O AFETO NA PEDAGOGIA Setembro 2008 Sandra da Silva Clique no mouse para continuar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Setembro 2008 Sandra da Silva
Advertisements

Documento de Aparecida
“Tratar a todos os homens como se quereria que eles os tratassem.” (Joanna de Angêlis/Divaldo P. Franco) É a mais completa expressão da.
Lição da Escola Sabatina 03 de Julho a 09 de Julho.
Matrimônio e Amor Por isso deixará o homem pai e mãe, e ajuntar-se-á com sua mulher, e serão dois numa só carne. S.Mateus, Cap. XIX, v.5.
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2014 MÓDULO VI - REENCARNAÇÃO Roteiro 1: Fundamentos.
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
1. 2 A perfeição moral - O bem e o mal Eliane Klatter Agosto 2016.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
CARÁTER Felipe Lima - 02.Ago.
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
PREPARAR A CATEQUESE.
Carlos Eduardo Rodrigues
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Os Direitos das Crianças
EMRC Educação Moral e Religiosa Católica.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
O MINISTRO DA FORMAÇÃO: O MESTRE
Universidade Federal do Espírito Santo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) 
MARISTELA KELLERMANN PEDAGOGIA DE PROJETOS MARISTELA KELLERMANN
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
A escola como formadora do sujeito
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1
FLORESÇA ONDE DEUS TE PLANTOU... (1ª parte) Facilitador: Alonso Filho Reflexões à luz do Evangelho de Jesus segundo o Espiritismo.
Socialização e herança cultural
A Pessoa, um ser para a Comunhão
FELIZ DIA DAS MÃES! Na prática, todos nós sabemos o quanto o papel da mãe é essencial na família e para o desenvolvimento dos filhos. Pesquisas recentes.
Roteiro Finalidade Processo de aprendizado Potenciais e Habilidades
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Plano da Disciplina: Filosofia.
QUARESMA.
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
“A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros “A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros. O lar cristão.
Mulheres na Bíblia: Ana e eu Realização e Alegria
A EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Orientações ao professor
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Profª. Luciana Eliza dos Santos
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Incentive os jovens a frequentar nossas escolas.
A MISERICÓDIA DIVINA e O SUICÍDIO Sandra Teixeira,28/10/15.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Augusto Rogger Moreira Mario A. S. dos Santos SAUDAÇÃO
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O ser humano apreende a realidade com sua capacidade cognitiva e com sua mente emocional. Outra forma de percepção do mundo se dá com os vínculos emocionais.
A Casa Espírita.
Transcrição da apresentação:

O AFETO NA PEDAGOGIA Setembro 2008 Sandra da Silva Clique no mouse para continuar

O AFETO NA PEDAGOGIA Palestra Interativa Visualização: LUZ ROSA (apoio musical) Pontos para a reflexão sobre a Pedagogia do Afeto –O que é Pedagogia? –Como se dá o aprendizado? –Aprendizado Compartimentalizado –O Aprendizado Holístico –Seguindo com a Evolução (a pedagogia com Afeto) –A importância da Gentileza (o Profeta Gentileza - exercício da caridade) –O exemplo da Fraternidade (Fraternura) –Amar é também disciplinar! (apelo aos pais, professores, co- educadores) –Pergunta de encerramento L.E. 685a Momento de interiorização

Introdução L.E.208 „Os espíritos podem exercer alguma influência sobre os filhos, após o nascimento destes?“ Muito grande. Conforme já dissemos.

Pedagogia Princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático. (Novo Dicionário Aurélio) Johann Heinrich Pestalozzi( ) Antecipando as concepções da Escola Nova(séc.19 e 20), afirmava que a função principal do ensino é levar aos aprendizes a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. Princípio: Extrair e não pôr !!!!!

