com o CSEAD Complementação ao material
Oferta do Curso Técnico em Redes de Computadores Unidade Escolar - matrícula dos alunos integração do sistema acadêmico com o AVA do SENAI-SP Avaliação diagnóstica do perfil do aluno Material desenvolvido X perfil da turma Nova análise por parte do professor-tutor
Adequação/complementação do conteúdo Turma solicitou atividades extras e vídeos explicativos Presencial como canal interação e feedback
Adequação/complementação do conteúdo Produção de vídeos pelos próprios tutores sem recursos profissionais Professor-tutor com habilidade em tecnologia Vídeos de apresentação do professor-tutor Vídeos procedimentais e vídeos tutoriais Acompanhamento do aluno de forma personalizada
Complementação do conteúdo Desenvolvimento de novos vídeos
Lições aprendidas - CSEAD Contato constante com a unidade escolar Questionário de avaliação dos conteúdos do curso para os alunos Visitas técnicas nas escolas para contato com os alunos, coordenadores e professores-tutores Oficinas de desenvolvimento de vídeos Constante avaliação e atualização tecnológica dos conteúdos (Ex. recursos em flash e para dispositivos móveis)
Desenvolvimento e execução complexa Considerações Finais Desenvolvimento e execução complexa Equipes multidisciplinares de diferentes regiões do país Papel do Departamento Nacional – parâmetros e diretrizes curriculares norteadores Qualidade e uniformidade Implantação e Execução Adequações, atualizações, discussões para a melhoria do curso e da aprendizagem do aluno
Ocorreu dentro do proposto pelas equipes desenvolvedoras do DN Considerações Finais Ocorreu dentro do proposto pelas equipes desenvolvedoras do DN Abertura para inserções de acordo com: Perfil regional Perfil da turma Perfil do aluno
Considerações Finais Análise antes, durante e após a finalização da turma Cada turma é única Curso pronto não é fechado ou engessado Professor-tutor também como autor e não um executor
Adriane Cônsolo adriane.consolo@sp.senai.br Obrigada pela atenção! Adriane Cônsolo adriane.consolo@sp.senai.br