Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Plano de Trabalho Docente
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Recuperação Intensiva
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Liliani Lecco Dettogni
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Parâmetros Curriculares Nacionais
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
MATEMÁTICA Análise das Questões.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Conceitos e Procedimentos
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Docente: Dr. Arthur Vianna
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Subsídio para acompanhamento do Currículo na Unidade Escolar Luciana Funada Maria Dolores

Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico? São três razões: 1- A matemática apresenta um universo próprio muito rico de ideais e objetivos específicos; 2- A matemática se torna enfraquecida quando se junta a outra área de conhecimento; 3- Facilitar a incorporação crítica dos inúmeros recursos tecnológicos atualmente existentes para a representação de dados e o tratamento de informações;

O Ensino da Matemática ANTES HOJE Há cinqüenta anos, saber matemática era praticamente sinônimo de fazer contas. As exigências de cálculo na vida do dia a dia são menores do que no passado: as máquinas não só efetuam operações como calculam os trocos e as porcentagens, e em muitos casos registram os próprios valores numéricos. Porém o mundo em que vivemos está cada vez mais matematizado, logo desenvolver competências matemáticas envolve pensar matematicamente, usar ideias matemáticas para darmos sentido eficiente no mundo.

MATEMÁTICA construção do conhecimento que trata das relações qualitativas e quantitativas do espaço e do tempo. atividade humana que trata dos padrões, da resolução de problemas, do raciocínio lógico, etc. na tentativa de compreender o mundo e fazer uso deste conhecimento. a grande maioria das profissões e trabalhos técnicos exige conhecimentos de Matemática (Ex.: engenharias, medicina, economia, arquitetura, química, sociologia, arte, música). - caso da Robótica: “ramo da tecnologia que envolve mecânica, elétrica, eletrônica e computação e que trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controlados por circuitos integrados (micro-processadores), tornando sistemas mecânicos, motorizados, controlados manual ou automaticamente por circuitos elétricos ou mesmo computadores.

Dimensões do ensino de matemática. Procedimental (como fazer. ) Dimensões do ensino de matemática * Procedimental (como fazer?) * Conceitual (por que se faz assim?) * Atitudinal (para que serve isso? Qual o valor disso?)

TEMAS. Números, operações e funções. Espaço e Forma TEMAS * Números, operações e funções * Espaço e Forma * Grandezas e Medidas * Tratamento da Informação

Competências Gerais Números, Operações e Funções Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional, isto é, o pensamento em termos de relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas. Aplicar expressões analíticas para modelar e resolver problemas. Espaço e Forma Compreender as propriedades dos objetos e a sua posição relativa e desenvolver o raciocínio espacial por meio de construções e de formas. Grandezas e Medidas Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou sistemas convencionais, para o cálculo de perímetros, áreas, volumes e relações entre as diferentes unidades de medida. Tratamento da Informação Ler, construir e interpretar informações de variáveis expressas em gráficos e tabelas. Fazer uso das ferramentas estatísticas para descrever e analisar dados, realizar inferências e fazer predições. Compreender o caráter aleatório e não determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar os conceitos e algoritmos adequados para medidas e cálculos de probabilidade.

O que é Habilidade. Na área da educação, habilidade é o saber fazer O que é Habilidade? Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar. A capacidade da pessoa em mobilizar suas habilidades (saber fazer), seus conhecimentos (saber) e suas atitudes (saber ser) para solucionar determinada situação-problema é chamada por alguns educadores como competência. Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se diante disso é outra (ver Le Bortef e Perrenoud[1]). O que é Competência?  Competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação. Portanto, para constatá-la, há que considerar também os conhecimentos e valores que estão na pessoa e nem sempre podem ser observados.

Articulação do Currículo, Caderno do Aluno, Caderno do Professor, livros Didáticos e materiais diversificados... Levando em consideração que o Currículo tem como um dos objetivos, a unificação do ensino básico em toda rede, ele deve ser trabalhado de modo a garantir os conteúdos e habilidades. O caderno do Professor e do Aluno é um suporte pedagógico, onde é proposto atividades diversificadas, garantindo o conteúdo com suas respectivas habilidades.

ESTRUTURA DO CURRÍCULO Princípios da organização curricular: ESTRUTURA DO CURRÍCULO Princípios da organização curricular: * Currículo é cultura. * Currículo referido a competências. * Currículo que tem como prioridade a competência leitora e escritora. * Currículo que articula as competências para aprender. * Currículo contextualizado no mundo do trabalho.

“Cadernos do Professor” “Cadernos do Professor” * Propõe atividades docentes para todas as aulas, em todas as séries e disciplinas. * Organização por semestre com: * Indicação clara das competências e habilidades a ser desenvolvidas pelos alunos, em cada tema ou tópico dos conteúdos. * Sugestão de aulas. * Sugestões de material complementar. * Propostas de avaliação. * Projetos de recuperação paralela.

CADERNO DO ALUNO Orientação de estudos. Proposta de atividades: CADERNO DO ALUNO Orientação de estudos * Proposta de atividades: * exercícios em sala de aula. * roteiro para o trabalho individual e em grupo. * roteiro de experimento/estudo de campo * lição de casa * textos e imagens de apoio * Referências: remissão a outros materiais remissão aos livros didáticos adotados na rede.

Ação que representa a Situação de Aprendizagem. Quando determinamos uma palavra de ação para representar a Situação de Aprendizagem proposta, estamos concretizando a habilidade mais explícita.

Exemplo: 6º Ano do Ensino Fundamental. Caderno do 4º Bimestre. Situação de Aprendizagem Tema Foco???? 1 Organização Tabelando a informação Organizar e apresentar dados estatísticos por meio de tabelas. 2 Leitura A linguagem dos gráficos Leitura de informações 3 Construção Construção de gráficos Investigar aspectos relacionados a construção de gráficos 4 Aplicação Medidas de tendência central Desenvolver a habilidade de calcular essas medidas e compreeder alcances e limites de cada uma delas em situações reais

Situação de Aprendizagem 1ª Série do ensino Médio Caderno do 4º Bimestre Situação de Aprendizagem Tema Foco????? 1 Noção Rampas, cordas,parsecs Razões para estudar triângulo retângulo Capacidade de expressar e compreender os fenômenos naturais por meio da trigonometria 2 Ampliação Dos triângulos à circunferência – vamos dar uma volta? Ampliar o uso da linguagem trigonométrica 3 Relação Polígonos e circunferências- regularidades na inscrição e na circunscrição Compreender algumas relações essenciais entre a geometria e a trigonometria 4 Generalização A hora e a vez dos triângulos não retângulos Entrelaçamento entre a geometria e a trigonometria

Avaliação Na elaboração da avaliação, refletir sobre: 1- Avaliar para que (finalidade) 2- Avaliar o que (habilidades) 3- Como Avaliar ( métodos)