Post-mortem do [nome do projeto]

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Transcrição da apresentação:

Post-mortem do [nome do projeto]

Desempenho em relação aos objetivos Objetivo: informe o objetivo ou objetivos original do projeto Relacione as métricas-chave (itens para a medição do sucesso) Real: resuma o que realmente aconteceu em relação aos objetivos Relacione o progresso em relação às métricas

Desempenho em relação à agenda Plano: resuma a agenda original do projeto Relacione as etapas-chave do projeto Real: resuma o que realmente aconteceu em relação ao plano Relacione as diferenças em termos de datas originais (x semanas de atraso, x meses de antecedência, etc.)

Desempenho em relação à qualidade Objetivo de qualidade: informe o objetivo ou objetivos de qualidade original do projeto Relacione as métricas-chave (itens para a medição do sucesso) Real: resuma o que realmente aconteceu em relação aos objetivos de qualidade Relacione o progresso em relação às métricas

Desempenho em relação ao orçamento Orçamento: informe o objetivo ou objetivos de qualidade original do projeto Relacione os objetivos-chave de custo, limites de despesa Custo/despesas reais: resuma o que realmente aconteceu em relação ao orçamento Relacione o progresso em relação aos objetivos e limites

Post-mortem Por departamento

Planejamento do projeto Como o projeto foi planejado? Quem era responsável pelos planos originais? Como funcionou? Grupo correto de pessoas? O projeto foi bem definido desde o início? Havia um plano real por escrito? Como o plano do projeto foi comunicado? Como funcionou?

Planejamento do projeto O plano era o correto? O plano era bom? O que era bom? O que estava faltando? O plano era realista? Como o plano se desenvolveu com o passar do tempo? A alteração foi boa ou ruim? Como as alterações afetaram o projeto? Áreas-chave para melhorias: Faça recomendações bem específicas.

Pesquisa e desenvolvimento Como pesquisa e desenvolvimento foram gerenciados? Como o projeto foi gerenciado através de pesquisa e desenvolvimento? Quantas equipes, número de pessoas, estrutura hierárquica, etc. Como funcionou? Melhorias? Como as equipes de pesquisa e desenvolvimento se comunicaram Quais métodos, prazo, etc. Como funcionou?

Pesquisa e desenvolvimento Quão efetivos e eficazes foram a pesquisa e o desenvolvimento? Identificando e solucionando problemas técnicos Os problemas foram identificados suficientemente cedo? Os problemas foram bem resolvidos? O que funcionou? Não funcionou? Poderia ser melhor? Estimativas e execução As estimativas estavam de acordo com a realidade? O que ajudou as pessoas a estimarem corretamente?  O que fez as pessoas estimarem incorretamente?

Gerenciamento do projeto Como o projeto foi gerenciado? Reuniões: quem/quando/com que freqüência Como funcionou? Comunicação: quem/quando/com que freqüência Alterações: como foram controladas, comunicadas Outros métodos: e-mail, agendas, bancos de dados, relatórios, etc.

Fabricação A equipe estava bem preparada para receber o produto? Lista de materiais e documentação completas e corretas? Materiais pedidos e prontos? O produto atingiu os objetivos de fabricação? Houve atrasos ou problemas inesperados?

Controle de qualidade e suporte Como foi medida a qualidade do produto? Foi efetivo? Eficaz? Como o produto final se compara com os objetivos de qualidade? Como os problemas de qualidade foram resolvidos? As equipes de suporte foram preparadas corretamente? A qualidade do produto está consistente com os recursos de suporte?

Marketing O posicionamento coincide com o produto final? O posicionamento foi bem sucedido? Apropriado? Eficaz? O lançamento do produto foi eficaz? Os programas de marketing foram implementados com eficácia? O produto e o lançamento cumpriram os objetivos de marketing?

Vendas O canal e a força de vendas foram informados corretamente sobre o produto? O produto e a mensagem atenderam à necessidade do cliente? O prazo foi apropriado? Custo? Como as vendas iniciais se comparam com os objetivos? Como o produto foi recebido?

Lições-chave

O que deu certo Resuma em uma rápida lista com marcadores os aspectos específicos que deram certo Use exemplos específicos: “reuniões de status diárias de 15 minutos deram certo” em vez de “a equipe se comunicou bem” Distribua ou relacione a localização na rede de formulários, procedimentos, relatórios, etc. que foram particularmente úteis.

O que deu errado Resuma em uma rápida lista com marcadores os aspectos específicos que causaram problemas Tente isolar atitudes específicas, procedimentos, métodos, questões de prazo, etc. que causaram problemas Como a equipe respondeu aos problemas?

Recomendações Por departamento ou nível de gerenciamento, recomendações críticas de registro para futuros produtos deste tipo Distribua documentos ou localização na rede do resumo mais detalhado desta apresentação

Perguntas e comentários