As Vendas e as Prestações de Serviços

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marketing Relacional multicanal
Advertisements

Facilitar o e-Commerce Programas de Marketing
O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.
MARKETING DE SEGMENTOS
GEDM, ESTAL, 17/12/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 9, 17/12/2004 > Introdução ao Marketing [1/2]:
Gerenciando o marketing
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Marketing Mix – A distribuição
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Marketing no Século XXI
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Trabalho de grupo Análise do produto VivaFit
LOGÍSTICA Grupo 97..
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
REPENSANDO A LOGÍSTICA
Subgrupo G2 Rommel Agostini Cavalher Raphael Leon Peres Brocchi
Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS.
Estratégias do agronegócio
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica EmpresaCliente Produto Preço Distribuição Promoção.
Profª: Adriana Vettorazzo
A função comercial e o marketing
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
E-Business a Nova Economia
O CONSUMIDOR MODERNO ELE ESTÁ NO COMANDO!!! SABE DISSO!!! USA ISSO!!!
Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica EmpresaCliente Produto Preço Distribuição Promoção.
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
TRANSFORMAÇÕES DA LOGÍSTICA
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
Unidade 5 - logística empresarial
AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO
Administração de Marketing I
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Victor Bicalho Mendes Machado
Profª. Selma Maria da Silva
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
Definição de marketing para o século XXI
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Introdução ao Marketing
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Administração de Marketing
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
A ESTRUTURA DO PLANO DE MARKETING
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Administração de Marketing
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Identificação de Segmentos de Mercado e Seleção de Mercados-Alvo
Foco Atual da Logística Empresarial
BRIEFING.
Consultoria Empresarial
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Repensando a Logística
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Empreendedorismo ________________________________________
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Canais de Distribuição
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Publicidade e Promoção
Licenciatura em Comunicação Empresarial Ano lectivo 2008/2009 1º ano E-business Vigilância na internet E-business Vigilância na internet Comunicação e.
Marketing de Serviços Conceitos Básicos de Marketing Natália Xavier Bueno.
Introdução à Administração
Comportamento do Consumidor
Transcrição da apresentação:

As Vendas e as Prestações de Serviços

Marketing Marketing é a parte do processo de produção e de troca que está relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É popularmente definida como a distribuição e venda de mercadorias. Marketing inclui as actividades de todos aqueles que se dedicam à transferência de mercadorias desde o produtor até ao consumidor.

Conhecer o consumidor É o ponto de partida. É uma necessidade absoluta para preparar uma acção de marketing. Adaptar-se ao consumidor É não ir contra os seus hábitos, satisfazer necessidades e desejos, preferências. É falar uma linguagem adequada ao consumidor. Influenciar o consumidor É tentar modificar as atitudes e os comportamentos num sentido favorável à organização.

Evolução do Marketing O marketing sempre existiu (a partir da altura em que os homens sentiram necessidade de vender o que produziam), …embora com as mais variadas abordagens.

1ª Fase: Estágio Artesanal (início séc. XX): Primado produto; Orientação para produção; Venda à medida / encomenda; Princípios Tayloristas organização trabalho; “Marketing” incipiente “one-to-one”.

2ª Fase: Estágio Industrial (após 1ª GM ): Produção em cadeia; Corrida aos produtos - Aumento Procura; Principal função empresa - Vendas; Vender preços baixos - Economias de escala; Aumento concorrência - Pressão Vendas; Marketing - Preocupação saber Vender Primeiras inovações Produto: Kodak, hambúrguer, Gillette lâmina descartável, máquina lavar eléctrica, frigorífico doméstico, detergente, Coca-Cola…

3ª Fase: Primado Consumidor (anos 40-50): Orientação para cliente - óptica de mercado; Marketing função vital empresas - Portugal após anos 60 por influência multinacionais; Realização 1ºs estudos mercado - como colocar produtos mercado e chegar ao consumidor; Grande distribuição (1º hipermercado Continente); Inovações (Procter&Gamble, nylon, esferográfica, VW carocha, rim artificial, 1º computador electrónico, Fax, fotocopiadora Xerox, Lego).

4ª Fase: Criação de Valor (anos 70-80 ): Primado cliente - Marketing Integrado (gestão empresa orientada de fora para dentro) Estruturas organizacionais menos hierarquizadas; Marketing diferenciado, segmentado, posicionamento e criação de valor; Preocupação satisfação cliente, qualidade serviço; Grande desenvolvimento marketing directo.

5ª Fase: Primado Digital (anos 90): Marketing relacional (fidelização cliente); Era das Tecnologias de informação; Web marketing B-to-C; Interactividade (feedback online); E-commerce, e-business; Empresas em rede (clientes e fornecedores integrados).

Macro tendências: Globalização dos mercados; Mercados sem barreiras geográficas, tempo, língua onde tudo está “virtualmente” acessível a um custo zero; Redução custos de transacção (logísticos); Marketing personalizado / Customizado. Fidelização do Cliente

Conceito de Marketing

Evolução do Conceito de Marketing

Objectivos da Função Comercial Prospecção mais eficiente; Melhoria na geração de clientes potenciais; Acesso melhorado aos pontos de decisão dos clientes; Eliminação rápida de clientes fantasmas através de qualificação eficaz; Redução do ciclo de venda; Descontos menores; Aumento do valor médio das vendas – mais vendas por contacto; Melhoria no processo de gestão de propostas;

Aumento da taxa de conversão – mais fechos por contacto; Melhor relacionamento com prospectos e clientes; Redução do custo por venda; Melhoria na venda em equipa; Previsões de vendas com maior confiança; Acrescida actividade por vendedor – aumento do número médio de contactos;

Negociações mais eficazes; Melhoria na imagem e na notoriedade da empresa; Os novos vendedores começam a produzir mais cedo; Redução da rotação de vendedores; Melhoria na comunicação; Aumento da moral e da motivação.

Trabalho realizado por: Sara Gonçalves n.º16 12ºS.