O aprender T ornar-se apto ou capaz de alguma coisa, em consequência de estudo, observação, experiência,advertência.(N.D.Aurélio) Aprendizado compartimentalizado

Aprendizado com a emoção O cruzamento de informações lógicas com estímulos interioriza o aprendizado, através da emoção. estímulo emoção informação lógica

Educando com a emoção: 1.A memória do passado não é estática! É possível se reconstruir o passado. „O presente relê o passado“ 2. O registro na memória é involuntário,… 3.A memória se abre por janelas e é o estado emocional que determina o grau de abertura dessas janelas. emoção tensa

Emoção serena / tranquila

Mente -corpo Esquema ressalta uma pessoa recebendo influências sobre os estímulos do ambiente.

Construção dos pensamentos É multifocal O gerenciamento da construção dos pensamentos leva ao equilíbrio. „Só o conhecimento sobre si mesmo e o amor pela espécie humana libertam o Homo sapiens das suas loucuras“ A. Cury eu autofluxo âncora de memória autochegada de memória

Cap. XIXEvangelho segundo o Espiritismo „A fé transporta montanhas, …“

A importância da gentileza „O princípio norteador de tudo é a gentileza, como modo de ser.“ José de Trino ( ) O maluco“do viaduto do Cajú _ „Maluco para te amar, louco para te salvar Seja maluco como eu, mas seja maluco beleza, da Natureza, das coisas divinas.“

Fraternura Francisco de Assis :ex. da fraternidade Viveu para nos ensinar a aplicar o coração, a emoção na prática do aprendizado. Se despede desta dizendo:„Io mi parto de voi con la persona, ma vi lascio il mio cuore.“ Leonardo Boff se refere ao Fraternura: „ O coração de Francisco significa um estilo de vida, a expressão genial do cuidado, uma prática de confraternização e um renovado encantamento pelo mundo. Recriar esse coração nas pessoas e resgatar a cor-dialidade nas relações poderá suscitar no mundo atual o mesmo fascínio pela sinfonia do universo e o mesmo cuidado com a irmã e mãe Terra,,, como fez Francisco“

Amar é também disciplinar! O que tem se observado é que na tentativa de se praticar uma educação democrática, os educadores, sejam pais ou professores estão se atrapalhando. Inversão da postura até o séc. passado, autoritária: Pais/professores obedientesX Filhos/ alunos autoritários „O processo deve ser dirigido pelos pais que tem mais experiência do que o filho, em que os pais tem mais responsabilidade, e o filho precisa a aprender a ter, em que os pais sabem o que o filho precisa, e o filho acha que precisa do que lhe dá prazer.“ Respeitando-se os estágios de desenvolvimento do indivíduo e se dando atenção à sua evolução, às suas aptidões e necessidades, de acordo com as diferentes idades, segundo Pestalozzi a criança aflora. E esta é uma das partes mais importantes da missão de educador!

Pergunta final L.E.685a„No entanto, que fará o velho que precisa trabalhar para viver, mas está incapacitado de trabalho? „O forte deve trabalhar para o fraco. Na falta da família, a sociedade deve tomar o seu lugar: é a lei da caridade. … … Há um elemento a que não se tem dado o devido valor e sem o qual a ciência econômica não passa de simples teoria: a educação. … A educação moral … que consiste na arte de formar os caracteres, aquele que cria hábitos... Quando esta arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem terá no mundo hábitos de ordem e de previdência.“ …

Bibliografia: "A Psicologia do Afeto", Olganir Merçon Tezolin, DP&A " Saber Cuidar- Ética do humano- Compaixão pela Terra", Leonardo Boff, Ed. Vozes "O Mestre Inesquecível", Augusto Cury, Sextante "Educação& Vivências", J. Raul Teixeira "Saúde Espiritual", Alírio de Cerqueira Filho, ebm editora "O Evangelho Segundo o Espiritismo" FEB "O Livro dos Espíritos" Sala Educar- Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo Consulta em várias páginas da Internet Palestra proferida por Sandra da Silva no CEEAK- Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec- Winterthur-Suiça- em 09.setembro.2008.