A aula essencial Uma análise, uma proposta

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Transcrição da apresentação:

A aula essencial Uma análise, uma proposta Professor Doutor Fernando José de Almeida PUC/SP Março de 2018

SÓ PARA IR PENSANDO!! A AULA é a alma de uma instituição, que “NÃO SERVE PARA NADA”!!!

A Aula como Alma Arqueologia da conversa planejada

A aula: alma suja? Aula é a ALMA CAUSA da desmotivação CAUSA da evasão CAUSA dos desvios ideológicos É do Século XVIII Limpando a imagem de vilã Aula é a ALMA

Todos chamam: “a sala de aula” A aula tem sido vilã PARA A DIREITA PARA A ESQUERDA O que é Arquitetura Cadeiras Metodologia Fileira de Bancos (BANCÁRIA) Não é Todos chamam: “a sala de aula” É um equívoco?

Histórico CAVERNA (para a família) ACADEMIA (para poucos) Em torno da fogueira ACADEMIA (para poucos) Peripatético Eleitos, discípulos GRUPO DE PODER (para o grupo) No palácio Aula, corte Para ouvir: viagens, música, política, cultura DEMOCRÁTICA (para todos) Organização de disciplinas e sequências didáticas Ao fim um diploma: reconhecimento social Histórico

Origem do Conceito Vem do Século XVIII ...se se mantém... ...expandiu-se muito... PORTANTO...

Aula Momento do AUTOR Momento do OUTRO Latim: auctor / alter

Aula Essencial: 4 momentos CONTEXTUALIZAÇÃO: Mobiliza / problematiza EXPLICAÇÃO: Analisa / justifica INVESTIGAÇÃO: Encaminha / organiza mostra respostas CONCLUSÃO: sintetiza / utopiza

Zonas de Sensibilização consequência da aula toda aula tem em si uma hiperaula EQUÍVOCOS (bem intencionados) AULA GÔNDOLA Quanto mais, melhor Oferta indiscriminada Conteúdos para consumo

Professor / Aluno Assimilação e individualização Cognição Concentração, expansão, unificação, vivência Cognição CONHECIMENTO Assimilação e individualização

Aprender COMO aprender Professor / Aluno Falar com quem gosta Falar de modo singelo, simples: Iniciar com os objetivos na lousa Finalizar com o que aprendeu: Metacognição Memória Percurso Cognitivo Auto-avaliação Aprender COMO aprender

+ A Aula Plena Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos) ATIVAÇÃO DAS ZONAS DE SENSIBILIZAÇÃO: AULA EXPANDIDA + AULA ESSENCIAL Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos) Desenvolvem-se questões enriquecedoras, amplificadoras, contextualizadas

A Aula Expandida A tentação é perder-se nos detalhes / nas metodologias / na avaliação... O que eu vou ensinar hoje? – é a primeira pergunta Currículo Plano Caderno do Professor Decisões, opções, aperfeiçoamento, engajamento, oportunidade

AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos) Z S Z S Z S Z S Z S AULA EXPANDIDA: Zonas de Sensibilização Z S Z S O espanto, a curiosidade, o humor, o absurdo As histórias, as soluções As pesquisas, a lógica, as conclusões, as regras, o ainda não O diagnóstico da realidade Os desafios para a classe, a ética, as utopias, a NAÇÃO E AS INTER-NAÇOES Z S Z S AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos) Z S Z S Z S Z S Z S Z S

Zonas de sensibilização a serem desenvolvidas, capturadas Novas curiosidades Apoio de múltiplas mídias Atividades em grupos Utopias Interdisciplinaridade Levantamento com alunos de novos temas Pesquisas orientadas Intervenção social Ética e estética Divulgação de produtos Políticas / solidariedade... Aprofundamento ... Redes sociais de pesquisa

É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto! A Bala de Prata Qual o mais precioso instrumento do nosso TRABALHO? 10 minutos de nossa inteira responsabilidade Não é da sociedade Não é do governo Não é do coletivo Não é do currículo Não é das tecnologias É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto!