Prof(a): Patrícia Braz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
Comportamento Organizacional
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Gestão do Capital Humano no Banco do Brasil
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof. Daniel Lima Vialôgo
A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
Professora Andréia Oliveira Vicente
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Formação Profissional IV
VISÃO E VALORES DA COLFAX
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
GESTAO DE PESSOAS 2011/1.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Gestão Estratégica de Pessoas
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CENÁRIOS FUTUROS 1.
Gestão Com Pessoas.
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Liderança e Comportamento Organizacional
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Prof(a): Patrícia Braz
ADMINISTRAÇÃO 2º Semestre 2009
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
Variáveis Básicas do D.O.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Comportamento Organizacional
Sejam bem vindos.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

Prof(a): Patrícia Braz

Comportamento Organizacional As Organizações não funcionam ao acaso, os executivos que a dirigem precisam saber lidar com o fator humano. O CO refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações e, vice versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos. Existem aspectos visíveis e invisíveis do CO.

Aspectos vísiveis e invisíveis do CO Estratégias Objetivos Políticas e procedimentos Estrutura Organizacional Autoridade Formal Tecnologia Aspectos Visíveis e superficiais Percepções Atitudes Normas grupais Interações informais Conflitos Interpessoais e Intergrupais Aspectos Invisíveis e profundos

Os três níveis do CO Macroorganizacional Mesoorganizacional Trata-se do sistema organizacional como uma totalidade.EX: como se comunicar, liderar, proporcionar decisões, estresse e conflito, negociação, tipos de poder...etc. Mesoorganizacional Funciona como a ligação entre as outras 2 perspectivas do CO. Focaliza o comportamento dos individuos que trabalham em grupos ou equipes. Microorganizacional Trata-se do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho na Organização, apresentando uma orientação fortemente psicológica.

O Universo das Organizações Modelo Convencional de CO   A Dinâmica Organizacional O Grupo nas Organizações As Pessoas nas Organizações

Variáveis Independentes do CO São os três níveis de análise ( o Sistema Organizacional, os grupos de pessoas e os indivíduos). Elas condicionam fortemente o CO configurando as variáveis dependentes.

Variáveis Dependentes do CO Constituem os fatores fundamentais que se pretende avaliar ou medir. Desempenho individual, grupal e organizacional. Engajamento favorece a redução do absenteísmo(quantas pessoas estão ausentes do trabalho por motivos diversos). Fidelidade favorece a redução da rotatividade ou turnover (fluxo constante de demissões e desligamentos e as entradas de pessoas na organização. Satisfação no trabalho ajuda a atrair e reter talentos, manter um clima organizacional sadio, motivas pessoas e conquistar seu comprometimento. Cidadania Organizacional expressa um comportamento individual que vai além dos cotidianos deveres e exigências requeridos pela organização, permitindo melhorar a eficácia organizacional.

Variáveis Intermediárias do CO Produtividade: uma Organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando seus insumos ou entradas em resultados cada vez maiores e com o menor custo possível. (eficácia # eficiência) Adaptabilidade e flexibilidade: são decorrentes das variáveis dependentes do CO. Qualidade: é mais do que um resultado final, é um estado de espírito. Inovação Satisfação do Cliente

Variáveis Resultantes ou Finais do CO Alcance de objetivos organizacionais. Valor econômico agregado(tangível = lucro/ intangível=capital intelectual). Renovação organizacional(novas práticas, processos, motivação das pessoas, mudanças planejadas e orientadas). Crescimento(tamanho ou maior participação no mercado)

As variáveis importantes no CO Variáveis Independentes: Nível Organizacional Nível grupal Nível individual Variáveis Dependentes: Desempenho, engajamento, fidelidade, satisfação no trabalho e cidadania organizacional Variáveis Intermediárias: Produtividade, adaptabilidade, qualidade, inovação e satisfação do cliente Variáveis resultantes: Alcance de objetivos organizacionais, valor econômico agregado, renovação e crescimento organizacional

Os Novos Desafios do CO No mundo globalizado, a única constante é a mudança constante. Na era da informação, as organizações estão aumentando seu valor patrimonial por meio de ativos intangíveis e intelectuais. As organizações e seus dirigentes devem estar preparados para lidar com pessoas de diferentes raças, idades, culturas, preferências de estilos de vida e valores pessoais.

Os Novos Desafios do CO continuação Era da gestão da qualidade total, ou seja, gestão voltada para obter compromisso de todos os seus membros em relação à melhoria contínua e ao atendimento total das necessidades do cliente. As organizações estão tentando antecipar-se as novas expectativas dos clientes, criando novas expectativas para seus produtos e serviços. O gerente ou gestor deve fazer os ajustes comportamentais e atitudinais necessários para assegurar o seu sucesso profissional nos novos tempos. Quanto mais o conhecimento for utilizado, repartido e compartilhado, mais se torna valioso.

Bibliografia Chiavenato, Idalberto Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso da organizações – 2ª edição – Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.